Nos últimos anos temos assistido, de forma acentuada, à mudança da relação dos consumidores e das empresas com as suas viaturas. Este novo paradigma caracteriza-se por uma maior exigência dos clientes, que estão cada vez mais atentos às questões ambientais, mas também pela procura de novas formas de mobilidade.
Com novas exigências, os consumidores procuram novas formas de uso de veículos, como por exemplo soluções de renting ou rent-a-car, e também outras opções de compra, como soluções de financiamento em crédito, clássico ou com valor final garantido, leasing ou ALD, que vão de encontro às suas preferências.
Esta nova forma de estar definirá futuro do sector automóvel. Não só pela importância crescente importância que atribuímos à sustentabilidade por si só, mas sobretudo pelas muitas vantagens que os veículos amigos do ambiente já apresentam, sejam estes veículos elétricos, plug-in, híbridos ou fuel cell.
O mais evidente ganho para os clientes é, desde logo, o custo de utilização ser mais baixo. As viaturas ecológicas acabam por ter menos custos face às de combustão, uma vez que a eletricidade doméstica, mesmo sendo paga, é mais barata do que a gasolina ou o gasóleo.
Porventura os postos de carregamento rápido poderiam ser mais e praticar preços mais diferenciadores face aos carburantes. E este não é apenas um detalhe, representa grande parte das despesas associadas a uma viatura, além do financiamento, da manutenção e do seguro.
Novas possibilidades para adquirir veículos ecológicos
As possibilidades de aquisição dos veículos ecológicos são abrangentes: além da aquisição tradicional, surgem novas modalidades de subscrição, como o modelo com compra de horas de utilização ou mobilidade em forma de aluguer, de curta ou média/longa duração, conforme já referimos.
Estas são novas formas de ter ou usar um veículo que trazem menos riscos e se adaptam melhor às necessidades de cada utilizador.
Empresas oferecem mais modalidades de financiamento
Assiste-se igualmente a um crescimento das ofertas de financiamento. Estão hoje ao dispor dos clientes soluções diversas, com durações dos contratos de acordo com a vida útil estimada dos veículos.
Isto pode ser através de financiamentos com durações mais reduzidas, que promovem um ciclo de troca curto, ou através de campanhas específicas com pricing diferenciado para produtos eco-friendly, mais favorável às necessidades dos consumidores.
Veículos ecológicos com mais inovações tecnológicas
Caso ainda persistam dúvidas aos que têm receio de dar o passo, não faltam soluções tecnológicas para os convencer. Outrora considerado como inovador, o conceito de mobilidade sustentável é cada vez mais uma realidade do nosso dia-a-dia.
As baterias, que um dos grandes problemas dos veículos ecológicos, têm cada vez mais autonomia, capacidade de suportar motores exigentes, duração ou vida útil e oferta de sistemas de reciclagem eficientes no seu fim da sua utilização.
As viaturas fuel cell – que produzem eletricidade a bordo, em vez de a retirarem da rede – são uma das soluções, porventura a mais relevante para a verdadeira autonomia do carro.
Com todas estas novas alternativas e inovações, cabe agora aos agentes económicos do ecossistema automotive, marcas, rentings, concessionários e bancos, apoiando-se no altamente provável futuro programa público de incentivo ao abate, repensar de que forma os seus modelos de negócio podem ser adaptados e avançar, rumo à transição ecológica.
Pedro Nuno Ferreira, Head of Automotive Financial Services
Cetelem – BNP Paribas Personal Finance