Tomadas para carregar carros elétricos: todas as respostas às suas perguntas!

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 19 Março 2021  •  3 Minutos

 

Já sabemos que, dentro das opções existentes para o carregamento de carros elétricos, o carregamento em casa é mais prático e sai mais em conta. Os postos de carregamento público são muito úteis para quem não tem a opção de fazer o seu carregamento elétrico em casa ou até para quem está em viagem. No entanto, o preço a pagar acaba sempre por ser um pouco mais elevado, devido a impostos e taxas que lhe estão associados. Assim, e sempre que for possível, carregar o carro em casa é sempre a melhor opção.

 

Uma das maiores dúvidas relativas ao carregamento em casa prende-se com as tomadas para carregar carros elétricos. “Posso utilizar uma tomada normal?”, “Qual é o tempo de carregamento de cada tomada?”, “Quais são as minhas opções de tomadas?” são algumas das perguntas à quais vamos dar resposta neste artigo.

 

Incentivos Carros Elétricos 2021

Posso utilizar uma tomada normal para carregar o meu carro?

 

Sim, pode utilizar uma tomada normal de casa para carregar o seu veículo elétrico. Só irá precisar de um cabo, que normalmente é vendido juntamente com os carros elétricos, para que possa fazer a ligação. No entanto, deve também saber que carregar um veículo elétrico recorrendo às tomadas normais é um processo demorado, que pode levar entre 12 e 30 horas, dependendo da capacidade da bateria e do seu operador de energia.

 

Quais são as minhas opções de tomadas para carregar carros elétricos?

 

Para carregar o seu veículo elétrico pode recorrer, para além de uma tomada caseira normal, a uma tomada especialmente adaptada para carros elétricos (tem o formato de uma tomada normal, mas garante um maior aporte de energia ao seu carro) ou a uma wallbox, um sistema especialmente concebido para o carregamento de carros elétricos e que garante um carregamento rápido e eficaz.

 

Qual o tempo de carregamento de cada tomada?

 

Como já referimos, o tempo de carregamento de uma tomada normal pode ir até 30h. Um carregamento com uma tomada adaptada para carros elétricos irá demorar cerca de 12h, enquanto que uma wallbox poderá carregar o seu veículo elétrico em apenas 6h. Este tempo reduzido de carregamento dá-lhe a liberdade de utilizar o seu veículo elétrico diariamente, podendo carregá-lo durante a noite para um nova utilização.

 

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tomada para carros elétricos?

 

Cada tomada para carros elétricos apresenta a sua vantagem. No caso das tomadas normais e dos adaptadores, a vantagem reside no preço. Uma tomada normal será gratuita, visto que já a possui em casa, enquanto que o adaptador de tomada terá sempre um preço mais reduzido. No entanto, ambas as opções apresentam a desvantagem do tempo de carregamento, que na maioria das vezes não permite a utilização do carro elétrico vários dias seguidos e representam um maior gasto energético para a rede de sua casa.

 

A wallbox, apesar do seu preço inicial mais elevado, quando comparada com as duas opções anteriores, irá garantir-lhe maior liberdade na utilização do seu veículo elétrico e, a longo prazo, irá compensar o primeiro investimento que foi feito, devido ao tempo reduzido de carregamento.

 

Wallbox Hyundai

 

Tomadas para carregar carros elétricos: faça a melhor escolha para si!

 

Agora que já sabe quais os diferentes tipos de tomadas para carregar carros elétricos e as suas vantagens e diferentes características, faça a sua escolha de forma informada e garanta uma utilização eficaz do seu veículo elétrico.

 

Conte com a Blue Academy para as notícias mais atualizadas sobre ecomobilidade e veículos ecológicos!

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Pessoa a carregar Hyundai KAUAI

Cartão Mobilidade Elétrica: saiba qual pode usar

Por notasemdia.pt
ionity

Postos de carregamento ultrarrápidos IONITY chegam a Portugal

Por Hyundai Portugal
Pessoa a carregar Hyundai IONIQ 5

Procura uma app de postos de carregamento elétrico? Conheça as melhores

Por Hyundai Portugal

Como carregar carros elétricos em postos de carregamento públicos?

Por Hyundai Portugal
cartão carregamento carros elétricos - Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

Cartão de carregamento de carros elétricos: descubra as vantagens dos operadores

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ a carregar

Onde carregar carros elétricos em Portugal?

Por Hyundai Portugal
potencia para carregar carros eletricos - hyundai kauai ev

Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?

Por Hyundai Portugal

Carregamentos elétricos: Sabe qual a melhor opção para carregar o seu carro elétrico?

Por Galp
tipos de carregadores de carros elétricos - homem a utilizar posto de carregamento elétrico com cartão

Carregadores de carros elétricos: tipos de dispositivo que deve conhecer

Por Hyundai Portugal
preço carregamento carros elétricos - hyundai kauai ev a carregar

Sabe qual é o preço de carregamento de carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Ioniq a carregar

Sabe onde encontrar postos de carregamento de carros elétricos em Portugal?

Por Hyundai Portugal
postos de carregamento rapido

Postos de carregamento rápido: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Top