A tecnologia de realidade virtual está cada vez mais presente em todos os setores, e no automóvel não é exceção. A Hyundai já recorre à realidade virtual no desenvolvimento dos seus automóveis. Com o passar do tempo, o automóvel deixou de ser um mero meio de transporte, tornando-se numa extensão do espaço de cada indivíduo.
Por isso, o Centro de Design da Hyundai na Europa (HDCE), tem optado por adaptar-se a esta mudança integrando a tecnologia de realidade virtual, no processo de desenvolvimento de todos os seus modelos.
Para que serve a realidade virtual na criação de novos automóveis?
Para otimizar o tempo despendido no desenvolvimento dos automóveis, o HDCE começou a utilizar como aliada a realidade virtual. Através desta tecnologia, já é possível entender e até mesmo sentir o design exterior e interior do produto, antes deste existir fisicamente.
Esta solução permite agilizar todo o processo de desenvolvimento de novos modelos que, até aqui, envolvia muitas etapas, a partir da construção de modelos físicos em argila.
Tecnologias que permitem conhecer o carro antes dele existir
A ideia de conceber o Virtual Seat Buck, o banco virtual da Hyundai, esteve em planeamento durante 10 anos. O resultado final é uma tecnologia avançada, que permitiu o desenvolvimento de novos automóveis de forma mais eficiente.
A Hyundai sempre teve um foco muito grande na procura de inovações que tornem os seus carros únicos. O Virtual Seat Buck é um exemplo de como a marca continua a implementar as mais recentes tecnologias em todos os processos de desenvolvimento de novos automóveis.
A utilização da realidade virtual neste processo veio a acelerar todos os passos referentes ao design dos carros, mas também responder de forma adequada a todas as exigências dos seus clientes.
O Virtual Seat Buck permite uma visualização mais rápida da informação de design de cada projeto e das cores e acabamentos dos modelos, desde o início do processo. Estes dados são partilhados simultaneamente com o departamento de engenharia, o que fomenta o diálogo constante entre as duas áreas.
À medida que cada etapa do desenvolvimento vai sendo guardada, pode ser trabalhada continuamente, pelos diferentes departamentos em simultâneo.
O que muda no desenvolvimento de novos carros com a realidade virtual?
Todo este processo em realidade virtual simplifica o desenvolvimento de novos automóveis da Hyundai. Além disso, reduz significativamente o tempo disponibilizado, ao permitir que as ideias sejam projetadas em formato 3D. Oferece ainda:
- Opções ilimitadas de cores;
- Aplicações de materiais;
- Apresentação dinâmica das diferentes funcionalidades.
Com a ajuda da realidade virtual, a Hyundai consegue acelerar a produção de novos automóveis e refinar todos os pormenores que os envolvem, num período de tempo mais curto. Isto permite que novos modelos cheguem ao mercado mais rapidamente.