A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos automóveis elétricos, em comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Os números parecem ser grandes, mas há que colocá-los em perspetiva e ver o que representam no universo português.
Visto que a recolha de dados teve como base a realidade dos EUA, o vídeo que pode ver no fim do artigo, não detalha o consumo de energia das refinarias de petróleo, segundo as licenças de operação das refinarias de Sines e Matosinhos, emitidas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Segundo a APA, o consumo direto, exclusivamente elétrico, nas refinarias de Sines e Matosinhos foi de 398 TWh/ano e 211 TWh/ano, em 2005 e 2009 respetivamente.
Só este consumo elétrico é o suficiente para os gastos energéticos anuais de 240 mil veículos elétricos, ou seja mais de 5% do nosso parque automóvel.
Para além do consumo de eletricidade, as refinarias de petróleo possuem muitos outros consumos energéticos: Fuel Gás, Gás Natural, Resíduo Processual Combustível, etc…
Sabia que só um poço de petróleo gasta, por mês, eletricidade suficiente para viajar entre Faro e Viana do Castelo 105 vezes num Veículo Elétrico?
A energia consumida pelos poços de petróleo nos EUA, mais todas as plataformas de alto mar num mês, seria suficiente para alimentar todos os veículos que circulam em Portugal (caso estes fossem todos 100% elétricos), durante 1 ano e meio!
A pegada ecológica da eletricidade
Depois de toda a energia utilizada para extrair o petróleo, transportá-lo, refiná-lo e voltar a transportá-lo, 70% da energia gerada por um motor a combustão é perdida (dissipada em forma de calor).
Quando comparamos o trajeto do petróleo e da eletricidade, a diferença é enorme: eletricidade não precisa de ser extraída do solo, de ser transportada em camiões ou comboios, ou bombeada ao longo de quilómetros de oleodutos, não precisa de cruzar oceanos, não precisa de ser refinada e não polui os sítios onde vivemos.
Com este vídeo passamos a ter num único local o esclarecimento de muitas das dúvidas que são colocadas frequentemente à UVE, sobre o impacto ambiental dos Veículos Elétricos vs. veículos com motor de combustão interna.
A UVE fez a tradução deste vídeo para português e também adaptou os números à Europa e, particularmente, à realidade portuguesa.