subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
travagem regenerativa

Sistema de travagem regenerativa: o que é?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal
Publicado em 28 Abril 2022  •  2 Minutos
travagem regenerativa

Os veículos elétricos e híbridos estão equipados com um sistema de travagem regenerativa. Apesar de ser uma realidade nos carros híbridos e nos 100% elétricos há um desconhecimento generalizado sobre este sistema: o que é, como funciona e quais as suas vantagens?

 

O que é a travagem regenerativa?

 

A travagem regenerativa, também conhecida como sistema de travagem elétrico, permite recarregar as baterias de alta voltagem, quando a viatura se encontra em andamento.

 

A grande vantagem deste sistema é o facto de prolongar a autonomia do carro ao máximo, que reduz o funcionamento do motor térmico. Em última análise, vai reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes. mesmo quando em circulação.

 

Na subida, para a viatura se mover, precisa de energia. Como tal, quando se carrega no acelerador, a bateria alimenta o motor elétrico. Este, por sua vez, faz deslocar o carro.

 

Em linha reta, tal como nas subidas, se for em linha reta e acelerar ao mesmo tempo, vai perdendo a autonomia do carro. No entanto, sempre que desacelerar/travar e aproveitar os momentos em que não acelera, o automóvel irá aproveitar a energia cinética para recarregar a bateria.

 

Nas descidas é quando consegue recuperar com maior facilidade energia para o carro elétrico. Com o declive da estrada, e caso não esteja a pressionar o acelerador, a energia cinética gerada pelo movimento do carro vai ser transmitida e armazenada pela bateria de alta voltagem. Nas descidas a percentagem de carregamento é superior porque o declive favorece a produção de energia através da energia cinética.

 

Este sistema revela-se de extrema importância para os carros 100% elétricos ou para os híbridos, essencialmente por duas razões: autonomia e poupanças económicas. Os veículos a combustível fóssil desperdiçam toda a energia gerada no pelo seu movimento, sob a forma de calor. Os veículos eletrificados reaproveitam essa energia para carregar a bateria elétrica.

 

Vantagens do sistema de travagem regenerativa

 

Pode-se dizer que existem duas grandes vantagens neste sistema:

 

  • autonomia
  • poupanças económicas

 

Como é que o sistema de travagem regenerativa o ajuda a poupar?

 

A segunda vantagem tem um impacto financeiro positivo, principalmente se comparar um automóvel com o sistema de travagem elétrico (travagem regenerativa) e um automóvel convencional. De forma resumida, o uso do sistema de travagem regenerativo para prolongar ao máximo a autonomia, contribui para a preservação do sistema de travagem.

 

Uma vez que este sistema de travagem é preservado, evita-se o desgaste e, consequentemente, a necessidade de manutenções regulares.

 

Para que saiba, a travagem regenerativa estende a sua função de preservação para outros componentes do carro, tais como: pneus e suspensão.

 

Como é que se utiliza a travagem regenerativa?

 

Não poderia ser mais fácil. Para que esta funcione, basta tirar o pé do acelerador nas descidas ou pouco antes de parar o veículo.

 

Alguns veículos têm até um sistema de travagem regenerativo com diferentes níveis, ou seja, é possível ajustar o nível de travagem regenerativa de acordo com a intensidade da desaceleração com o objetivo de maximizar a captação de energia.

 

Para além de estender a autonomia, a travagem regenerativa permite, ainda, preservar vários componentes do automóvel, como as pastilhas dos travões e os discos, uma vez que a sua utilização não necessita ser tão frequente.

 

Isto representa uma grande poupança económica a nível de manutenções. O sistema de travagem regenerativa é extremamente vantajoso e deve ser utilizado sempre que possível de forma a recuperar o máximo de energia possível.

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Hyundai Tucson PHEV

Qual o melhor híbrido do mercado?

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
carregamento de carros elétricos em condomínios

Instalação de wallbox num condomínio: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
programa e-mobility

Hyundai Motor Group lança programa piloto E-Mobility em Singapura

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
ioniq-5-robotaxi

Motional e Hyundai Motor Group revelam o IONIQ 5 Robotaxi

Por Hyundai Portugal
Híbrido ou Elétrico

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
kauai azul a carregar

Apoios para carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

IUC de carros elétricos: estes veículos estão isentos?

Por Hyundai Portugal
camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell

Camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell ultrapassam a marca de um milhão de quilómetros

Por Hyundai Portugal
Top