subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos

Por Hyundai Portugal
Publicado em 28 Julho 2022  •  5 Minutos
wallbox

Se está a pensar comprar um carro elétrico ou plug-in ou já possui um destes carros eletrificados, saiba que existem várias opções de carregamento para o seu automóvel. Uma dos que tem ganho mais adeptos é o posto de carregamento doméstico, denominado Wallbox. Como funciona a caixa “mágica” de carregamento dos carros elétricos em casa? Descubra aqui.

 

Os carros elétricos e o carregamento doméstico

 

Sabia que carregar um carro elétrico numa tomada doméstica pode demorar cerca de 40 horas? Por isso, ao longo dos últimos anos, tem existido uma maior tendência por parte do mercado em oferecer inúmeras opções de carregamento para carros elétricos e plug-in.

 

Em Portugal, a rede de carregamento pública tem vindo a ser alargada, cobrindo já grande parte do território nacional, no entanto, a utilização destes postos de carregamento muitas vezes carece de disponibilidade e ainda não chega a muitas localidades.

 

Além disso, essencialmente para viagens de longa duração, pode sempre contar com a rede de postos de carregamento rápido, no entanto estes não devem ser considerados como uma solução a longo prazo. Descubra mais sobre este assunto e tudo o que precisa de saber sobre o carregamento da bateria de um carro elétrico.

 

A solução que se tem revelado mais eficaz é a instalação de uma wallbox. Como funciona e onde pode ser instalada? É o que lhe respondemos em seguida.

 

Wallbox Hyundai

 

Wallbox: como funciona e em que consiste

 

As wallbox há muito que se revelaram como a melhor solução em poupança, eficácia de carregamento e comodidade para quem possui um carro elétrico ou plug-in. É aquela que lhe oferece um melhor compromisso entre o tempo de carregamento e a longevidade da vida útil da bateria do seu automóvel. Esta consiste num carregador de parede ou posto de carregamento doméstico, que é instalado em casa.

 

Como funciona uma wallbox de forma eficaz? Passando energia através de uma corrente alternada, em modo 3 IEC 61851, que lhe permite carregar o seu automóvel. Este posto de carregamento doméstico pode ser conectado em instalações elétricas monofásicas e trifásicas, dependendo do carregador adquirido.

 

Além disso, é um dispositivo que oferece mais segurança às baterias dos carros elétricos, já que evita picos de tensão e equilibra as cargas e descargas de energia durante os carregamentos.

 

 

Vantagens de utilização de uma Wallbox

 

A melhor opção de carregamento para os carros ecológicos é sem dúvida uma wallbox, já que existem dois problemas com o carregamento do seu veículo numa tomada doméstica.

 

Muitas marcas oferecem-lhe um carregador de baixa potência na aquisição do seu carro elétrico, que pode ser ligado a uma tomada doméstica. No entanto, a potência fornecida por estas faz com que um carregamento total chegue a demorar mais de 30 horas. Esse tempo leva a um maior desgaste da bateria do seu carro elétrico, que como consequência diminui a vida útil da mesma.

 

O segundo problema passa por as tomadas domésticas não estarem preparadas para fornecer uma potência de 2,8kW por longos períodos de tempo. Isto pode levar a um sobreaquecimento ou até mesmo a problemas na rede elétrica, tendo como alguns casos mais graves o risco de incêndio. Por isso, criou-se a wallbox, uma solução para estes dois problemas.

 

A secção dos cabos por onde passa a corrente elétrica de um destes postos de carregamento doméstico e os equipamentos de proteção da instalação elétrica vão ao encontro das características do seu carro elétrico.

 

No momento da instalação do seu carregador doméstico, os técnicos verificam ainda a potência disponível e as características do local onde vai ser instalada, garantindo-lhe uma maior segurança na sua rede elétrica. Outra vantagem de uma wallbox, é o facto de estas poderem ser instaladas em espaços exteriores.

 

Graças à instalação de uma wallbox, consegue uma potência de carregamento que pode chegar aos 22kW, ou seja, 9 vezes mais rápido do que via tomada doméstica. Alguns destes carregadores de parede já incluem um sistema de controlo dinâmico de potência, que permite uma gestão automática da velocidade de carregamento, de acordo com a utilização da sua rede elétrica (se tem mais ou menos equipamento ligados nessa hora).

 

carregar carro

 

Requisitos para a instalação de um carregador de parede

 

Para poder instalar um carregador de parede em sua casa, saiba que a potência mínima contratada é de 4,6kW. Isto porque as potências abaixo desse valor não permitem que o equipamento seja utilizado de forma eficiente.

 

Um dos pormenores que deverá levar em consideração, é a possibilidade da instalação de uma rede elétrica dedicada ao carregamento do seu veículo, sem que isto implique a instalação de uma wallbox.

 

Além disso, para instalar um destes carregadores de parede em sua casa, principalmente se viver num condomínio, poderá ser necessário pedir autorização para realizar a instalação. Descubra tudo sobre como deve proceder para instalar uma wallbox num condomínio.

 

Onde posso instalar uma wallbox?

 

Desde que tenha autorização, pode instalar um carregador de parede em praticamente qualquer lado. Por exemplo:

 

  • Na sua empresa;
  • Numa garagem particular;
  • No teto da sua garagem;
  • Colocação de uma charge station em garagem partilhada;
  • Num pedestal de aço inoxidável.

 

 

Wallbox: como funciona nos diferentes tipos de modelo

 

São vários os modelos de carregadores existentes, podendo ser classificados em duas categorias: Plug&Charge ou Carregadores Inteligentes.

 

Plug & Charge

 

Estes carregadores são os mais comuns do mercado, oferecendo-lhe um custo reduzido e um sistema eficaz de carregamento. Assim que conectar o seu carro a este tipo de aparelho, o sistema irá iniciar automaticamente.

 

Carregadores Inteligentes

 

Esta é a opção ideal para casos mais específicos. Se por exemplo estiver num local de carregamento em que a energia disponível é um pouco mais limitada ou é facultada por painéis fotovoltaicos, um sistema de controlo dinâmico de potência é a solução. Permite um balanceamento entre a energia total e a energia consumida naquele momento. A energia restante é então direcionada para o carregamento do veículo.

 

A solução pensada mais para empresas é a wallbox compatível com um sistema Cloud V2C, que faculta um sistema de gestão de carregamento. Este permite-lhe controlar o acesso à wallbox através de um cartão RFID, bem como faculta dados sobre quem o utilizou e o tipo de carregamento, o total da energia consumida, qual o horário de início e fim do carregamento, etc.

 

Onde posso comprar uma wallbox?

 

Os principais distribuidores de carregadores de parede em Portugal são:

 

  • EDP
  • GALP
  • LugEnergy
  • EfiMarket
  • Wallbox

 

Quer saber mais sobre a wallbox e como funciona?

 

Consulte a página da Blue Academy inteiramente dedicada ao processo de carregamento de veículos elétricos e tire todas as suas dúvidas. A transição para uma mobilidade mais verde não podia ser mais simples!

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
alugar carro elétrico - kauai azul

Alugar carro elétrico: dê uma oportunidade à ecomobilidade!

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Planear uma viagem num elétrico: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai azul

Desconto Via Verde para carros elétricos: como funciona?

Por Hyundai Portugal
Bertrand Piccard com o IONIQ 5

Hyundai renova parceria com ambientalista Bertrand Piccard

Por Hyundai Portugal
Kauai azul a carregar - carros elétricos novos

Manutenção de carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
ioniq 5 German Car of the Year

Hyundai IONIQ 5 eleito German Car of the Year 2022

Por Hyundai Portugal
Top