subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Hyundai IONIQ a carregar

Tipos de carros elétricos e as suas características

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 2 Dezembro 2021  •  3 Minutos
Hyundai IONIQ a carregar

Como já deve saber, um carro elétrico é um veículo que funciona à base da eletricidade. No entanto, essa eletricidade pode ser gerada de várias formas, existindo assim vários tipos de carros elétricos.

 

Na gama da Hyundai, encontra 3 tipos de carros elétricos: veículos elétricos convencionais (BEV), veículos híbridos plug-in (PHEV) e veículos a hidrogénio. Vamos conhecer as características de cada tecnologia!

 

Conheça os 3 tipos de carros elétricos na Hyundai

 

Elétricos Convencionais

 

Os carros elétricos convencionais (BEV, de Battery Electric Vehicle) funcionam através de uma corrente elétrica, não pela queima de combustível. Esse mecanismo funciona com bateria, que armazena a energia elétrica e pode ser carregada externamente, um inversor, que converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é depois levada até ao motor de indução, e um sistema de recuperação de energia, que recarrega a bateria utilizando a energia gerada durante as travagens.

 

Todos estes componentes juntos fazem o carro mover-se utilizando apenas a energia elétrica, o que significa que não há queima de combustíveis fósseis e, consequentemente, emissões de gases tóxicos para a atmosfera.

 

Na Hyundai, poderá encontrar 3 modelos que utilizam o sistema elétrico convencional: o KAUAI EV, o IONIQ 5 e o IONIQ EV. Conheça em detalhe cada um destes modelos da gama Hyundai!

 

 

Híbridos Plug-In

 

Apesar de serem carros híbridos (que combinam motores a combustão e motores elétrico), os híbridos plug-in ( PHEV, Plug-In Electric Vehicle) possuem a particularidade de assumirem um funcionamento 100% elétrico sempre que  a bateria o permite. Por exemplo, se a maior parte da sua condução for feita em curtas distâncias, em cidade, poderá utilizar este tipo de veículo como um veículo 100% elétrico a maior parte do tempo!

 

Passando agora ao funcionamento: a tecnologia destes veículos é composta por um motor elétrico, uma bateria e um motor a combustão. A grande diferença destes veículos para os híbridos convencionais está na grande capacidade da bateria e na possibilidade de a carregar externamente, sendo este o motivo pelo qual o veículo pode atuar como 100% elétrico, se assim o pretender.

 

Na gama Hyundai, os híbridos plug-in também ocupam um lugar de destaque! Conheça o IONIQ PHEV, o TUCSON PHEV e o SANTA FE PHEV.

 

Hyundai kauai elétrico

 

Hidrogénio

 

É verdade, os carros a hidrogénio também são considerados carros elétricos! Isto porque a tecnologia a hidrogénio gera eletricidade, que possibilita o funcionamento do carro.

 

Os carros a hidrogénio, ou Fuel Cell, utilizam uma reação química entre o hidrogénio, que é o produto com o qual o carro precisa de ser abastecido, e o oxigénio para produzir eletricidade. Esta reação acontece dentro de uma pilha de combustível, que depois fornece energia ao motor elétrico para possibilitar o funcionamento do carro.

 

Atualmente, a tecnologia a hidrogénio ainda não está disponível na gama Hyundai em Portugal. No entanto, a marca já possui um veículo a hidrogénio no seu portefólio: o Hyundai NEXO. Um SUV marcante que irá, certamente, mudar o futuro da mobilidade elétrica.

 

Hyundai NEXO

 

Três tipos de carros elétricos, um só propósito

 

A mobilidade sustentável é um dos caminhos mais procurados por aqueles que pretendem diminuir a sua pegada ecológica no planeta. Atenta a isso, a Hyundai disponibiliza na sua gama diversas tecnologias ecológicas, para que possa escolher um carro que se adeque ao seu estilo, sem ignorar as preocupações com o ambiente.

 

Continue a acompanhar a missão ecológica da Hyundai com a Blue Academy. Por um futuro mais verde para todos!

 

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
IONIQ 5

Vai comprar o seu primeiro carro elétrico? Descubra tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Símbolo IONIQ no London Eye, em Londres

Novos carros elétricos: Conheça a IONIQ

Por Hyundai Portugal
Híbrido ou Elétrico

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
kauai ev melhor carro elétrico

Melhor Carro Elétrico do seu Segmento: KAUAI recebe distinção internacional

Por Hyundai Portugal
baterias carros elétricos

Baterias de Carros Elétricos: o que precisa de saber

Por Ekonomista
Bertrand Piccard com o IONIQ 5

Hyundai renova parceria com ambientalista Bertrand Piccard

Por Hyundai Portugal
manutenção carro elétrico

Manutenção de carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
ioniq 5 German Car of the Year

Hyundai IONIQ 5 eleito German Car of the Year 2022

Por Hyundai Portugal
carros elétricos são realmente ecológicos

Os carros elétricos são realmente ecológicos?

Por Hyundai Portugal
manutenção carro elétrico

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Top