Se é proprietário de um elétrico ou está a pensar comprar um, é provável que se questione acerca do preço de carregamento de carros elétricos. Os custos de carregamento continuam a ser uma das principais dúvidas no mundo da ecomobilidade. Quando custa carregar um carro elétrico? É mais barato do que abastecer um veículo convencional com motor a combustão?
É importante esclarecer algumas dúvidas e perceber de facto, o preço de carregamento dos carros elétricos.
Preço de carregamento de carros elétricos: o que precisa de saber
O preço de carregamento de carros elétricos tem duas condicionantes que, à partida, podem influenciá-lo. São elas o modelo do automóvel e o sistema de carregamento do mesmo.
Onde se podem carregar carros elétricos?
É possível carregar veículos elétricos em dois locais distintos: em casa, ou na rua. Em casa, os veículos podem ser carregados através da ligação a uma tomada normal, ou através de uma wallbox. A wallbox é um sistema que pode ser instalado em casa, e que permite um carregamento mais rápido.
Na rua, os veículos podem ser carregados num dos vários postos de carregamento disponíveis, concessionados por diferentes empresas.
Podemos também dizer-lhe que, se preferir carregar o seu carro elétrico em casa, fazê-lo através de uma wallbox pode ser vantajoso, uma vez que é bem mais rápido do que através de uma tomada doméstica normal.
Preço de carregamento de carros elétricos em casa
O tipo de contrato que tem com o seu fornecedor de serviços vai definir o que vai pagar todos os meses para carregar o seu veículo elétrico. Consulte bem as condições do seu contrato e perceba quanto paga por kW por hora.
Preço de carregamento de carros elétricos na rua
As redes de carregamento MOBI.E tem postos de carregamentos normais, semi-rápidos e rápidos. Por exemplo, os postos de carregamento rápidos permitem o carregamento de 80% da bateria em cerca de 50 minutos.
O custo de carregamento num posto desta rede, bem distribuída pelo território nacional, vai depender da concessionária do mesmo, tal como acontece com os combustíveis convencionais.
Quanto custa carregar um elétrico?
A resposta a esta questão é, como vimos, variada, de acordo com uma série de fatores que influenciam o preço de carregamento de um carro elétrico. Ainda assim podemos dizer-lhe que quando comparamos com os custos de abastecimento de um veículo a combustão, a poupança é real.
Embora o custo inicial de um veículo elétrico seja mais elevado que o de um veículo a combustão com as mesmas características, a poupança em combustível ao longo dos anos permite abater esse diferencial.
A poupança no carregamento é uma das vantagens dos veículos elétricos e um dos motivos pelo qual estes veículos têm uma quota de mercado cada vez maior. Continue a contar com a Blue Academy para esclarecer todas as suas dúvidas sobre ecomobilidade!