subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Veículo elétrico a carregar em posto de carregamento

Veículo Elétrico ou de Combustão Interna: o que polui mais?

UVE
Por UVE 25 Março 2021  •  2 Minutos
Veículo elétrico a carregar em posto de carregamento

A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos automóveis elétricos, em comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Os números parecem ser grandes, mas há que colocá-los em perspetiva e ver o que representam no universo português.

 

Visto que a recolha de dados teve como base a realidade dos EUA, o vídeo que pode ver no fim do artigo, não detalha o consumo de energia das refinarias de petróleo, segundo as licenças de operação das refinarias de Sines e Matosinhos, emitidas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

 

Segundo a APA, o consumo direto, exclusivamente elétrico, nas refinarias de Sines e Matosinhos foi de 398 TWh/ano e 211 TWh/ano, em 2005 e 2009 respetivamente.

 

Só este consumo elétrico é o suficiente para os gastos energéticos anuais de 240 mil veículos elétricos, ou seja mais de 5% do nosso parque automóvel.

 

Para além do consumo de eletricidade, as refinarias de petróleo possuem muitos outros consumos energéticos: Fuel Gás, Gás Natural, Resíduo Processual Combustível, etc…

 

Sabia que só um poço de petróleo gasta, por mês, eletricidade suficiente para viajar entre Faro e Viana do Castelo 105 vezes num Veículo Elétrico?

 

A energia consumida pelos poços de petróleo nos EUA, mais todas as plataformas de alto mar num mês, seria suficiente para alimentar todos os veículos que circulam em Portugal (caso estes fossem todos 100% elétricos), durante 1 ano e meio!

 

 

A pegada ecológica da eletricidade

 

Depois de toda a energia utilizada para extrair o petróleo, transportá-lo, refiná-lo e voltar a transportá-lo, 70% da energia gerada por um motor a combustão é perdida (dissipada em forma de calor).

 

Quando comparamos o trajeto do petróleo e da eletricidade, a diferença é enorme: eletricidade não precisa de ser extraída do solo, de ser transportada em camiões ou comboios, ou bombeada ao longo de quilómetros de oleodutos, não precisa de cruzar oceanos, não precisa de ser refinada e não polui os sítios onde vivemos.

 

 

Com este vídeo passamos a ter num único local o esclarecimento de muitas das dúvidas que são colocadas frequentemente à UVE, sobre o impacto ambiental dos Veículos Elétricos vs. veículos com motor de combustão interna.

 

A UVE fez a tradução deste vídeo para português e também adaptou os números à Europa e, particularmente, à realidade portuguesa.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
UVE
UVE A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos é uma entidade sem fins lucrativos e tem como missão promover junto de entidades públicas e privadas o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top