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suv híbrido tucson da hyundai estacionado na rua

SUVs Híbridos 2020: modelos para todos os gostos

Ekonomista
Por Ekonomista 1 Outubro 2020  •  5 Minutos
suv híbrido tucson da hyundai estacionado na rua
2021 vai ser um ano de grandes novidades na mobilidade ecológica. Por agora, conheça os SUVs híbridos de 2020 e surpreenda-se com estes modelos.

 

O segmento SUV é um dos segmentos com mais adeptos na atualidade. Carros espaçosos, confortáveis, e que oferecem um elevado prazer de condução, são dos preferidos dos consumidores. E, dentro do segmento SUV, há que destacar os SUVs híbridos.

 

Com a forte aposta na mobilidade elétrica realizada nos últimos anos, a procura por SUVs híbridos tem aumentado exponencialmente.

 

Os SUVs híbridos de 2020 da Hyundai são: o Kauai HEV e o Tucson MHEV.

 

Estes veículo são duas opções bastante diferentes: o Kauai é um híbrido convencional e o Tucson é um micro híbrido.

 

O funcionamento do veículo é diferente, assim como o nível de redução de consumos proporcionado por cada uma das tecnologias.

 

No próximo ano é esperado o lançamento de vários outros modelos com motorização híbrida, por parte da Hyundai. Uma das grandes novidades já foi inclusive anunciada, a gama SUV da Hyundai vai contar com duas versões híbridas do Novo Tucson, nomeadamente o Plug-in Hybrid e o Mild Hybrid.  

 

Até lá, fique a conhecer os dois modelos já disponíveis no mercado e entenda qual das opções melhor se adequa às suas necessidades e estilo de vida.

 

SUVs híbridos de 2020 da Hyundai: Kauai HEV e Tucson MHEV

 

A tecnologia híbrida é uma ótima opção para quem quer reduzir os consumos ou se preocupa com a sustentabilidade ambiental, mas não pode prescindir da autonomia e facilidade de abastecimento de um automóvel movido a combustível fóssil.

 

Os automóveis híbridos dividem-se em híbridos convencionais, micro híbridos e híbridos plug-in.

 

Os híbridos plug-in são os únicos cuja bateria elétrica pode ser carregada através da ligação à rede elétrica.

 

Os híbridos convencionais e os micro híbridos não possibilitam a ligação à rede elétrica, pelo que o carregamento da bateria elétrica é realizada pelo próprio veículo.

 

Contudo, a capacidade da bateria elétrica destes veículos é bastante diferente, o que significa que os consumos também serão.

 

De seguida apresentamos as principais diferenças entre os veículos híbridos convencionais e micro híbridos através de uma breve introdução aos modelos Kauai HEV e Tucson MHEV.

 

Kauai HEV

 

suv híbrido kauai hev na estrada

 

A Hyundai oferece várias tipologias de motorizações para o Kauai, nomeadamente, as opções gasolina e diesel, o Kauai 100% elétrico e o Kauai híbrido convencional.

 

Este último modelo – convencional – é o ideal para quem quer reduzir os consumos da motorização a gasolina, mas necessita de uma autonomia mais elevada do que a disponibilizada pelo modelo 100% elétrico.

 

O motor elétrico do Kauai HEV, em funcionamento conjunto com o motor a gasolina, permite diminuir os consumos do automóvel e, consequentemente, as emissões de gases poluentes.

 

Os veículos híbridos são, assim, mais amigos do ambiente, quando comparados com os automóveis tradicionais movidos a combustíveis fósseis.

 

O Kauai HEV conta com um motor a gasolina GDI de 1.6 litros. A injeção direta deste motor permite otimizar o seu desempenho. Este motor debita 105 cavalos.

 

Para além do motor a gasolina, este veículo conta ainda com um motor elétrico. Este motor, de elevada eficiência, oferece acelerações rápidas e ainda acrescenta 43,5 cavalos ao automóvel.

 

Juntos, os dois motores disponibilizam mais de 140 cavalos e 265 Nm de binário ao veículo.

 

Sendo um carro com vertente elétrica, não poderia faltar a bateria elétrica.

 

A bateria de iões de lítio polimerizados de 1,56 kWh permite otimizar os ciclos de carga/descarga. Estes ciclos acabam por contribuir para o desgaste da bateria. Ao melhorar a eficiência da bateria, diminui-se o desgaste e potencia-se a vida útil da bateria.

 

Mas se o carro não pode ser ligado à corrente elétrica, como é que carrega a bateria elétrica?

 

Através das travagens ou momentos de desaceleração do próprio veículo.

 

O Kauai HEV está equipado com um sistema de travagem regenerativa. Este sistema recarrega a bateria através do armazenamento da energia recolhida nas travagens ou momentos de desaceleração do carro.

 

A energia armazenada na bateria é depois enviada para o motor elétrico. Este tem como função auxiliar o motor a gasolina nas acelerações repentinas, nas subidas e nas descidas.

 

Ao auxiliar o motor a gasolina, diminui o esforço realizado por este, e, consequentemente, os consumos de combustível. É desta forma que a vertente elétrica permite diminuir os consumos.

 

E tudo isto sem que o condutor ou os ocupantes do veículo se apercebam, visto que é o automóvel quem ativa a tecnologia elétrica nos momentos necessários.

 

Existe, ainda, um outro fator que permite reduzir os consumos, ao mesmo tempo que aumenta a agilidade do veículo: o centro de gravidade extremamente baixo do Kauai HEV graças à instalação da bateria por baixo dos bancos.

 

Tucson MHEV

suv híbrido da hyundai estacionado

 

O Tucson MHEV está equipado com a mais recente tecnologia híbrida: a mild-hybrid, também conhecida como micro híbrida.

 

Esta tecnologia surgiu com o propósito de diminuir os consumos e emissões de gases poluentes dos veículos convencionais (movidos a combustível fóssil).

 

Qual a diferença entre os MHEV (micro híbridos) e os HEV (híbridos convencionais)?

 

Os MHEV estão equipados com um pequena bateria elétrica, o que faz com que a tecnologia possa facilmente ser introduzida em veículos cuja plataforma já existe sem a necessidade de grandes alterações à estrutura do veículo.

 

É precisamente o que acontece com o Tucson MHEV. No total, em Portugal, o Tucson oferece 3 motorizações distintas:

 

  • motor gasolina GDI de 1.6 litros;
  • mild-hybrid de 48 V combinado com o motor diesel 1.6 de 116 cavalos;
  • mild-hybrid de 48 V combinado com o motor diesel 1.6 de 136 cavalos.

 

A versão micro-híbrida é composta por um “motor” elétrico que acrescenta até 12 kW de potência ao motor a combustão, reduzindo o esforço deste e, consequentemente, o combustível consumido.

 

Na versão mild-hybrid de 48 V com o motor diesel 1.6 de 136 cavalos, o carro atinge os 185 cavalos e 400 Nm de binário máximo.

 

A bateria de polímero de iões de lítio tem uma capacidade de 0,44 kWh e, tal como a bateria dos híbridos convencionais, é carregada através do sistema de travagem regenerativa.

 

Existe uma opção melhor que a outra?

 

Não, não existe.

 

O Kauai e o Tucson são os SUVs híbridos de 2020 que a Hyundai tem no mercado. Para 2021 esperam-se algumas novidades que prometem agitar o segmento automóvel.

 

Relativamente aos híbridos convencionais, estes permitem uma maior redução nos consumos que os micro híbridos porque apresentam uma bateria elétrica maior. Como tal, o auxílio ao motor principal é maior. 

 

Contudo, uma vez que os micro híbridos são mais simples e têm menos componentes no seu sistema elétrico, normalmente têm um preço mais baixo que os híbridos convencionais.

 

Assim, a escolha cabe mesmo ao consumidor, considerando as suas necessidades e estilo de vida.

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