A Hyundai e a Uber apresentaram o primeiro táxi aéreo em escala real, dando a conhecer a parceria entre as duas marcas para desenvolver Uber Air Taxis, criando assim a primeira rede de táxis aéreos.
A Hyundai é a primeira marca de automóvel a aderir à iniciativa Uber Elevate, trazendo a capacidade de produção de um gigante automóvel, com um histórico recorde de produção de viaturas elétricas. O concept de táxi aéreo que a Hyundai divulgou no Consumer Electronics Show (CES) foi concebido, em parte, através do processo de design aberto da Uber, numa abordagem inspirada na NASA.
Mobilidade aérea: parceria que transforma os transportes urbanos
Nesta parceria, a Hyundai ficará responsável pela produção e implementação dos táxis aéreos, enquanto que a Uber fornecerá os serviços de transporte aéreo, com as conexões para o transporte terrestre e as interfaces com clientes, através de ride share. Hyundai e Uber estão a colaborar nos conceitos das infraestruturas, de forma a apoiar a descolagem e aterragem desta nova rede de táxis aéreos.
A parceria foi levada a cabo pelo Departamento de Mobilidade Aérea Urbana da Hyundai, que tem como objetivo transformar o significado dos transportes urbanos relativamente à mobilidade aérea.
A Hyundai colaborou com a Uber para desenvolver o modelo PAV (Veículo Aéreo Individualizado) S-A1, que utiliza processos de design inovadores para otimizar a descolagem e aterragem vertical elétrica (eVTOL) e assim criar esta rede de táxis aéreos.
Design do táxi aéreo inspirado no modelo S-A1 da Hyundai
A iniciativa Elevate baseia o seu processo na abordagem histórica da NASA de apresentar, publicamente, os seus concepts de design. Esta abordagem permite inspirar a inovação entre múltiplas empresas, fomentar o desenvolvimento de modelos de investigação comuns, chegando a novos conceitos de aerodinâmica, e catalisar o progresso da indústria.
Como resultado, o modelo S-A1 da Hyundai reflete os designs anteriores eVTOL, com as seguintes caraterísticas:
- Consegue atingir uma velocidade cruzeiro de 290km/h e altitude cruzeiro de cerca de 1.000 a 2.000 pés, acima do nível do mar, com uma autonomia até 100 km.
- É 100% elétrico, utilizado propulsão elétrica distribuída e, durante as horas de maior tráfego, levará apenas 5 a 7 minutos a recarregar.
- Utiliza propulsão elétrica distribuída, alimentando múltiplos rotores e hélices para maior segurança, diminuindo possibilidades de falha. O facto de ter vários rotores também reduz o ruído que advém de rotores maiores com motor de combustão, fator muito importante para as cidades.
- Foi concebido para descolar verticalmente, transitar para suporte por asas em cruzeiro e, depois, voltar novamente ao voo vertical para aterrar.
Inicialmente, este táxi aéreo será conduzido, mas posteriormente deverá tornar-se autónomo. - A cabine foi concebida para quatro lugares de passageiros, permitindo embarcar e desembarcar facilmente e com mais espaço.
A Uber classifica esta parceria como uma mais-valia, acima de tudo, para os seus clientes. Nas palavras de Eric Allison, diretor da Uber Elevate, “a Hyundai tem o potencial para produzir o transporte aéreo Uber Air com valores nunca vistos na atual indústria aeroespacial.”
Pioneira nesta nova era de mobilidade, a Hyundai continua a explorar novas formas de transporte urbano, como o concept PAV elétrico e o novo concept Purpose Built Vehicle (PBV). A visão da Hyundai para criar comunidades de sistemas de circulação futuros, ganha destaque com mais um novo concept, desta vez para infraestruturas, chamado Hub.
A intenção é que, quando vários PBVs e PAVs estão atracados e conectados a um Hub, estes criam um novo espaço público onde diversos grupos de pessoas se juntam.