A wallbox para carregar o seu veículo elétrico é uma das formas mais práticas e rápidas de garantir que o carro está sempre pronto a circular. Mas instalar uma wallbox, no caso de viver num condomínio levanta algumas questões que é importante esclarecer.
Se viver numa casa só sua, ou se o seu lugar de garagem for tipo box, com eletricidade autónoma, que já é paga por si, não terá qualquer problema. Se a eletricidade da garagem é comum ao prédio, é obrigatório obedecer a certas regras para ter uma wallbox instalada num condomínio.
O que devo fazer para instalar uma wallbox no meu condomínio?
De acordo com o Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29, sempre que pretenda instalar um ponto de carregamento num edifício existente, o condómino pode fazê-lo, a seu próprio custo.
É obrigatório informar o condomínio, por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência da data de instalação prevista, caso essa mesma operação passe por zonas comuns do condomínio.
Com tudo esclarecido, pode avançar com a instalação. No caso de optar pela ligação ao quadro de casa, tendo essa possibilidade, saiba que vai perder potência durante os períodos em que o veículo estiver a carregar, já que a instalação é partilhada.
Nos outros casos, ou quando optar por uma instalação autónoma, pode realizar um contrato separado, o que representa outra conta, no final do mês.
Instalação de wallbox no condomínio: casos em que pode ser recusada
É possível que a administração do condomínio recuse o pedido de instalação por uma destas razões:
- Caso o próprio condomínio deseje instalar pontos de carregamento no local, num prazo máximo de 90 dias a partir da resposta ao seu pedido;
- Quando o local já dispõe de pontos de carregamento disponíveis;
- Se a proposta do condómino colocar em risco a segurança do edifício ou caso prejudique a linha arquitetónica do mesmo.
Simuladores de carregamento Blue Academy
Como podemos concluir, viver num condomínio não impede a instalação de uma wallbox, se bem que a preocupação com questões da ecomobilidade já se nota nas construções habitacionais mais recentes, com mais edifícios a ter pontos de carregamento nas garagens, para usufruto dos residentes.
Para ter uma noção mais clara do tempo de carregamento do carro elétrico Hyundai que tem vindo a “namorar”, use o nosso simulador gratuito.