A Hyundai Motor Espanha lançou uma campanha que conta com a embaixadora da marca, Mireia Belmonte, na qual a atleta testa a tecnologia do carro movido a hidrogénio, Hyundai NEXO, respirando-a. A campeã olímpica foi desafiada pela marca a treinar dentro de uma bolha gigante, diretamente ligada ao tubo de escape do seu carro movido a hidrogénio: o Hyundai NEXO. O objetivo era que Mireia respirasse apenas as emissões deste modelo ecológico.
Carros movidos a hidrogénio purificam o ar em 99%
Se à primeira vista lhe parece um desafio extremo, a Hyundai conseguiu demonstrar a eficiência da tecnologia limpa e amiga do ambiente que tem vindo a desenvolver. Para a atleta, o Hyundai NEXO não é um carro comum, começando pelo facto de ser um carro movido a hidrogénio.
“Obviamente este não é um carro comum, nem tão pouco as suas emissões. Inicialmente fiquei chocada com o conceito, mas agora posso dizer que foi um dos projetos mais incríveis em que já tive a oportunidade de participar”, afirmou Mireia A atleta olímpica participou neste processo com o objetivo de demonstrar que as emissões diretas do Hyundai NEXO são constituídas apenas por vapor de água e oxigénio.
O Hyundai NEXO é um carro movido a hidrogénio e que por isso emite apenas vapor de água, auxiliando na purificação do ar em 99,9%. Esta experiência foi acompanhada de perto por Vicente de la Varga Salto, diretor do Centro Médico Desportivo Espanhol Camde, com o objetivo de demonstrar que os motores a hidrogénio não só têm zero emissões como ainda filtram o ar poluído, gerando energia.
O hidrogénio, é apontado, cada vez mais, como uma aposta segura para o futuro da mobilidade, por ser a única alternativa para a descarbonização à escala mundial. Até à data, não existe qualquer outra alternativa que permita atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos para a Europa.
NEXO: o novo carro a hidrogénio da Hyundai
A Hyundai é pioneira global no desenvolvimento de tecnologia fuel cell de hidrogénio. Desde 2013, a marca lançou o primeiro veículo a hidrogénio a ser comercializado no mundo, o ix35 Fuel Cell. O Hyundai NEXO, em 2018, foi a segunda geração de Veículo Elétrico Fuel Cell (FCEV), oferecendo uma autonomia de 666 quilómetros num único abastecimento (ciclo de testes WLTP).
Este modelo emite apenas vapor de água e purifica o ar durante a sua condução, filtrando 99,9% das partículas do ar no processo. O Hyundai NEXO é composto por fuel cell, motor elétrico, bateria e depósitos de hidrogénio, que se complementam.
Não parece, mas o funcionamento é simples: quando o hidrogénio armazenado nos depósitos passa para a bateria, este divide-se em protões e eletrões. O fluxo de eletrões criado no fuel cell cria a energia para alimentar o motor elétrico, enquanto os protões reagem às moléculas de oxigénio no ar, gerando calor e água, a única emissão deste carro movido a hidrogénio.
Com o seu motor a hidrogénio, o Hyundai NEXO é uma peça chave na estratégia e gama ecológica da Hyundai. A marca pretende lançar 38 modelos de carros ecológicos até 2025, acelerando o desenvolvimento da condução a zero emissões. Por sua vez, o design minimalista e fluído conjuga a mais recente tecnologia com o estilo SUV a hidrogénio, sem comprometer a elegância.
Além de não produzir emissões poluentes, o Hyundai NEXO ainda reduz a pegada poluente dos outros condutores. O futuro está cada vez mais perto, e é Hyundai.