É possível respirar pelo tubo de escape de um carro a hidrogénio

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 19 Maio 2020  •  3 Minutos
Mireia Belmonte respira emissões do Hyundai NEXO

A Hyundai Motor Espanha lançou uma campanha que conta com a embaixadora da marca, Mireia Belmonte, na qual a atleta testa a tecnologia do carro movido a hidrogénio, Hyundai NEXO, respirando-a.  A campeã olímpica foi desafiada pela marca a treinar dentro de uma bolha gigante, diretamente ligada ao tubo de escape do seu carro movido a hidrogénio: o Hyundai NEXO. O objetivo era que Mireia respirasse apenas as emissões deste modelo ecológico.

 

Carros movidos a hidrogénio purificam o ar em 99%

 

Se à primeira vista lhe parece um desafio extremo, a Hyundai conseguiu demonstrar a eficiência da tecnologia limpa e amiga do ambiente que tem vindo a desenvolver. Para a atleta, o Hyundai NEXO não é um carro comum, começando pelo facto de ser um carro movido a hidrogénio.

 

“Obviamente este não é um carro comum, nem tão pouco as suas emissões. Inicialmente fiquei chocada com o conceito, mas agora posso dizer que foi um dos projetos mais incríveis em que já tive a oportunidade de participar”, afirmou Mireia  A atleta olímpica participou neste processo com o objetivo de demonstrar que as emissões diretas do Hyundai NEXO são constituídas apenas por vapor de água e oxigénio.

 

Atleta Mireia Belmonte a ser analisada por um médico

 

O Hyundai NEXO é um carro movido a hidrogénio e que por isso emite apenas vapor de água, auxiliando na purificação do ar em 99,9%. Esta experiência foi acompanhada de perto por Vicente de la Varga Salto, diretor do Centro Médico Desportivo Espanhol Camde, com o objetivo de demonstrar que os motores a hidrogénio não só têm zero emissões como ainda filtram o ar poluído, gerando energia.

 

O hidrogénio, é apontado, cada vez mais, como uma aposta segura para o futuro da mobilidade, por ser a única alternativa para a descarbonização à escala mundial. Até à data, não existe qualquer outra alternativa que permita atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos para a Europa.

 

 

NEXO: o novo carro a hidrogénio da Hyundai

 

A Hyundai é pioneira global no desenvolvimento de tecnologia fuel cell de hidrogénio. Desde 2013, a marca lançou o primeiro veículo a hidrogénio a ser comercializado no mundo, o ix35 Fuel Cell. O Hyundai NEXO, em 2018, foi a segunda geração de Veículo Elétrico Fuel Cell (FCEV), oferecendo uma autonomia de 666 quilómetros num único abastecimento (ciclo de testes WLTP).

 

Este modelo emite apenas vapor de água e purifica o ar durante a sua condução, filtrando 99,9% das partículas do ar no processo. O Hyundai NEXO é composto por fuel cell, motor elétrico, bateria e depósitos de hidrogénio, que se complementam.

 

Não parece, mas o funcionamento é simples: quando o hidrogénio armazenado nos depósitos passa para a bateria, este divide-se em protões e eletrões. O fluxo de eletrões criado no fuel cell cria a energia para alimentar o motor elétrico, enquanto os protões reagem às moléculas de oxigénio no ar, gerando calor e água, a única emissão deste carro movido a hidrogénio.

 

Com o seu motor a hidrogénio, o Hyundai NEXO é uma peça chave na estratégia e gama ecológica da Hyundai. A marca pretende lançar 38 modelos de carros ecológicos até 2025, acelerando o desenvolvimento da condução a zero emissões. Por sua vez, o design minimalista e fluído conjuga a mais recente tecnologia com o estilo SUV a hidrogénio, sem comprometer a elegância.

 

Além de não produzir emissões poluentes, o Hyundai NEXO ainda reduz a pegada poluente dos outros condutores. O futuro está cada vez mais perto, e é Hyundai.

Tecnologia associada

Carros a Hidrogénio Com a mais avançada tecnologia elétrica que purifica o ar poderá ir mais longe com zero emissões.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Hyundai Exporta Tecnologia Fuel Cell para Toda a Europa

Tecnologia Fuel Cell chega à Europa

Por Hyundai Portugal
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
carro a hidrogénio a andar na estrada

Carros a hidrogénio: o que são, como funcionam e quais as vantagens

Por Ekonomista
XCENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

Veículos a Hidrogénio: por um futuro sem emissões

Por Hyundai Portugal
Kauai Electric e IONIQ em parceria com o Museu Van Gogh

A arte de mãos dadas com a mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
Frotas Policiais Europeias passam a integrar carros elétricos da Hyundai

Carros Ecológicos em Frotas Policiais europeias

Por Hyundai Portugal

NEXO: 6 curiosidades sobre o carro a hidrogénio

Por Hyundai Portugal
Top