subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Menina deitada na relva a segurar um símbolo ecológico

Transição para veículos elétricos: uma realidade para todos

notasemdia.pt
Por notasemdia.pt 9 Junho 2020  •  3 Minutos
Menina deitada na relva a segurar um símbolo ecológico

Nos últimos anos temos assistido, de forma acentuada, à mudança da relação dos consumidores e das empresas com as suas viaturas. Este novo paradigma caracteriza-se por uma maior exigência dos clientes, que estão cada vez mais atentos às questões ambientais, mas também pela procura de novas formas de mobilidade.

 

Com novas exigências, os consumidores procuram novas formas de uso de veículos,  como por exemplo soluções de renting ou rent-a-car, e também outras opções de compra, como soluções de financiamento em crédito, clássico ou com valor final garantido, leasing ou ALD, que vão de encontro às suas preferências.

 

Esta nova forma de estar definirá futuro do sector automóvel. Não só pela importância crescente importância que atribuímos à sustentabilidade por si só, mas sobretudo pelas muitas vantagens que os veículos amigos do ambiente já apresentam, sejam estes veículos elétricos, plug-in, híbridos ou fuel cell.

 

Gama carros ecológicos Hyundai

 

O mais evidente ganho para os clientes é, desde logo, o custo de utilização ser mais baixo. As viaturas ecológicas acabam por ter menos custos face às de combustão, uma vez que a eletricidade doméstica, mesmo sendo paga, é mais barata do que a gasolina ou o gasóleo.

 

Porventura os postos de carregamento rápido poderiam ser mais e praticar preços mais diferenciadores face aos carburantes. E este não é apenas um detalhe, representa grande parte das despesas associadas a uma viatura, além do financiamento, da manutenção e do seguro.

 

Novas possibilidades para adquirir veículos ecológicos

 

As possibilidades de aquisição dos veículos ecológicos são abrangentes: além da aquisição tradicional, surgem novas modalidades de subscrição, como o modelo com compra de horas de utilização ou mobilidade em forma de aluguer, de curta ou média/longa duração, conforme já referimos.

 

Estas são novas formas de ter ou usar um veículo que trazem menos riscos e se adaptam melhor às necessidades de cada utilizador.

 

Empresas oferecem mais modalidades de financiamento

 

Assiste-se igualmente a um crescimento das ofertas de financiamento. Estão hoje ao dispor dos clientes soluções diversas, com durações dos contratos de acordo com a vida útil estimada dos veículos.

 

Isto pode ser através de financiamentos com durações mais reduzidas, que promovem um ciclo de troca curto, ou através de campanhas específicas com pricing diferenciado para produtos eco-friendly, mais favorável às necessidades dos consumidores.

 

Veículos ecológicos com mais inovações tecnológicas

 

Caso ainda persistam dúvidas aos que têm receio de dar o passo, não faltam soluções tecnológicas para os convencer. Outrora considerado como inovador, o conceito de mobilidade sustentável é cada vez mais uma realidade do nosso dia-a-dia.

 

As baterias, que um dos grandes problemas dos veículos ecológicos, têm cada vez mais autonomia, capacidade de suportar motores exigentes, duração ou vida útil e oferta de sistemas de reciclagem eficientes no seu fim da sua utilização.

 

As viaturas fuel cell – que produzem eletricidade a bordo, em vez de a retirarem da rede – são uma das soluções, porventura a mais relevante para a verdadeira autonomia do carro.

 

Com todas estas novas alternativas e inovações, cabe agora aos agentes económicos do ecossistema automotive, marcas, rentings, concessionários e bancos, apoiando-se no altamente provável futuro programa público de incentivo ao abate, repensar de que forma os seus modelos de negócio podem ser adaptados e avançar, rumo à transição ecológica.

 

Pedro Nuno Ferreira, Head of Automotive Financial Services

Cetelem – BNP Paribas Personal Finance

notasemdia.pt
notasemdia.pt O Notas em Dia é um site com dicas financeiras bem pensadas para ajudar o dia a dia dos seus leitores. Dicas sobre poupança, consumo responsável, literacia financeira e gestão orçamental poderão ser encontradas nas 3 áreas: Vida mais fácil, Finanças em Dia e Vida mais Sustentável. Disponibilizamos também uma ferramenta de check up financeiro, no qual os leitores poderão diagnosticar o estado da sua saúde financeira.
Símbolo IONIQ no London Eye, em Londres

Novos carros elétricos: Conheça a IONIQ

Por Hyundai Portugal
Híbrido ou Elétrico

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
Hyundai Tucson PHEV

Qual o melhor híbrido do mercado?

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
wallbox condomínio

Instalação de wallbox num condomínio: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
programa e-mobility

Hyundai Motor Group lança programa piloto E-Mobility em Singapura

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
ioniq-5-robotaxi

Motional e Hyundai Motor Group revelam o IONIQ 5 Robotaxi

Por Hyundai Portugal
tempo de carregamento carros eletricos

Incentivos fiscais à compra de carros elétricos em 2021: o que é preciso saber

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

IONIQ 5 mostra-se aos portugueses na Hyundai Blue Power Tour

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

IUC de carros elétricos: estes veículos estão isentos?

Por Hyundai Portugal
Top