Carregamento de um veículo elétrico

Manutenção de um carro elétrico: tudo o que precisa de saber

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 22 Junho 2020  •  5 Minutos
Carregamento de um veículo elétrico

Os veículos elétricos têm sido a grande aposta dos fabricantes nos últimos tempos. Há questões que se levantam cada vez que se fala nesta tecnologia. Uma das questões mais frequentes é: “Como é a manutenção de um carro elétrico? Quanto custa?”

 

A resposta é simples: a manutenção de um automóvel elétrico é mais simples, menos frequente e mais económica.

 

A manutenção torna-se mais simples porque o sistema do motor elétrico tem menos componentes móveis. Esta simplicidade será o elemento central de todos os elementos ligados à manutenção de um carro elétrico.

 

Esta manutenção torna-se menos frequente porque não há tantos componentes com um desgaste regular, como por exemplo: o óleo do motor. E alguns dos componentes sofrem um desgaste inferior nos automóveis elétricos, como irá ser apresentado e explicado.

 

Como referido, o mecanismo elétrico tem menos componentes móveis. Para além de tornar a manutenção mais simples, também a torna mais económica porque há menos componentes a exigir “cuidados”, reparações ou substituições.

 

A diferença monetária não é facilmente quantificável porque depende de vários fatores, que também irão ser apresentados e analisados.

 

Vamos desconstruir este puzzle e perceber como funciona a manutenção de um carro elétrico e alguns cuidados que deve ter.

 

Manutenção de um carro elétrico: guia completo

 

Para compreender mais facilmente como é que esta manutenção se torna mais simples, económica e espaçada, é necessário compreender o mecanismo do carro elétrico e do carro tradicional (combustão).

 

Design de um motor elétrico vs combustão

 

Motor elétrico Hyundai Ioniq Eletric

 

O motor elétrico, ao contrário do motor a combustão, é um motor mais simples. Entenda-se por simples, um motor com um menor número de peças móveis na sua constituição.

 

Aliás, um motor a combustão tem centenas de componentes móveis que exigem uma manutenção. Em contrapartida, um elétrico tem um número bastante inferior.

 

O seguinte quadro permite comparar e identificar alguns dos componentes que existem num motor elétrico e num motor a combustão. Estes são alguns dos componentes mais comuns e de conhecimento geral.

 

Numa lista de oito componentes, apenas dois estão presentes no mecanismo de um motor elétrico. Isto é revelador da simplicidade da construção do motor elétrico.

 

Componentes num motor elétrico vs combustão

 

            Componente           Motor Elétrico           Motor a Combustão
          Filtro do ar                       ☓                             ✓
          Filtro de combustível                       ☓                             ✓
          Velas                       ☓                             ✓
          Filtro do óleo                       ☓                             ✓
          Correias de distribuição                       ☓                             ✓
          Filtro de ar do habitáculo                       ✓                             ✓
          Óleo do motor                       ☓                             ✓
          Pastilhas dos travões                       ✓                             ✓

 

Quando é que é preciso realizar a revisão?

 

Regra geral, um carro a combustão deve fazer uma revisão a cada 15.000 km. Em contrapartida, um veículo elétrico é a cada 50.000 km.

 

Compreender a manutenção de um automóvel é simples porque há um elemento central comum: a simplicidade do motor.

 

Como referido inicialmente, este é o argumento mais forte e que mais facilmente explica as diferenças entre a manutenção associada a cada tipo de motor.

 

Para funcionarem corretamente, os motores de combustão precisam de um filtro de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo de motor, e outros componentes que um elétrico não precisa. Até a caixa de velocidades tem um funcionamento e componentes diferentes.

 

Alguns destes componentes exigem uma manutenção regular (óleo de motor, filtro de combustível, entre outros). Esta manutenção encontra-se diretamente relacionada com o número de quilómetros que percorre, logo quanto mais usa o carro, mais manutenção ele precisa.

 

Como a lista de elementos presentes no motor tradicional é maior do que no elétrico, a frequência com que visita a oficina também o vai ser. Além disso, alguns dos componentes comuns aos dois motores têm um desgaste inferior no motor elétrico, como é o exemplo das pastilhas dos travões.

 

Os veículos elétricos utilizam um sistema de travagem regenerativo que só recorre às pastilhas de travões em travagens bruscas e agressivas. Nas travagens mais suaves, as pastilhas são poupadas e o sistema aproveita a travagem para repor energia elétrica para a bateria do carro.

 

Interior de um veículo elétrico

 

As manutenções, também conhecidas como revisões dos carros, requerem a substituição de várias peças e produtos, tais como: filtros de ar, combustível e óleo, pastilhas de travões, óleo de motor, entre muitos outros.

 

Estas revisões dos componentes mais comuns atingem valores entre 200€ a 250€. Até há casos em que os valores são superiores aos referidos, mas tudo irá depender de alguns fatores (apresentados posteriormente).

 

E nos elétricos, qual é o custo? O custo é bastante inferior, uma vez que grande parte dos componentes não existem. Por exemplo, para o Kauai Electric 39 kWh o custo médio da revisão para os primeiros 5 anos é cerca 65€/ano.

 

Como foi referido, os custos da revisão e manutenção dependem de vários fatores, como por exemplo:

 

  • Marca e modelo;
  • Tipo de motor (gasolina, diesel, elétrico, híbrido);
  • Componentes e o seu desgaste;
  • Tipo de condução;
  • Estradas onde circulam.

 

Cuidados a ter

 

Como é uma tecnologia inovadora e recente, o diagnóstico e reparação do automóvel devem ser realizados por profissionais certificados e com equipamentos especializados.

 

Aquele que será, certamente, o maior custo num carro elétrico é a substituição da bateria. Num carro tradicional a substituição do motor também é uma operação bastante dispendiosa.

 

Apesar da substituição da bateria ser um acontecimento raro, há três boas práticas que para aumentar a vida útil da bateria de um carro elétrico:

 

1. Proteger o carro de temperaturas extremas visto que aumentam a deterioração das baterias;

2. Evitar o descarregamento total da bateria. Isto faz com que a bateria se degrade e perca a sua capacidade;

3. Evitar usar demasiadas vezes os superchargers (postos de carregamento rápidos). Sempre que possível, privilegie a carga lenta.

Tecnologia associada

Elétrico Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Posto de carregamento de carros elétricos

Pagamento dos postos de carregamento elétrico: o que vai mudar?

Por MOBI.E
Hyundai Kauai carro elétrico na estrada

É possível, ou não, poupar com um carro elétrico?

Por Ekonomista
Carregamento de um carro elétrico

O desenvolvimento da rede nacional de carregamento de carros elétricos

Por Galp
Kauai Electric e IONIQ em parceria com o Museu Van Gogh

A arte de mãos dadas com a mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal

O que precisa de saber sobre o carregamento da bateria de um carro elétrico

Por Ekonomista
carro elétrico a abastecer

Carros elétricos: como vão mudar a sua vida pessoal e financeira

Por Ekonomista
Aplicação EDP EV.X para veículos elétricos

EDP EV.X – A aplicação que simula a utilização de um veículo elétrico

Por EDP
Troféu Hyundai KAUAI Electric no GUINNESS WORLD RECORD

Conheça o SUV 100% elétrico que entrou no Guinness

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai Electric a carregar

Descubra o SUV 100% elétrico com mais autonomia

Por Hyundai Portugal

Este modelo Hyundai está no Top 10 melhores carros para comprar

Por Hyundai Portugal

Hyundai lança 1º carro com sistema de carregamento solar

Por Hyundai Portugal

Carros Elétricos: 10 mitos que precisa conhecer

Por Hyundai Portugal
Top