subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
potencia para carregar carros eletricos - hyundai kauai ev

Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 17 Março 2021  •  2 Minutos
potencia para carregar carros eletricos - hyundai kauai ev

Perceber qual a potência necessária para carregar carros elétricos é um ponto de preocupação para muitos proprietários e condutores. Sobretudo para aqueles que estão a preparar-se para ter o seu primeiro veículo elétrico e que ainda podem não estar completamente informados.

 

Para compreender se a questão da potência é de facto importante e em que moldes pode afetar a decisão de compra, é preciso entender alguns conceitos-chave.

 

Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?

 

Baterias

 

Sem uma bateria, a acumuladora de energia, não há carro elétrico. Atualmente a bateria mais comum em carros elétricos é a de iões de lítio (Li-Ion). Esta bateria oferece a melhor relação capacidade-preço, além de ser eficiente e segura.

 

Tanto na composição como na forma é completamente distinta da tradicional bateria de 12 Volts. A bateria que alimenta um carro elétrico é composta por um conjunto de pilhas, agrupadas em módulos, ligados entre si.

 

Cada célula tem uma tensão em redor dos 3,7 Volts e, dependendo do número de células por módulo e do número de módulos, é calculada a voltagem da bateria. O cálculo da capacidade vai depender da densidade energética da célula, cujo rendimento está dependente de outros fatores, como o peso ou a temperatura, por exemplo.

 

Como sabemos, as baterias têm tempos de carregamento diferentes, o que depende de vários aspetos, como dimensão da bateria, potência da energia recebida e veloci­dade de carregamento do sistema instalado no automóvel.

 

 

Potência

 

A potência de energia que tem contratada em casa vai ter impacto direto no tempo que o seu veículo elétrico demora a carregar. Por exemplo, a corrente alternada monofásica oferece menos capacidade do que uma wallbox, que é capaz de transformar e elevar a potência da energia.

 

Quando compra um carro elétrico ele vem à partida com o cabo de carregamento, para ligar a uma tomada doméstica.

 

Apesar da existência da rede pública de postos de carregamento, é indispensável para quem seja proprietário de um veículo elétrico, ter um espaço próprio onde possa carregar a bateria da viatura.

 

As potências contratadas mais comuns, nas casas portuguesas, são o suficiente para carregar carros elétricos. Contudo, com o aumento da energia disponível nas baterias mais recentes, o tempo necessário para carregar as baterias também aumenta consideravelmente.

 

O uso de um posto de carregamento rápido, público, ou de uma wallbox vai reduzir o tempo de carregamento, visto serem ferramentas já concebidas para este propósito.

 

Em alguns mercados, certos concessionários podem oferecer aos clientes uma verificação ao domicílio, onde um eletricista certificado lhe dará recomendações profissionais e ajudará a preparar a documentação para o seu fornecedor de eletricidade. Após a verificação no domicílio, poderá contactar o seu fornecedor de eletricidade.

 

Deste modo, pode tomar uma decisão informada. Não deixe de consultar os nossos artigos sobre carregadores para carros elétricos e postos de carregamento.

 

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
IONIQ 5

Vai comprar o seu primeiro carro elétrico? Descubra tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Símbolo IONIQ no London Eye, em Londres

Novos carros elétricos: Conheça a IONIQ

Por Hyundai Portugal
Híbrido ou Elétrico

Híbrido ou Elétrico: diferenças, vantagens e para quem se destinam

Por Ekonomista
kauai ev melhor carro elétrico

Melhor Carro Elétrico do seu Segmento: KAUAI recebe distinção internacional

Por Hyundai Portugal
baterias carros elétricos

Baterias de Carros Elétricos: o que precisa de saber

Por Ekonomista
Bertrand Piccard com o IONIQ 5

Hyundai renova parceria com ambientalista Bertrand Piccard

Por Hyundai Portugal
manutenção carro elétrico

Manutenção de carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
cartão carregamento carros elétricos - Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

Cartão de carregamento de carros elétricos: descubra as vantagens dos operadores

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
ioniq 5 German Car of the Year

Hyundai IONIQ 5 eleito German Car of the Year 2022

Por Hyundai Portugal
carros elétricos são realmente ecológicos

Os carros elétricos são realmente ecológicos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ a carregar

Tipos de carros elétricos e as suas características

Por Hyundai Portugal
Top