subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!

Primeiro táxi aéreo será 100% elétrico

Por Hyundai Portugal
Publicado em 19 Maio 2020  •  3 Minutos
Taxi aéreo Hyundai

A Hyundai e a Uber apresentaram o primeiro táxi aéreo em escala real, dando a conhecer a parceria entre as duas marcas para desenvolver Uber Air Taxis, criando assim a primeira rede de táxis aéreos.

 

A Hyundai é a primeira marca de automóvel a aderir à iniciativa Uber Elevate, trazendo a capacidade de produção de um gigante automóvel, com um histórico recorde de produção de viaturas elétricas. O concept de táxi aéreo que a Hyundai divulgou no Consumer Electronics Show (CES) foi concebido, em parte, através do processo de design aberto da Uber, numa abordagem inspirada na NASA.

 

Mobilidade aérea: parceria que transforma os transportes urbanos

 

Nesta parceria, a Hyundai ficará responsável pela produção e implementação dos táxis aéreos, enquanto que a Uber fornecerá os serviços de transporte aéreo, com as conexões para o transporte terrestre e as interfaces com clientes, através de ride share. Hyundai e Uber estão a colaborar nos conceitos das infraestruturas, de forma a apoiar a descolagem e aterragem desta nova rede de táxis aéreos.

 

A parceria foi levada a cabo pelo Departamento de Mobilidade Aérea Urbana da Hyundai, que tem como objetivo transformar o significado dos transportes urbanos relativamente à mobilidade aérea.

 

A Hyundai colaborou com a Uber para desenvolver o modelo PAV (Veículo Aéreo Individualizado) S-A1, que utiliza processos de design inovadores para otimizar a descolagem e aterragem vertical elétrica (eVTOL) e assim criar esta rede de táxis aéreos.

 

Projeto do taxi aéreo Hyundai

 

Design do táxi aéreo inspirado no modelo S-A1 da Hyundai

 

A iniciativa Elevate baseia o seu processo na abordagem histórica da NASA de apresentar, publicamente, os seus concepts de design. Esta abordagem permite inspirar a inovação entre múltiplas empresas, fomentar o desenvolvimento de modelos de investigação comuns, chegando a novos conceitos de aerodinâmica, e catalisar o progresso da indústria.

 

Como resultado, o modelo S-A1 da Hyundai reflete os designs anteriores eVTOL, com as seguintes caraterísticas:

 

  • Consegue atingir uma velocidade cruzeiro de 290km/h e altitude cruzeiro de cerca de 1.000 a 2.000 pés, acima do nível do mar, com uma autonomia até 100 km.
  • É 100% elétrico, utilizado propulsão elétrica distribuída e, durante as horas de maior tráfego, levará apenas 5 a 7 minutos a recarregar.
  • Utiliza propulsão elétrica distribuída, alimentando múltiplos rotores e hélices para maior segurança, diminuindo possibilidades de falha. O facto de ter vários rotores também reduz o ruído que advém de rotores maiores com motor de combustão, fator muito importante para as cidades.
  • Foi concebido para descolar verticalmente, transitar para suporte por asas em cruzeiro e, depois, voltar novamente ao voo vertical para aterrar.
    Inicialmente, este táxi aéreo será conduzido, mas posteriormente deverá tornar-se autónomo.
  • A cabine foi concebida para quatro lugares de passageiros, permitindo embarcar e desembarcar facilmente e com mais espaço.

Projeto do taxi aéreo Hyundai

 

A Uber classifica esta parceria como uma mais-valia, acima de tudo, para os seus clientes. Nas palavras de Eric Allison, diretor da Uber Elevate, “a Hyundai tem o potencial para produzir o transporte aéreo Uber Air com valores nunca vistos na atual indústria aeroespacial.”

 

Pioneira nesta nova era de mobilidade, a Hyundai continua a explorar novas formas de transporte urbano, como o concept PAV elétrico e o novo concept Purpose Built Vehicle (PBV).  A visão da Hyundai para criar comunidades de sistemas de circulação futuros, ganha destaque com mais um novo concept, desta vez para infraestruturas, chamado Hub.

 

A intenção é que, quando vários PBVs e PAVs estão atracados e conectados a um Hub, estes criam um novo espaço público onde diversos grupos de pessoas se juntam.

Tecnologia associada

48V Mild Hybrid Alimentado principalmente por um motor de combustão, com suporte elétrico.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
hyundai na cidade

Está a pensar comprar carro elétrico? Alugue primeiro no Hyundai xtraFLEX.

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
travagem regenerativa

Sistema de travagem regenerativa: o que é?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson PHEV

Qual o melhor híbrido do mercado?

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
wallbox

Instalação de wallbox num condomínio: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
programa e-mobility

Hyundai Motor Group lança programa piloto E-Mobility em Singapura

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
ioniq-5-robotaxi

Motional e Hyundai Motor Group revelam o IONIQ 5 Robotaxi

Por Hyundai Portugal
Híbrido ou Elétrico

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
kauai azul a carregar

Apoios para carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Top