postos de carregamento rapido

Postos de carregamento rápido: tudo o que precisa de saber

Ekonomista
Por Ekonomista 3 Dezembro 2020  •  5 Minutos
postos de carregamento rapido

Não sabe como funciona o carregamento nos postos de carregamento rápidos? Nem qual o seu custo, bem como vantagens e desvantagens? Descubra tudo aqui.

 

Os veículos elétricos podem ser carregados em diversos locais, nomeadamente, em postos de carregamento rápido.

 

Estes postos, tal como o próprio nome indica, permitem carregamentos mais rápidos que os postos de carregamento normais. Em poucos minutos é possível aumentar a autonomia do automóvel em várias dezenas de quilómetros.

 

Os postos de carregamento rápido podem ser encontrados na rua em alguns locais públicos, mas também privados.

 

Ter acesso a este tipo de postos é fundamental para quem realiza viagens longas. Por vezes é necessário carregar o automóvel ao longo da viagem, e utilizar postos de carregamento rápido permite um carregamento de poucos minutos e não afeta significativamente o tempo total de viagem.

 

Contudo, embora extremamente úteis e com inúmeras vantagens, a utilização deste tipo de postos é mais dispendiosa e requer alguns cuidados.

 

Para melhor esclarecer as questões relacionadas com os postos de carregamento rápido, foi elaborado o presente artigo.

 

Nele explicamos o que são postos de carregamento rápido, onde estão localizados, como devem ser utilizados, quais os custos associados à sua utilização e os cuidados que deve ter ao utilizar um destes postos.

 

Postos de carregamento rápido: tudo o que precisa saber

 

O que são postos de carregamento rápido

 

Os postos de carregamento rápido (PCR) ou Modo de Carga 4, são postos de carregamento que permitem o carregamento de cerca de 80% da capacidade da bateria elétrica em poucos minutos.

 

Tomada de carregamento de carro elétrico

 

O Hyundai KAUAI Electric, por exemplo, demora apenas 54 minutos a atingir 80% da carga da bateria quando utiliza um posto de carregamento rápido de 100 kW de corrente direta (DC).

 

Estes postos rápidos utilizam um carregador que altera a corrente elétrica fornecida ao veículo, passando-a de corrente alternada (AC) para contínua (DC). Isto permite que o automóvel receba uma maior quantidade de energia, carregando-o mais rapidamente.

 

A energia fornecida ao veículo é de, pelo menos, 50 kW. 

 

A duração do carregamento e a quantidade de energia recebida no veículo depende das características do próprio automóvel, nomeadamente, da capacidade do carregador instalado no seu interior e da capacidade da bateria elétrica.

 

Quanto maior a capacidade do carregador interno e da bateria do veículo, mais rápido será o carregamento.

 

Em relação aos conectores, nestes postos geralmente consegue encontrar conectores CHAdeMO, padrão japonês, e Combined Charging System (CCS), padrão norte americano e europeu.

 

Onde estão localizados os postos de carregamento rápido

 

Estes postos podem ser encontrados, na sua maioria, em autoestradas. É nestes locais que, geralmente, a necessidade de um carregamento rápido é mais sentida por parte dos utilizadores de veículos elétricos.

 

Imagine que está a realizar uma longa viagem em autoestrada e a autonomia restante não é suficiente para a concluir.

 

Sair da autoestrada e procurar um posto de carregamento não é o mais conveniente. E é nestes locais que os condutores mais privilegiam um carregamento que seja rápido e que aumente exponencialmente a autonomia do veículo.

 

Alguns postos de carregamento rápidos também podem ser encontrados nas grandes cidades.

 

Os postos de carregamento rápidos da rede Mobi.e podem ser pesquisados no site desta empresa pública.

 

Aqui pode filtrar apenas os postos de carregamento rápido e o tipo de tomada compatível com o seu automóvel.

 

Uma outra alternativa para a pesquisa da localização destes postos de carregamento é utilização de uma aplicação para smartphone.

 

Como utilizar postos de carregamento rápido

 

A forma de utilização de postos de carregamento rápido da rede Mobi.e é exatamente a mesma que para qualquer outro posto de carregamento.

 

Nos postos de carregamento privados o modo de carregamento pode ser diferente, considerando as particularidades do próprio local e as regras definidas pelo entidade que regula o espaço.

 

Os passos para realizar o carregamento nos postos rápidos geridos pela rede Mobi.e, são os seguintes:

 

  1. deslocar-se até posto de carregamento;
  2. passar o cartão no posto de carregamento, no local de leitura do mesmo;
  3. selecionar o carregamento;
  4. escolher a tomada compatível com o seu veículo;
  5. conectar a ficha ao veículo;
  6. quando quiser terminar o carregamento basta passar o cartão no posto de carregamento, no local de leitura do mesmo;
  7. selecionar a opção “terminar carregamento”;
  8. retirar a ficha do veículo.

 

Hyundai Kauai a carregar

 

Quanto é que custa carregar nestes postos

 

O carregamento em postos de carregamento rápido da rede Mobi.e implica a celebração de um contrato com um CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) autorizado.

 

Depois de celebrado o contrato, o CEME enviará o cartão necessário para aceder a qualquer um dos postos da rede de carregamento Mobi.e, independentemente da sua tipologia.

 

O contrato celebrado com o CEME definirá apenas uma das variáveis utilizadas para o cálculo do custo total do carregamento: o custo da energia (kWh) utilizada.

 

Para calcular o custo total do carregamento na rede Mobi.e é então preciso então considerar as seguintes variáveis:

 

  • custo da energia (kWh) necessária para o carregamento – custo cobrado pelo CEME;
  • custo de utilização do posto de carregamento (inclui o custo fixo associado à utilização do posto e o custo variável por kWh consumidos ou minutos de utilização do posto) . custo cobrado pelo operador do posto em questão;
  • taxas e impostos (IVA e IEC – Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica).- custos cobrados pelo Estado.

 

É ao CEME que serão pagos todos os custos inerentes ao carregamento nesta rede. O CEME remeterá depois os montantes devidos ao(s) operador(es) do(s) posto(s) que utilizou e ao Estado, sem que o utilizador tenha que se preocupar com isso.

 

As taxas praticadas pelos diferentes operadores podem ser consultadas no site da Mobi.e e têm também que estar afixados em local visível em cada um dos postos.

 

Nos postos de carregamento com gestão privada, os custos poderão ser outros. Geralmente os custos são divulgados publicamente nos sites das empresas ou nos próprios postos de carregamento.

 

Cuidados a ter com o carregamento em postos de carregamento rápido

 

Embora sejam práticos e de fácil utilização, estes postos de carregamento devem ser utilizados apenas em situações muito pontuais.

 

Isto porque utilizar postos de carregamento rápido com muita frequência poderá provocar danos na bateria elétrica do automóvel, a longo prazo.

 

As baterias elétricas estão, naturalmente, preparadas para este tipo de carregamentos, Contudo, os carregamentos normais (mais lentos) são os ideais pois ajudam a preservar a integridade da bateria.

 

A realização massiva de carregamentos em postos de carregamento rápido contribui para o desgaste da bateria.

 

A longo prazo isto significa que a bateria elétrica vai perder a sua capacidade mais rapidamente. E isto terá consequências diretas na autonomia do veículo.

 

Para simplificar, pode comparar a bateria de um carro elétrico à bateria de um smartphone. Quando é nova e tem 100% da sua capacidade, a bateria do smartphone dura um dia completo. À medida que vai perdendo a sua capacidade, vai durando menos tempo.

 

Com 100% de capacidade, a bateria de um carro elétrico pode permitir, por exemplo, uma autonomia máxima de 350 quilómetros. À medida que vai perdendo capacidade, a bateria tem como autonomia máxima cada vez menos quilómetros.

 

Posto isto, privilegie os carregamentos normais e utilize os postos de carregamento rápido apenas em situações em que tal é realmente necessário.

 

 

Conclusão

 

Os postos de carregamento rápido são bastante mais rápidos a carregar a bateria de um automóvel elétrico. 

 

Este tipo de carregador encontra-se sobretudo nas autoestradas ou nas grandes cidades. Isto acontece porque este tipo de carregamento é útil e aconselhado para situações ocasionais.

 

De forma simples, o carregamento rápido acaba por desgastar a bateria mais rapidamente. Atenção, com isto não se quer dizer para não o fazer, mas sim para o evitar.

 

Obviamente que é mais simples e cómodo ter autonomia total no espaço de uma hora. No entanto, se fizer uso regular deste tipo de carregamento (por exemplo, todos os dias), mais tarde isso irá refletir-se na bateria / autonomia do carro.

 

Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
Pessoa a carregar Hyundai KAUAI

Cartão Mobilidade Elétrica: saiba qual pode usar

Por notasemdia.pt
ionity

Postos de carregamento ultrarrápidos IONITY chegam a Portugal

Por Hyundai Portugal
Pessoa a carregar Hyundai IONIQ 5

Procura uma app de postos de carregamento elétrico? Conheça as melhores

Por Hyundai Portugal

Como carregar carros elétricos em postos de carregamento públicos?

Por Hyundai Portugal
cartão carregamento carros elétricos - Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

Cartão de carregamento de carros elétricos: descubra as vantagens dos operadores

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ a carregar

Onde carregar carros elétricos em Portugal?

Por Hyundai Portugal

Tomadas para carregar carros elétricos: todas as respostas às suas perguntas!

Por Hyundai Portugal
potencia para carregar carros eletricos - hyundai kauai ev

Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?

Por Hyundai Portugal

Carregamentos elétricos: Sabe qual a melhor opção para carregar o seu carro elétrico?

Por Galp
tipos de carregadores de carros elétricos - homem a utilizar posto de carregamento elétrico com cartão

Carregadores de carros elétricos: tipos de dispositivo que deve conhecer

Por Hyundai Portugal
preço carregamento carros elétricos - hyundai kauai ev a carregar

Sabe qual é o preço de carregamento de carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Ioniq a carregar

Sabe onde encontrar postos de carregamento de carros elétricos em Portugal?

Por Hyundai Portugal
Top