Hyundai Kauai carro elétrico na estrada

É possível, ou não, poupar com um carro elétrico?

Ekonomista
Por Ekonomista 8 Julho 2020  •  7 Minutos
Hyundai Kauai carro elétrico na estrada

Equaciona comprar um automóvel novo e gostava de saber se consegue poupar com um carro elétrico? Descubra se é ou não possível com as nossas contas.

 

Se, no passado, a análise da poupança era feita entre um carro a gasolina ou a diesel, atualmente a conversa mudou e já se questiona a possibilidade de poupar com um carro elétrico.

 

Este é um tema que, devido às condições de mercado e da evolução da tecnologia, ainda não se encontra explorado e totalmente esclarecido. Para terminar com todas as dúvidas, hoje vamos responder a esta questão.

 

Poupar com um carro elétrico: verdade ou mito?

 

Verdade. Esta poupança irá depender de vários fatores, sobretudo dos quilómetros que percorre (anualmente e diariamente), do valor de aquisição do automóvel e dos custos de manutenção.

 

Os quilómetros são relevantes porque caso percorra acima dos 400 km diariamente, a escolha de um automóvel 100% elétrico tem de ser bem equacionada, por questões de autonomia e dos tempos de carregamento.

 

Relativamente aos quilómetros anuais, deve-se verificar se compensa comprar um carro com um custo de aquisição superior para poupar na fonte de energia.

 

O preço de aquisição também é um condicionante porque pode impedi-lo de ser elegível para apoios na compra de um veículo elétrico.

É ainda importante mencionar os benefícios monetários e fiscais associados à compra de veículos amigos do ambiente. Estes apoios são para pessoas singulares e coletivas.

 

Para ficar tudo em pratos limpos, vamos mostrar-lhe como chegamos aos números através de um exemplo prático.

 

Como é que é possível poupar com um automóvel elétrico?

 

Na Hyundai, por exemplo, pode escolher entre dois modelos 100% elétricos: o Kauai e o Ioniq.

 

Hyundai Kauai na estrada

 

Neste exemplo, vamos fazer as contas com o Kauai 100% elétrico e o Kauai diesel com a mesma potência.

 

O Kauai 100% elétrico tem um custo perto dos 39.000€ e o Kauai diesel dos 30.000€.

 

É verdade que na aquisição o veículo elétrico tem um custo superior. No entanto, deve considerar outros componentes, tais como: custos de manutenção, impostos e outros benefícios.

 

Custos de manutenção

 

A manutenção é, definitivamente, um fator relevante. E, neste aspeto, o elétrico sai mais em conta.

 

Geralmente, um carro tradicional a diesel deve fazer a revisão ao fim de percorrer 30.000 km. Nesta altura é frequente, recomendado, e muitas vezes necessário, trocar alguns componentes de desgaste, tais como: óleo, pastilhas de travão e outros.

 

Os carros elétricos podem passar os 15.000 km sem fazer a substituição de peças, fazendo apenas uma manutenção mais básica, porque o seu sistema não contempla grande parte destes componentes de desgaste. Os motores de combustão têm mais peças “móveis” e que precisam de manutenção.

 

Para ilustrar esta situação, listamos alguns componentes que estão em cada um dos motores e que representam um custo de manutenção.

 

Alguns dos componentes que exigem manutenção nos dois tipos de carro

 

 Componente               Carro elétrico              Carro a comubustão 
 Filtro do ar                        ☓                             ✓
 Filtro de combustível                        ☓                             ✓
 Velas                        ☓                             ✓
 Filtro do óleo                        ☓                             ✓
 Correias de distribuição                        ☓                             ✓
 Filtro de ar do habitáculo                        ✓                             ✓
 Óleo do motor                        ☓                             ✓
 Pastilhas dos travões                        ✓                             ✓

 

Resumo:

 

Desta forma, podemos ver que o carro elétrico é mais simples e exige uma menor manutenção. Como tal, o custo de manutenção dos elétricos é inferior à dos carros a combustão.

 

Para além disso, o desgaste nas pastilhas de travão é superior nos carros a combustão. Resumidamente, isto acontece porque as travagens “suaves” de um elétrico realizam-se de uma forma regenerativa.

 

É importante ainda salientar que componentes como óleo de motor, filtros de combustível e outros, requerem uma manutenção regular que, facilmente, atinge valores entre 200€ a 250€, por intervenção de manutenção.

 

Agora, imaginando que é necessário realizar a manutenção / mudar todos os componentes listados na tabela anterior: no carro elétrico tem dois componentes para realizar a manutenção, e no carro tradicional tem oito componentes.

 

Num carro a combustão, a revisão destes componentes será cerca de 500€. Por outro lado, num elétrico, provavelmente gastaria cerca de 250€.

 

Custo carregamento vs. custo combustível

 

Os carros, elétricos ou a combustão, precisam de uma fonte de energia para se mover. Pode ser através da eletricidade ou dos combustíveis fósseis.

 

Em fevereiro de 2020, de acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, os combustíveis em Portugal tinham um preço médio que rondava para:

 

  • Gasóleo: 1,30€ / litro
  • Gasolina 95: 1,43€ / litro
  • Gasolina 98: 1,56€ / litro

 

Relativamente ao preço da eletricidade fora e dentro de casa, é preciso ter em atenção que o montante final a pagar não é fixo.

 

O preço irá depender do seu fornecedor de energia em casa e, para os carregamentos fora de casa, do seu CEME e do operador que escolher. Carregar o automóvel fora de casa tem outros custos para além do da eletricidade, nomeadamente os custos de utilização dos postos e as taxas e impostos.

 

Pode consultar os custos de utilização dos postos de carregamento públicos na MOBI.E. As taxas e impostos a pagar no carregamento fora de casa são: Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica (IEC), no valor de 0,001€/ kW, e ainda o IVA.

 

Vamos considerar que o preço médio por kW de 0,22€. Quanto custa percorrer 100 km num carro a combustão e num elétrico? É isso que vamos ver.

 

Exemplo:

 

Com base nos custos dos combustíveis e da eletricidade, calculamos o custo para percorrer 100 km.

 

Consideramos um consumo de 7 litros para percorrer 100 km nos carros a combustão. Para o elétrico consideramos um consumo de 15 kWh de eletricidade para cada 100 km.

 

Baseado nos valores apresentados, o custo para percorrer 100 km será o seguinte:

 

  • 9,87€ para um carro a diesel
  • 10,85€ para um carro a gasolina 95
  • 11,48€ para um carro a gasolina 98
  • 3,3€ para um carro elétrico

 

Se, durante um ano, percorrer 20.000 km, os seus custos totais serão, aproximadamente, os seguintes:

 

  • 1.987€ para um carro a diesel
  • 2.170€ para um carro a gasolina 95
  • 2.296€ para um carro a gasolina 98
  • 660€ para um carro elétrico

 

Feitas as contas, caso percorra 20.000 km anualmente, se utilizar um carro elétrico irá poupar de forma direta e aproximada:

 

  • 1.027€ quando comparado com um diesel
  • 1.510€ quando comparado com um carro a gasolina 95
  • 1.636€ quando comparado com um carro a gasolina 98

 

Resumo:

 

O custo total em combustíveis é, no mínimo, três vezes superior quando comparado com um automóvel que usa a eletricidade para percorrer a mesma distância.

 

Um estudo no Canadá encontrou resultados semelhantes ao exemplo apresentado.

 

Carregamento de um veículo elétrico

 

Incentivos à compra de veículos elétricos

 

Há vários incentivos fiscais para quem compra veículos elétricos. A ideia é “premiar” quem procura soluções mais ecológicas.

 

Em contrapartida, os veículos movidos a combustíveis fósseis não são alvos destas iniciativas (incentivos). Aliás, há cada vez mais legislações a regular, penalizar e controlar a produção deste tipo de veículos.

 

O Governo Português decidiu promover a aquisição de veículos elétricos novos através da implementação de um benefício monetário.

 

Este é de 3.000€ para pessoas singulares e de 2.250€ ou 3.000€ para pessoas coletivas. Para ter acesso a este benefício os proprietários necessitam apresentar uma candidatura e aguardar pela validação e aceitação da mesma.

 

É importante referir que há um limite previsto para o incentivo para todo o país: 4.000.000€. Atingindo este limite, mesmo que reúna todas as condições para o receber, não o receberá.

 

Na tabela abaixo encontra a informação relativa a 2020, tanto para pessoas singulares, como coletivas.

 

   Pessoas singulares  Pessoas coletivas  
 Veículos ligeiros  3.000€

Limite de 1 incentivo por candidato

 2.000€

Limite de 4 incentivos por candidato

 Veículos Ligeiros de mercadorias  3.000€

Limitado a 1 incentivo por candidato

3.000€

Limitado a 4 incentivos por candidato

 Bicicleta, Motociclos, ciclomotores elétricos e bicicletas de carga 50%, até um máximo de 350€

Limitado a 1 incentivo por candidato

50%, até um máximo 350€

Limitado a 4 incentivos por candidato

 Bicicletas convencionais 10%, até um máximo de 100€

Limitado a 1 incentivo por candidato

10%, até um máximo de 100€

Limitado a 1 incentivo por candidato

 

Uma das condições para usufruir desta iniciativa do governo implica que os beneficiários do incentivo mantenham os veículos por um período mínimo de 24 meses.

 

Para além disso, se o veículo ligeiro que pretende adquirir custa mais de 62.500 €, não será elegível para usufruir desta medida.

 

Informações mais completas e detalhadas sobre o incentivo, tais como condições e documentos exigidos, podem ser consultadas no site do Fundo Ambiental.

 

Para além deste benefício do Governo, existem outras vantagens para quem compra um carro elétrico e que ajudam a compensar o investimento inicial:

 

 

Contas finais

 

Os custos de manutenção são complexos de mensurar e prever. No entanto, para ambos os modelos foram idealizados cenários ideais e contabilizado um período de oito anos.

 

 Kauai 100% elétrico  Kauai Diesel   Diferença 
 Custo de aquisição 39.000€ 26.500€  – 12.500€
 Incentivos  3.000€  Não tem  + 3.000€
 IUC  Isento  140€ * 8 anos = 1.120€  + 1.120€
 Custo combustíveis (20.000 km)  660€ * 8 anos = 5.280€  1.987€ * 8 anos = 15.896‬ €  + 10.616 €
 Custo de manutenção aproximado para componentes “básicos”  250€ * 8 anos = 2.000€  500€ * 8 anos = 4.000€  + 2.000€
Total  + 5.321€

 

É verdade que o Kauai elétrico custa mais 12.500€ do que um Kauai Diesel com a mesma potência. Em contrapartida, o elétrico permite uma poupança nas contas diárias e anuais.

 

Pelo exemplo apresentado e tendo em contas estes dados, ao fim de oito anos a diferença do valor de aquisição do carro elétrico estará paga e ainda se verificará uma poupança de 5.321€ quando comparado com a versão diesel.

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