Perceber qual a potência necessária para carregar carros elétricos é um ponto de preocupação para muitos proprietários e condutores. Sobretudo para aqueles que estão a preparar-se para ter o seu primeiro veículo elétrico e que ainda podem não estar completamente informados.
Para compreender se a questão da potência é de facto importante e em que moldes pode afetar a decisão de compra, é preciso entender alguns conceitos-chave.
Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?
Baterias
Sem uma bateria, a acumuladora de energia, não há carro elétrico. Atualmente a bateria mais comum em carros elétricos é a de iões de lítio (Li-Ion). Esta bateria oferece a melhor relação capacidade-preço, além de ser eficiente e segura.
Tanto na composição como na forma é completamente distinta da tradicional bateria de 12 Volts. A bateria que alimenta um carro elétrico é composta por um conjunto de pilhas, agrupadas em módulos, ligados entre si.
Cada célula tem uma tensão em redor dos 3,7 Volts e, dependendo do número de células por módulo e do número de módulos, é calculada a voltagem da bateria. O cálculo da capacidade vai depender da densidade energética da célula, cujo rendimento está dependente de outros fatores, como o peso ou a temperatura, por exemplo.
Como sabemos, as baterias têm tempos de carregamento diferentes, o que depende de vários aspetos, como dimensão da bateria, potência da energia recebida e velocidade de carregamento do sistema instalado no automóvel.
Potência
A potência de energia que tem contratada em casa vai ter impacto direto no tempo que o seu veículo elétrico demora a carregar. Por exemplo, a corrente alternada monofásica oferece menos capacidade do que uma wallbox, que é capaz de transformar e elevar a potência da energia.
Quando compra um carro elétrico ele vem à partida com o cabo de carregamento, para ligar a uma tomada doméstica.
Apesar da existência da rede pública de postos de carregamento, é indispensável para quem seja proprietário de um veículo elétrico, ter um espaço próprio onde possa carregar a bateria da viatura.
As potências contratadas mais comuns, nas casas portuguesas, são o suficiente para carregar carros elétricos. Contudo, com o aumento da energia disponível nas baterias mais recentes, o tempo necessário para carregar as baterias também aumenta consideravelmente.
O uso de um posto de carregamento rápido, público, ou de uma wallbox vai reduzir o tempo de carregamento, visto serem ferramentas já concebidas para este propósito.
Em alguns mercados, certos concessionários podem oferecer aos clientes uma verificação ao domicílio, onde um eletricista certificado lhe dará recomendações profissionais e ajudará a preparar a documentação para o seu fornecedor de eletricidade. Após a verificação no domicílio, poderá contactar o seu fornecedor de eletricidade.
Deste modo, pode tomar uma decisão informada. Não deixe de consultar os nossos artigos sobre carregadores para carros elétricos e postos de carregamento.