Equaciona comprar um automóvel novo e gostava de saber se consegue poupar com um carro ecosustentável mesmo tendo em conta o preço de um carro elétrico? Descubra se é ou não possível através das nossas contas.
Se, no passado, a análise da poupança era feita entre um carro a gasolina ou a diesel, atualmente a conversa mudou e já se questiona a possibilidade de poupar com um carro elétrico. Este é um tema que, devido às condições de mercado e da evolução tecnológica, ainda não se encontra explorado e totalmente esclarecido.
Preço carro elétrico: é possível poupar? Verdade ou mito?
Verdade. Esta poupança irá depender de vários fatores, sobretudo dos quilómetros que percorre (anualmente e diariamente), do valor de aquisição do automóvel e dos custos de manutenção.
Os quilómetros são relevantes porque caso percorra acima dos 400 km diariamente, a escolha de um automóvel 100% elétrico tem de ser bem equacionada, por questões de autonomia e dos tempos de carregamento. Relativamente aos quilómetros anuais, deve-se verificar se compensa comprar um carro com um custo de aquisição superior para poupar na fonte de energia.
O preço do carro elétrico também é um condicionante porque pode impedi-lo de ser elegível para apoios na compra de um veículo elétrico. É ainda importante mencionar os benefícios monetários e fiscais associados à compra de veículos amigos do ambiente. Estes apoios são para pessoas singulares e coletivas.
Como é que é possível poupar com um carro elétrico?
Neste exemplo, vamos fazer as contas com o KAUAI 100% elétrico e o Kauai diesel com a mesma potência. O KAUAI 100% elétrico tem um custo perto dos 45.000€ e o KAUAI diesel dos 26.500€.
É verdade que na aquisição o veículo elétrico tem um custo superior. No entanto, deve considerar outros componentes, tais como: custos de manutenção, impostos e outros benefícios.
Custos de manutenção
A manutenção é, definitivamente, um fator relevante. E, neste aspeto, o elétrico sai mais em conta.
Geralmente, um carro tradicional a diesel deve fazer a revisão ao fim de percorrer 30.000 km. Nesta altura é frequente, recomendado, e muitas vezes necessário, trocar alguns componentes de desgaste, tais como: óleo, pastilhas de travão e outros.
Os carros elétricos podem passar os 15.000 km sem fazer a substituição de peças, fazendo apenas uma manutenção mais básica, porque o seu sistema não contempla grande parte destes componentes de desgaste. Os motores de combustão têm mais peças “móveis” e que precisam de manutenção.
Para ilustrar esta situação, listamos alguns componentes que estão em cada um dos motores e que representam um custo de manutenção.
Alguns dos componentes que exigem manutenção nos dois tipos de carro
Componente | Carro elétrico | Carro a combustão |
Filtro do ar | ☓ | ✓ |
Filtro de combustível | ☓ | ✓ |
Velas | ☓ | ✓ |
Filtro do óleo | ☓ | ✓ |
Correias de distribuição | ☓ | ✓ |
Filtro de ar do habitáculo | ✓ | ✓ |
Óleo do motor | ☓ | ✓ |
Pastilhas dos travões | ✓ | ✓ |
Desta forma, podemos ver que o carro elétrico é mais simples e exige uma menor manutenção. Como tal, o custo de manutenção dos elétricos é inferior à dos carros a combustão.
Para além disso, o desgaste nas pastilhas de travão é superior nos carros a combustão. Resumidamente, isto acontece porque as travagens “suaves” de um elétrico realizam-se de uma forma regenerativa.
É importante ainda salientar que componentes como óleo de motor, filtros de combustível e outros, requerem uma manutenção regular que, facilmente, atinge valores entre 200€ a 250€, por intervenção de manutenção.
Agora, imaginando que é necessário realizar a manutenção / mudar todos os componentes listados na tabela anterior: no carro elétrico tem dois componentes para realizar a manutenção, e no carro tradicional tem oito componentes.
Num carro a combustão, a revisão destes componentes será cerca de 500€. Por outro lado, num elétrico, provavelmente gastaria cerca de 250€.
Custo carregamento vs. custo combustível
Os carros, elétricos ou a combustão, precisam de uma fonte de energia para se mover. Em fevereiro de 2020, de acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, os combustíveis em Portugal tinham um preço médio que rondava para:
- Gasóleo: 1,90€ / litro
- Gasolina 95: 1,95€ / litro
- Gasolina 98: 2,11€ / litro
Relativamente ao preço da eletricidade fora e dentro de casa, é preciso ter em atenção que o montante final a pagar não é fixo.
O preço irá depender do seu fornecedor de energia em casa e, para os carregamentos fora de casa, do operador que escolher. Carregar o automóvel fora de casa tem outros custos para além do da eletricidade, nomeadamente os custos de utilização dos postos e as taxas e impostos.
Pode consultar os custos de utilização dos postos de carregamento públicos na MOBI.E. As taxas e impostos a pagar no carregamento fora de casa são: Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica (IEC), no valor de 0,001€/ kW, e ainda o IVA.
Vamos considerar que o preço médio por kW de 0,22€. Quanto custa percorrer 100 km num carro a combustão e num elétrico? É isso que vamos ver.
Exemplo:
Com base nos custos dos combustíveis e da eletricidade, calculamos o custo para percorrer 100 km.
Consideramos um consumo de 7 litros para percorrer 100 km nos carros a combustão. Para o elétrico consideramos um consumo de 15 kWh de eletricidade para cada 100 km.
Baseado nos valores apresentados, o custo para percorrer 100 km será o seguinte:
- 13,30€ para um carro a diesel
- 13,65€ para um carro a gasolina 95
- 14,77€ para um carro a gasolina 98
- 3,3€ para um carro elétrico
Se, durante um ano, percorrer 20.000 km, os seus custos totais serão, aproximadamente, os seguintes:
- 2.660€ para um carro a diesel
- 2.730€ para um carro a gasolina 95
- 2.954para um carro a gasolina 98
- 660€ para um carro elétrico
Resumo:
O custo total em combustíveis é, no mínimo, três vezes superior quando comparado com um automóvel que usa a eletricidade para percorrer a mesma distância.
Um estudo no Canadá encontrou resultados semelhantes ao exemplo apresentado.
Incentivos à compra de veículos elétricos
Há vários incentivos fiscais para quem compra veículos elétricos. A ideia é “premiar” quem procura soluções mais ecológicas e é uma grande ajuda visto o preço do carro elétrico ser maior do que o dos veículos “convencionais”.
Os veículos movidos a combustíveis fósseis não são alvos destas iniciativas. Aliás, há cada vez mais legislações a regular, penalizar e controlar a produção deste tipo de veículos. O Governo Português decidiu promover a aquisição de veículos elétricos novos através da implementação de um benefício monetário.
Este é de 4.000€ para pessoas singulares, na compra de um carro, e de 6000€ para pessoas coletivas, na compra de dois carros. Para ter acesso a este benefício os proprietários necessitam apresentar uma candidatura e aguardar pela validação e aceitação da mesma.
É importante referir que há um limite previsto para o incentivo para todo o país: 5.200.000€. Atingindo este limite, mesmo que reúna todas as condições para o receber, não o receberá.
Uma das condições para usufruir desta iniciativa do governo implica que os beneficiários do incentivo mantenham os veículos por um período mínimo de 24 meses.
Para além disso, se o veículo ligeiro que pretende adquirir custa mais de 62.500 €, não será elegível para usufruir desta medida.
Informações mais completas e detalhadas sobre o incentivo, tais como condições e documentos exigidos, podem ser consultadas no site do Fundo Ambiental.
Para além deste benefício do Governo, existem outras vantagens para quem compra um carro elétrico e que ajudam a compensar o investimento inicial:
- Benefícios fiscais para empresas (IVA, IRC, Tributação autónoma);
- Isenção de imposto único de circulação;
- Redução ou isenção dos custos de parqueamento em algumas cidades.
Contas finais
Os custos de manutenção são complexos de mensurar e prever. No entanto, para ambos os modelos foram idealizados cenários ideais e contabilizado um período de oito anos.
Kauai 100% elétrico | Kauai Diesel | Diferença | |
Custo de aquisição | 45.000€ | 26.500€ | – 12.500€ |
Incentivos | 4.000€ | Não tem | + 3.000€ |
IUC | Isento | 140€ * 8 anos = 1.120€ | + 1.120€ |
Custo combustíveis (20.000 km) | 660€ * 8 anos = 5.280€ | 1.987€ * 8 anos = 15.896 € | + 10.616 € |
Custo de manutenção aproximado para componentes “básicos” | 250€ * 8 anos = 2.000€ | 500€ * 8 anos = 4.000€ | + 2.000€ |
Total | + 5.321€ |
É verdade que o Kauai elétrico custa mais 12.500€ do que um Kauai Diesel com a mesma potência. Em contrapartida, o elétrico permite uma poupança nas contas diárias e anuais.
Pelo exemplo apresentado e tendo em contas estes dados, ao fim de oito anos a diferença do valor de aquisição do carro elétrico estará paga e ainda se verificará uma poupança de 5.321€ quando comparado com a versão diesel. Mesmo com o tipicamente mais elevado preço do carro elétrico, a poupança é possível.