subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Ioniq 5 na estrada

Tributação autónoma viaturas elétricas: como funciona?

Por Hyundai Portugal
Atualizado em 14 Junho 2022
Publicado em 9 Agosto 2021  •  2 Minutos
Ioniq 5 na estrada

Apesar de se conhecerem alguns apoios fiscais no que diz respeito à compra de carros híbridos e elétricos, algumas regras e benefícios específicos ainda podem suscitar dúvidas. Nomeadamente na tributação autónoma de viaturas elétricas e quais são os benefícios vigentes em 2022.

 

Continue a ler e descubra como funciona a tributação autónoma das viaturas elétricas.

 

Tributação autónoma: o que precisa de saber

 

A tributação autónoma é uma taxa ou tributação adicional que é aplicada a todos os sujeitos passíveis de IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas, ou seja, empresas), e que incide sobre determinados gastos empresariais.

 

Estes gastos não se encontram diretamente relacionados com a produção própria e incluem, entre outros, custos com frotas automóveis.

 

Esta tributação não tem um valor fixo para todos os veículos, uma vez que é aplicada de forma independente de outras obrigações fiscais. As empresas são taxadas segundo os diferentes escalões, que variam consoante o custo da aquisição das viaturas e da sua tipologia.

IONIQ 5

 

Tributação autonóma de viaturas elétricas

 

A boa notícia é que os carros elétricos, tal como já acontecia em anos anteriores, continuam isentos de qualquer tributação autónoma.

 

Durante a discussão do Orçamento de Estado de 2021, foi aprovada a proposta para que o benefício fiscal passasse a ser exclusivo para os carros que emitam menos de 50 g/km de CO2, com uma autonomia superior a 50 quilómetros. Assim, apenas os veículos 100% elétricos estão isentos do pagamento desta taxa.

 

As viaturas elétricas, ou movidas a energias renováveis não combustíveis, também estão isentas do pagamento de Imposto Único de Circulação (IUC) e de Imposto Sobre Veículos (ISV). As restantes opções de veículos ecológicos pagam este imposto automóvel, embora o valor possa ser inferior ao de um carro com motor de combustão.

 

 

É importante notar ainda que os veículos elétricos beneficiam de isenção ou desconto no estacionamento em várias cidades do país. Existem também incentivos monetários para a compra de veículos elétricos, incluindo automóveis, bicicletas, motociclos e ciclomotores.

 

No caso dos automóveis, este incentivo atribui um máximo de três mil euros, desde que sejam novos e 100% elétricos, não sendo elegíveis veículos de valor final superior a 62.500 euros.

 

A compra de automóveis sustentáveis é também vantajosa para as empresas. Podem beneficiar de dedução do IVA na compra de viaturas elétricas, além da isenção de tributação autónoma. Consulte também as regras da tributação autónoma para o automóvel híbrido.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
alugar carro elétrico - kauai azul

Alugar carro elétrico: dê uma oportunidade à ecomobilidade!

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Planear uma viagem num elétrico: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Top