Carregar o carro em casa é uma das inúmeras vantagens de ter um carro elétrico. No entanto, muitas pessoas não sabem ainda como o podem fazer, ou que tipos de tomadas para carros elétricos elétricas poderão utilizar.
Continue a ler este artigo para perceber como poderá carregar o carro em casa, e que tipos de tomadas poderá utilizar.
Que tipos de tomadas para carros elétricos existem?
Para carregar o carro em casa, irá precisar apenas de uma tomada normal. A diferença está na forma como poderá utilizar essa mesma tomada.
Tomada normal/industrial
Para carregar o seu carro em casa, poderá utilizar diretamente uma tomada normal ou industrial. São elas:
- uma tomada monofásica de 16A (as tomadas comuns que podem ser encontradas em casa);
- uma tomada industrial IEC 60309 monofásica de 16A.
Independentemente da que escolher usar, esta deve obrigatoriamente ter um cabo de terra e deve também estar protegida por um disjuntor de corrente diferencial de elevada sensibilidade de In<=30mA.
Utilizar estes tipos de tomadas para carros elétricos é simples e barato, já que o custo de uma tomada industrial fica por menos de 5 euros. Para além disso, não terá de fazer qualquer alteração à rede de eletricidade doméstica.
No entanto, estas tomadas têm uma desvantagem: tornam o processo muito demorado, e um carregamento tão lento e prolongado pode provocar danos na bateria do veículo a longo prazo, o que significa reduzir a sua capacidade e vida útil, condicionando a autonomia do carro elétrico.
Wallbox
Uma Wallbox é um sistema de carregamento montado em casa, em instalações monofásicas ou trifásicas. Tem como função adaptar a energia disponibilizada pela rede doméstica, de forma a disponibilizar uma maior quantidade de potência de carregamento para o veículo.
O carregamento através da Wallbox apresenta várias vantagens:
- carregamento mais rápido (poderá carregar o seu carro durante a noite, por exemplo);
- proteção da vida útil da bateria;
- possibilidade de instalação em casa ou no condomínio, pois é possível criar perfis e controlar os consumos por utilizador;
- possibilidade de programação antecipada dos carregamentos para que seja possível aproveitar os horários em que a tarifa da eletricidade é mais baixa;
- facilita a análise dos tempos de carregamento e consumos;
- possibilidade de incluir funcionalidades adicionais.
As desvantagens da Wallbox prendem-se com o facto de ter custos associados e de necessitar da instalação profissional.
Quer saber mais sobre o processo de carregamento de carros elétricos?
Consulte a página da Blue Academy inteiramente dedicada ao processo de carregamento de veículos elétricos e tire todas as suas dúvidas. A transição para uma mobilidade mais verde não podia ser mais simples!