suv híbrido tucson da hyundai estacionado na rua

SUVs Híbridos 2020: modelos para todos os gostos

Ekonomista
Por Ekonomista 1 Outubro 2020  •  5 Minutos
suv híbrido tucson da hyundai estacionado na rua
2021 vai ser um ano de grandes novidades na mobilidade ecológica. Por agora, conheça os SUVs híbridos de 2020 e surpreenda-se com estes modelos.

 

O segmento SUV é um dos segmentos com mais adeptos na atualidade. Carros espaçosos, confortáveis, e que oferecem um elevado prazer de condução, são dos preferidos dos consumidores. E, dentro do segmento SUV, há que destacar os SUVs híbridos.

 

Com a forte aposta na mobilidade elétrica realizada nos últimos anos, a procura por SUVs híbridos tem aumentado exponencialmente.

 

Os SUVs híbridos de 2020 da Hyundai são: o Kauai HEV e o Tucson MHEV.

 

Estes veículo são duas opções bastante diferentes: o Kauai é um híbrido convencional e o Tucson é um micro híbrido.

 

O funcionamento do veículo é diferente, assim como o nível de redução de consumos proporcionado por cada uma das tecnologias.

 

No próximo ano é esperado o lançamento de vários outros modelos com motorização híbrida, por parte da Hyundai. Uma das grandes novidades já foi inclusive anunciada, a gama SUV da Hyundai vai contar com duas versões híbridas do Novo Tucson, nomeadamente o Plug-in Hybrid e o Mild Hybrid.  

 

Até lá, fique a conhecer os dois modelos já disponíveis no mercado e entenda qual das opções melhor se adequa às suas necessidades e estilo de vida.

 

SUVs híbridos de 2020 da Hyundai: Kauai HEV e Tucson MHEV

 

A tecnologia híbrida é uma ótima opção para quem quer reduzir os consumos ou se preocupa com a sustentabilidade ambiental, mas não pode prescindir da autonomia e facilidade de abastecimento de um automóvel movido a combustível fóssil.

 

Os automóveis híbridos dividem-se em híbridos convencionais, micro híbridos e híbridos plug-in.

 

Os híbridos plug-in são os únicos cuja bateria elétrica pode ser carregada através da ligação à rede elétrica.

 

Os híbridos convencionais e os micro híbridos não possibilitam a ligação à rede elétrica, pelo que o carregamento da bateria elétrica é realizada pelo próprio veículo.

 

Contudo, a capacidade da bateria elétrica destes veículos é bastante diferente, o que significa que os consumos também serão.

 

De seguida apresentamos as principais diferenças entre os veículos híbridos convencionais e micro híbridos através de uma breve introdução aos modelos Kauai HEV e Tucson MHEV.

 

Kauai HEV

 

suv híbrido kauai hev na estrada

 

A Hyundai oferece várias tipologias de motorizações para o Kauai, nomeadamente, as opções gasolina e diesel, o Kauai 100% elétrico e o Kauai híbrido convencional.

 

Este último modelo – convencional – é o ideal para quem quer reduzir os consumos da motorização a gasolina, mas necessita de uma autonomia mais elevada do que a disponibilizada pelo modelo 100% elétrico.

 

O motor elétrico do Kauai HEV, em funcionamento conjunto com o motor a gasolina, permite diminuir os consumos do automóvel e, consequentemente, as emissões de gases poluentes.

 

Os veículos híbridos são, assim, mais amigos do ambiente, quando comparados com os automóveis tradicionais movidos a combustíveis fósseis.

 

O Kauai HEV conta com um motor a gasolina GDI de 1.6 litros. A injeção direta deste motor permite otimizar o seu desempenho. Este motor debita 105 cavalos.

 

Para além do motor a gasolina, este veículo conta ainda com um motor elétrico. Este motor, de elevada eficiência, oferece acelerações rápidas e ainda acrescenta 43,5 cavalos ao automóvel.

 

Juntos, os dois motores disponibilizam mais de 140 cavalos e 265 Nm de binário ao veículo.

 

Sendo um carro com vertente elétrica, não poderia faltar a bateria elétrica.

 

A bateria de iões de lítio polimerizados de 1,56 kWh permite otimizar os ciclos de carga/descarga. Estes ciclos acabam por contribuir para o desgaste da bateria. Ao melhorar a eficiência da bateria, diminui-se o desgaste e potencia-se a vida útil da bateria.

 

Mas se o carro não pode ser ligado à corrente elétrica, como é que carrega a bateria elétrica?

 

Através das travagens ou momentos de desaceleração do próprio veículo.

 

O Kauai HEV está equipado com um sistema de travagem regenerativa. Este sistema recarrega a bateria através do armazenamento da energia recolhida nas travagens ou momentos de desaceleração do carro.

 

A energia armazenada na bateria é depois enviada para o motor elétrico. Este tem como função auxiliar o motor a gasolina nas acelerações repentinas, nas subidas e nas descidas.

 

Ao auxiliar o motor a gasolina, diminui o esforço realizado por este, e, consequentemente, os consumos de combustível. É desta forma que a vertente elétrica permite diminuir os consumos.

 

E tudo isto sem que o condutor ou os ocupantes do veículo se apercebam, visto que é o automóvel quem ativa a tecnologia elétrica nos momentos necessários.

 

Existe, ainda, um outro fator que permite reduzir os consumos, ao mesmo tempo que aumenta a agilidade do veículo: o centro de gravidade extremamente baixo do Kauai HEV graças à instalação da bateria por baixo dos bancos.

 

Tucson MHEV

suv híbrido da hyundai estacionado

 

O Tucson MHEV está equipado com a mais recente tecnologia híbrida: a mild-hybrid, também conhecida como micro híbrida.

 

Esta tecnologia surgiu com o propósito de diminuir os consumos e emissões de gases poluentes dos veículos convencionais (movidos a combustível fóssil).

 

Qual a diferença entre os MHEV (micro híbridos) e os HEV (híbridos convencionais)?

 

Os MHEV estão equipados com um pequena bateria elétrica, o que faz com que a tecnologia possa facilmente ser introduzida em veículos cuja plataforma já existe sem a necessidade de grandes alterações à estrutura do veículo.

 

É precisamente o que acontece com o Tucson MHEV. No total, em Portugal, o Tucson oferece 3 motorizações distintas:

 

  • motor gasolina GDI de 1.6 litros;
  • mild-hybrid de 48 V combinado com o motor diesel 1.6 de 116 cavalos;
  • mild-hybrid de 48 V combinado com o motor diesel 1.6 de 136 cavalos.

 

A versão micro-híbrida é composta por um “motor” elétrico que acrescenta até 12 kW de potência ao motor a combustão, reduzindo o esforço deste e, consequentemente, o combustível consumido.

 

Na versão mild-hybrid de 48 V com o motor diesel 1.6 de 136 cavalos, o carro atinge os 185 cavalos e 400 Nm de binário máximo.

 

A bateria de polímero de iões de lítio tem uma capacidade de 0,44 kWh e, tal como a bateria dos híbridos convencionais, é carregada através do sistema de travagem regenerativa.

 

Existe uma opção melhor que a outra?

 

Não, não existe.

 

O Kauai e o Tucson são os SUVs híbridos de 2020 que a Hyundai tem no mercado. Para 2021 esperam-se algumas novidades que prometem agitar o segmento automóvel.

 

Relativamente aos híbridos convencionais, estes permitem uma maior redução nos consumos que os micro híbridos porque apresentam uma bateria elétrica maior. Como tal, o auxílio ao motor principal é maior. 

 

Contudo, uma vez que os micro híbridos são mais simples e têm menos componentes no seu sistema elétrico, normalmente têm um preço mais baixo que os híbridos convencionais.

 

Assim, a escolha cabe mesmo ao consumidor, considerando as suas necessidades e estilo de vida.

Tecnologia associada

Carros Híbridos Os motores elétrico e de combustão trabalham em conjunto para maior performance.
Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
Hyundai Kauai azul na estrada

KAUAI Hybrid: conheça o SUV híbrido Hyundai

Por Hyundai Portugal
Carro híbrido na estrada

Carros híbridos: o que são, tipos e vantagens associadas

Por Ekonomista

Este modelo Hyundai está no Top 10 melhores carros para comprar

Por Hyundai Portugal
Motor de carro Hyundai

Carros híbridos mais eficientes com Active Shift Control

Por Hyundai Portugal
Top