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Homem e mulher com kauai elétrico na rua

Preço do carro elétrico: é possível poupar?

Por Ekonomista
Atualizado em 19 Julho 2022
Publicado em 5 Março 2021  •  7 Minutos
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

Equaciona comprar um automóvel novo e gostava de saber se consegue poupar com um carro ecosustentável mesmo tendo em conta o preço de um carro elétrico? Descubra se é ou não possível através das nossas contas.

 

Se, no passado, a análise da poupança era feita entre um carro a gasolina ou a diesel, atualmente a conversa mudou e já se questiona a possibilidade de poupar com um carro elétrico. Este é um tema que, devido às condições de mercado e da evolução tecnológica, ainda não se encontra explorado e totalmente esclarecido.

 

Preço carro elétrico: é possível poupar? Verdade ou mito?

 

Verdade. Esta poupança irá depender de vários fatores, sobretudo dos quilómetros que percorre (anualmente e diariamente), do valor de aquisição do automóvel e dos custos de manutenção.

 

Os quilómetros são relevantes porque caso percorra acima dos 400 km diariamente, a escolha de um automóvel 100% elétrico tem de ser bem equacionada, por questões de autonomia e dos tempos de carregamento. Relativamente aos quilómetros anuais, deve-se verificar se compensa comprar um carro com um custo de aquisição superior para poupar na fonte de energia.

 

O preço do carro elétrico também é um condicionante porque pode impedi-lo de ser elegível para apoios na compra de um veículo elétrico. É ainda importante mencionar os benefícios monetários e fiscais associados à compra de veículos amigos do ambiente. Estes apoios são para pessoas singulares e coletivas.

 

Como é que é possível poupar com um carro elétrico?

 

comprar carro elétrico

 

Neste exemplo, vamos fazer as contas com o KAUAI 100% elétrico e o Kauai diesel com a mesma potência. O KAUAI 100% elétrico tem um custo perto dos 45.000€ e o KAUAI diesel dos 26.500€.

 

É verdade que na aquisição o veículo elétrico tem um custo superior. No entanto, deve considerar outros componentes, tais como: custos de manutenção, impostos e outros benefícios.

 

Custos de manutenção

 

A manutenção é, definitivamente, um fator relevante. E, neste aspeto, o elétrico sai mais em conta.

 

Geralmente, um carro tradicional a diesel deve fazer a revisão ao fim de percorrer 30.000 km. Nesta altura é frequente, recomendado, e muitas vezes necessário, trocar alguns componentes de desgaste, tais como: óleo, pastilhas de travão e outros.

 

Os carros elétricos podem passar os 15.000 km sem fazer a substituição de peças, fazendo apenas uma manutenção mais básica, porque o seu sistema não contempla grande parte destes componentes de desgaste. Os motores de combustão têm mais peças “móveis” e que precisam de manutenção.

 

Para ilustrar esta situação, listamos alguns componentes que estão em cada um dos motores e que representam um custo de manutenção.

 

Alguns dos componentes que exigem manutenção nos dois tipos de carro

 

 Componente               Carro elétrico              Carro a combustão 
 Filtro do ar                        ☓                             ✓
 Filtro de combustível                        ☓                             ✓
 Velas                        ☓                             ✓
 Filtro do óleo                        ☓                             ✓
 Correias de distribuição                        ☓                             ✓
 Filtro de ar do habitáculo                        ✓                             ✓
 Óleo do motor                        ☓                             ✓
 Pastilhas dos travões                        ✓                             ✓

 

Desta forma, podemos ver que o carro elétrico é mais simples e exige uma menor manutenção. Como tal, o custo de manutenção dos elétricos é inferior à dos carros a combustão.

 

Para além disso, o desgaste nas pastilhas de travão é superior nos carros a combustão. Resumidamente, isto acontece porque as travagens “suaves” de um elétrico realizam-se de uma forma regenerativa.

 

É importante ainda salientar que componentes como óleo de motor, filtros de combustível e outros, requerem uma manutenção regular que, facilmente, atinge valores entre 200€ a 250€, por intervenção de manutenção.

 

Agora, imaginando que é necessário realizar a manutenção / mudar todos os componentes listados na tabela anterior: no carro elétrico tem dois componentes para realizar a manutenção, e no carro tradicional tem oito componentes.

 

Num carro a combustão, a revisão destes componentes será cerca de 500€. Por outro lado, num elétrico, provavelmente gastaria cerca de 250€.

Custo carregamento vs. custo combustível

 

Os carros, elétricos ou a combustão, precisam de uma fonte de energia para se mover. Em fevereiro de 2020, de acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, os combustíveis em Portugal tinham um preço médio que rondava para:

 

  • Gasóleo: 1,90€ / litro
  • Gasolina 95: 1,95€ / litro
  • Gasolina 98: 2,11€ / litro

 

Relativamente ao preço da eletricidade fora e dentro de casa, é preciso ter em atenção que o montante final a pagar não é fixo.

 

O preço irá depender do seu fornecedor de energia em casa e, para os carregamentos fora de casa, do operador que escolher. Carregar o automóvel fora de casa tem outros custos para além do da eletricidade, nomeadamente os custos de utilização dos postos e as taxas e impostos.

 

Pode consultar os custos de utilização dos postos de carregamento públicos na MOBI.E. As taxas e impostos a pagar no carregamento fora de casa são: Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica (IEC), no valor de 0,001€/ kW, e ainda o IVA.

 

Vamos considerar que o preço médio por kW de 0,22€. Quanto custa percorrer 100 km num carro a combustão e num elétrico? É isso que vamos ver.

 

Exemplo:

 

Com base nos custos dos combustíveis e da eletricidade, calculamos o custo para percorrer 100 km.

 

Consideramos um consumo de 7 litros para percorrer 100 km nos carros a combustão. Para o elétrico consideramos um consumo de 15 kWh de eletricidade para cada 100 km.

 

Baseado nos valores apresentados, o custo para percorrer 100 km será o seguinte:

 

  • 13,30€ para um carro a diesel
  • 13,65€ para um carro a gasolina 95
  • 14,77€ para um carro a gasolina 98
  • 3,3€ para um carro elétrico

 

Se, durante um ano, percorrer 20.000 km, os seus custos totais serão, aproximadamente, os seguintes:

 

  • 2.660€ para um carro a diesel
  • 2.730€ para um carro a gasolina 95
  • 2.954para um carro a gasolina 98
  • 660€ para um carro elétrico

 

Resumo:

 

O custo total em combustíveis é, no mínimo, três vezes superior quando comparado com um automóvel que usa a eletricidade para percorrer a mesma distância.

 

Um estudo no Canadá encontrou resultados semelhantes ao exemplo apresentado.

 

kauai electric

 

Incentivos à compra de veículos elétricos

 

Há vários incentivos fiscais para quem compra veículos elétricos. A ideia é “premiar” quem procura soluções mais ecológicas e é uma grande ajuda visto o preço do carro elétrico ser maior do que o dos veículos “convencionais”.

 

Os veículos movidos a combustíveis fósseis não são alvos destas iniciativas. Aliás, há cada vez mais legislações a regular, penalizar e controlar a produção deste tipo de veículos. O Governo Português decidiu promover a aquisição de veículos elétricos novos através da implementação de um benefício monetário.

 

Este é de 4.000€ para pessoas singulares, na compra de um carro, e de 6000€ para pessoas coletivas, na compra de dois carros. Para ter acesso a este benefício os proprietários necessitam apresentar uma candidatura e aguardar pela validação e aceitação da mesma.

 

É importante referir que há um limite previsto para o incentivo para todo o país: 5.200.000€. Atingindo este limite, mesmo que reúna todas as condições para o receber, não o receberá.

 

Uma das condições para usufruir desta iniciativa do governo implica que os beneficiários do incentivo mantenham os veículos por um período mínimo de 24 meses.

 

Para além disso, se o veículo ligeiro que pretende adquirir custa mais de 62.500 €, não será elegível para usufruir desta medida.

 

Informações mais completas e detalhadas sobre o incentivo, tais como condições e documentos exigidos, podem ser consultadas no site do Fundo Ambiental.

 

Para além deste benefício do Governo, existem outras vantagens para quem compra um carro elétrico e que ajudam a compensar o investimento inicial:

 

 

Contas finais

 

Os custos de manutenção são complexos de mensurar e prever. No entanto, para ambos os modelos foram idealizados cenários ideais e contabilizado um período de oito anos.

 

 Kauai 100% elétrico  Kauai Diesel   Diferença 
 Custo de aquisição 45.000€ 26.500€  – 12.500€
 Incentivos  4.000€  Não tem  + 3.000€
 IUC  Isento  140€ * 8 anos = 1.120€  + 1.120€
 Custo combustíveis (20.000 km)  660€ * 8 anos = 5.280€  1.987€ * 8 anos = 15.896‬ €  + 10.616 €
 Custo de manutenção aproximado para componentes “básicos”  250€ * 8 anos = 2.000€  500€ * 8 anos = 4.000€  + 2.000€
Total  + 5.321€

 

É verdade que o Kauai elétrico custa mais 12.500€ do que um Kauai Diesel com a mesma potência. Em contrapartida, o elétrico permite uma poupança nas contas diárias e anuais.

 

Pelo exemplo apresentado e tendo em contas estes dados, ao fim de oito anos a diferença do valor de aquisição do carro elétrico estará paga e ainda se verificará uma poupança de 5.321€ quando comparado com a versão diesel. Mesmo com o tipicamente mais elevado preço do carro elétrico, a poupança é possível.

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