Viagens longas com carros elétricos em Portugal: é possível?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 30 Julho 2020  •  4 Minutos

A venda de carros elétricos na Europa continua a aumentar, em linha com o investimento feito pela maior parte dos construtores automóveis. Portugal não é exceção, com a quota de mercado de veículos elétricos a aumentar exponencialmente. Este aumento tem vindo a acontecer graças ao incentivo verde implementado pelo governo, que consiste na atribuição de uma ajuda monetária de 3.000€ a quem comprar um veículo 100% elétrico novo. Portugal é um dos 24 países da União Europeia a oferecer este tipo de incentivo à compra de carros elétricos.

 

Apesar do aumento de interesse em carros elétricos por parte da população portuguesa, há algumas questões que continuam a preocupar os condutores que pretendem mudar para uma motorização elétrica num futuro próximo. Uma dessas preocupações é a autonomia dos veículos elétricos.

 

Hyundai Kauai Electric a carregar

 

Autonomia dos carros elétricos: entrave a viagens longas?

 

A autonomia dos veículos elétricos continua a ser um ponto de preocupação para possíveis compradores. Muitos acreditam que, atualmente, os carros elétricos possuem valores de autonomia baixos e que impossibilitam as viagens mais longas. No entanto, esse já não é o caso. 

 

Com os avanços das tecnologias e das capacidades das baterias, hoje temos carros elétricos que conseguem viajar centenas de quilómetros seguidos sem necessidade de carregar. Um exemplo desses carros é o Hyundai KAUAI. O SUV compacto possui uma bateria que lhe confere 449 km de autonomia em ciclo WLTP.


Quem viaja com o KAUAI não terá problemas de autonomia,  e um exemplo disso é o Ricardo Oliveira, fundador da World Shopper, que realizou uma roadtrip de 2000 km, em Portugal, com o SUV 100% elétrico da Hyundai.

 

Roadtrip Hyundai KAUAI: percorrer Portugal num carro elétrico

 

 

Ricardo Oliveira testou o Hyundai KAUAI 100% elétrico nas estradas e autoestradas de Portugal, procurando perceber se era possível realizar viagens longas com este veículo elétrico.

 

A viagem foi feita ao longo de 2000 km, de Norte a Sul do país. Começou em Lisboa, passou pelo Algarve, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Guimarães e terminou  em Cascais. A maior parte da viagem foi feita em autoestrada, testando este veículo elétrico em todas as vertentes.

 

Autonomia do Hyundai KAUAI durante a viagem

 

Durante a viagem, Ricardo apercebeu-se que nunca ficou com a bateria totalmente descarregada, tanto pela presença de postos de carregamento ao longo da sua viagem como pelo próprio funcionamento do Hyundai KAUAI que apresenta uma elevada eficiência em viagem.

 

Esta eficiência do KAUAI advém da sua elevada de autonomia e também do seu sistema de regeneração. Este sistema de regeneração permite recuperar bateria nos momentos de travagem e desaceleração . Funciona como uma espécie de travão, sem utilizar o sistema tradicional de travagem do carro. Isto também garante que o carro não sofre tanto desgaste, diminuindo a necessidade e frequência das manutenções.

 

 

Viagens longas com carros elétricos: sim ou não?

 

Durante a sua roadtrip com o Hyundai KAUAI Electric, Ricardo Oliveira tentou simular uma viagem nas condições normais em que um utilizador iria conduzir o automóvel. O maior percurso que realizou sem carregar foi entre Guimarães e Cascais, num total de quase 400 km, sempre abaixo dos 100 km/h. 

 

Ao longo desses 400 km, e apesar de ter encontrado vários postos de carregamento ao longo do percurso, o Ricardo decidiu testar a autonomia do KAUAI. No final da viagem, concluiu que o SUV elétrico é, de facto, capaz de realizar 400 km, em autoestrada, sem a necessidade de efetuar carregamentos. No entanto, é importante ter em consideração que viagens longas em carros elétricos requerem uma preparação prévia minuciosa para que tudo corra bem durante a viagem.

 

Hyundai Kauai em Coimbra

 

Preparar uma viagem de carro elétrico

 

Qualquer tipo de viagem requer um planeamento prévio para que tudo corra bem. No entanto, no caso de uma viagem num carro elétrico é ainda mais necessária uma preparação prévia, tendo em conta a necessidade de carregamento do veículo.

 

Deve ter em conta os seguintes pontos:

 

  • Planear o itinerário da viagem, tendo em conta a presença de postos de carregamento ao longo do trajeto. Mesmo que o veículo elétrico, tal como o Hyundai KAUAI, apresente elevados níveis de autonomia,  é necessário prevenir algum imprevisto que possa ocorrer.
  • Utilizar uma APP para conseguir encontrar postos de carregamento ao longo da sua viagem. Alguns exemplos de APPs que pode utilizar são a miio, a Electromaps e a Chargemap.
  • Utilizar o sistema de cruise control durante a viagem para manter a velocidade sempre abaixo dos 100km/h. Isto vai controlar o consumo de bateria do seu carro elétrico durante a viagem.

 

Hyundai KAUAI: o SUV elétrico perfeito para as suas viagens

 

Versátil e divertido, o Hyundai KAUAI é o carro elétrico para quem pretende fazer uma roadtrip em Portugal, ou no estrangeiro, com toda a família. O estilo SUV garante-lhe o conforto que precisa durante a sua viagem e a autonomia de 449km assegura-lhe uma viagem tranquila e sem preocupações com carregamentos.

 

 

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
três carros hyundai estacionados

Investir em carros elétricos usados: sim ou não?

Por Ekonomista
bateria de um carro elétrico

O que precisa de saber sobre as baterias dos carros elétricos

Por Ekonomista
Carros 100% elétricos Hyundai

Principais diferenças entre um carro 100% elétrico e um a combustão

Por Ekonomista
Carro elétrico a carregar em posto de carregamento

Consumo de carros elétricos: os custos que deve ter em conta para planear uma viagem

Por Hyundai Portugal
Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

O que estamos a pagar quando utilizamos um posto de carregamento?

Por Galp
Veículo elétrico estacionado

Segurança dos carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?

Por UVE
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal

Como conduzir um carro elétrico: dicas para economizar a autonomia

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
IONIQ é a nova marca da Hyundai para veículos elétricos

IONIQ: a marca para novos carros elétricos

Por Hyundai Portugal

Tudo sobre os incentivos para a compra de carros elétricos

Por Ekonomista
Top