XCENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

Veículos a Hidrogénio: por um futuro sem emissões

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 13 Julho 2020  •  4 Minutos
XCENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

Depois da chegada do primeiro carro a hidrogénio, o ix35, e da segunda geração de carros com tecnologia fuel cell, o NEXO, a Hyundai continua a apresentar soluções para veículos a hidrogénio.

 

Inseridas no plano da Hyundai “Fuel Cell Vision 2030”, estas soluções de mobilidade a hidrogénio vêm acelerar o compromisso da marca no desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio.

 

Como parte do plano, a Hyundai Motor Group planeia assegurar a produção de 700.000 unidades por ano de sistemas fuel cell para automóveis, veículos pesados, navios, vagões, drones e geradores de energia, até 2030.

 

Descubra por onde passa a mobilidade a hidrogénio para um futuro sem emissões.

 

A Hyundai tem desenvolvido várias inovações referentes à mobilidade a hidrogénio

 

Veículos a hidrogénio e a tecnologia fuel cell

 

A preferência de veículos a hidrogénio para uso comercial tem-se sentido devido às longas autonomias e aos curtos tempos de carregamento que esta tecnologia permite.

 

Soluções de mobilidade a hidrogénio como carros, camiões, autocarros, geradores móveis a fuel cell e, até, um ecossistema de mobilidade inteligente, têm ganho um destaque predominante nas inovações do setor automóvel.

 

Por isso, damos-lhe a conhecer uma visão abrangente sobre o ecossistema da indústria global de hidrogénio, desde a produção e armazenamento de hidrogénio, ao transporte e mobilidade.

 

HDC-6 NEPTUNE: camião 100% movido a hidrogénio

 

O concept HDC-6 NEPTUNE, é um camião elétrico, movido a hidrogénio, que reforça o objetivo da Hyundai em expandir a sua liderança na gama de veículos a hidrogénio para o mercado dos veículos comerciais.

 

Através deste camião movido a hidrogénio, é possível a visão sobre o futuro no setor de mobilidade comercial, com zero emissões poluentes. Desta forma, o concept HDC-6 NEPTUNE pretende ajudar na transição de paradigma para veículos comerciais ecológicos.

 

O HDC6 NEPTUNE emprega uma estrutura sólida, com um design dianteiro suave e arredondado, de forma a criar uma estrutura única para o camião movido a hidrogénio.

 

A Hyundai planeia lançar o HDC-6 NEPTUNE no seguimento do desenvolvimento de um sistema fuel cell otimizado para camiões de serviços, com maior potência e durabilidade.

 

O futuro camião da Hyundai movido a hidrogénio

 

Gerador Móvel de Hidrogénio

 

A Hyundai também disponibilizou um gerador móvel com tecnologia fuel cell, com possibilidade de ser utilizado nos mais variados setores.

 

Este gerador móvel a hidrogénio utiliza o sistema fuel cell, semelhante ao presente no Hyundai NEXO, gerando uma potência máxima de 160 kW.

 

A sua elevada potência permite que o gerador seja utilizado em várias aplicações, como no carregamento de dois carros elétricos em simultâneo, ou em autocarros elétricos e camiões.

 

O gerador móvel com tecnologia fuel cell torna-se, assim, numa alternativa ecológica aos geradores a combustão.

 

Hyundai NEXO

 

O já conhecido carro movido a hidrogénio da Hyundai, o NEXO, permite uma autonomia até 666 km e um carregamento para carga total em apenas 5 minutos.

 

A sua única emissão é vapor de água, o que já permitiu testes únicos como colocar uma atleta olímpica a respirar o ar emitido pelo NEXO.

 

Este carro a hidrogénio já inclui condução autónoma, e foi o primeiro carro com tecnologia fuel cell a percorrer mais de 300 km com esta funcionalidade.

 

Hyundai Nexo é um carro a hidrogénio com autonomia de 666 km

 

Hyundai XCIENT

 

O Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro camião do mundo para serviços pesados, movido a hidrogénio, a ser produzido em série. A Suíça é o primeiro país a aplicá-los na sua indústria, para frotas comerciais.

 

O XCIENT é alimentado por um sistema fuel cell de 190 kW, com duas pilhas de combustível de 95 kW. Os sete tanques oferecem uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 32.09 kg de hidrogénio.

 

Com apenas uma carga, este automóvel a hidrogénio atinge uma autonomia de 400 quilómetros, num tempo de carregamento que ronda, aproximadamente, 8 a 20 minutos.

 

A Hyundai planeia disponibilizar um total de 1.600 unidades deste camião a hidrogénio até 2025, refletindo o comprometimento ambiental e o progresso tecnológico da marca para a redução das emissões de carbono.

 

XCiENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

 

Ecossistema de Mobilidade Inteligente

 

Em desenvolvimento está também o primeiro ecossistema de mobilidade inteligente, que incluí tecnologia Hyundai como Urban Air Mobility (UAM) – o primeiro táxi aéreo do mundo –, os Purpose Built Vehicles (PBV) e Hub (Mobility Transit Base).

 

Este ecossistema inteligente demonstra a visão da Hyundai para a mobilidade futura, onde o UAM, PBV e Hub estão integrados. A Hyundai Motor planeia incorporar o sistema fuel cell no ecossistema de mobilidade inteligente, particularmente para os UAMs.

 

Está a ser estudado a redução do peso do sistema fuel cell, enquanto aumentam a potência para ser utilizada nas várias soluções de mobilidade já apresentadas. Isto permitirá, ainda, que os sistemas fuel cell possam ser utilizados em comboios e navios, para além dos automóveis comerciais e de passageiros.

 

Ecossistema de Mobilidade Inteligente da Hyundai que inclui primeiro táxi aéreo

 

Adicionalmente, a Hyundai está a desenvolver um trator para longas distâncias, capaz de alcançar 1.000 quilómetros com uma única carga. Este trator será equipado com um sistema fuel cell aprimorado, com elevada durabilidade e potência, direcionado para todos os mercados.

 

A Hyundai assinou, ainda, um Memorandum Of Understanding (MOU) com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, para o desenvolvimento de inovações com tecnologia fuel cell.

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Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
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