Hyundai IONIQ a carregar

Sabe como usar um posto de abastecimento elétrico?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 9 Junho 2021  •  3 Minutos
Hyundai IONIQ a carregar

Uma das grandes vantagens de ter um carro elétrico é o facto de o poder carregar em casa, estando sempre pronto para ser utilizado no dia-a-dia. No entanto, alguns condutores ainda não têm a oportunidade de carregar um veículo elétrico em casa, tendo que recorrer a um posto de abastecimento elétrico.

 

Se este é o motivo pelo qual continua apreensivo em relação aos veículos elétricos, vamos explicar-lhe neste artigo tudo o que precisa de saber sobre o funcionamento dos postos de abastecimento elétricos em Portugal e como os pode utilizar no seu dia-a-dia com um carro elétrico.

 

Onde pode encontrar postos de abastecimento?

 

Neste momento, a rede nacional de postos de abastecimento conta com 1.250 postos, distribuído por Portugal Continental e Madeira. Para saber a localização exata de cada um pode utilizar uma app de postos de carregamento elétrico, sendo que algumas funcionam apenas em território nacional e outras a nível europeu e mundial. Conheça as melhores neste artigo da Blue Academy.

 

 

Tipos de postos de abastecimento

 

Existem 2 tipos de postos de abastecimento, ou carregamento: Postos de Carregamento Rápido (PCR) e Postos de Carregamento Normal (PCN). Os PCN transferem energia elétrica para os veículos elétricos numa potência que vai dos 3,7kWh aos 22kWh. Nos postos de abastecimento elétrico com a potência mais baixa, o carregamento total pode demorar até 8h, enquanto que nos de potência máxima precisará apenas de 1h para atingir 80% da carga total da bateria.

 

Já os PCR têm uma potência sempre superior a 22kW e conseguem carregar um veículo elétrico em 30 minutos. Como desvantagem, estes postos têm um valor de carregamento superior aos PCN.

 

top carros eletricos

 

Como utilizar um Posto de Abastecimento Elétrico em 3 Passos

 

1º: Para utilizar a rede nacional de postos de abastecimento, deverá celebrar contrato com um dos CEME e aguardar a chegada do cartão de carregamento de carros elétricos, que lhe permitirá utilizar os postos.

2º: Quando receber o cartão, dirija-se a um posto de carregamento à sua escolha. No respetivo posto, passe o cartão para selecionar o carregamento e escolher a tomada. Ligue a tomada ao seu veículo para iniciar o carregamento.

3º: No final do carregamento, passe novamente o cartão no posto de abastecimento elétrico para terminar o processo. Desligue a ficha e siga viagem. O valor do seu carregamento será debitado de acordo com a sua modalidade de pagamento e apresentado na sua fatura mensal.

 

Dicas Importantes de Carregamento de Carros Elétricos

 

– Nunca deixei a sua bateria carregar nem descarregar totalmente, de modo a aumentar a sua vida útil.

– Evite utilizar demasiadas vezes os PCR, a não ser em casos de emergência. Grandes potências de carregamento podem ser prejudiciais para a bateria do seu veículo elétrico.

– Se tiver oportunidade de carregar o seu veículo em casa, adquira uma wallbox, que lhe vai permitir carregar o seu veículo elétrico de forma mais lenta, protegendo a bateria.

 

incentivo compra carros elétricos

 

Como conseguiu perceber, não conseguir carregar um carro em casa não é problema, e utilizar a rede de postos de abastecimento elétricos é bem mais simples do que possa parecer. Continue a acompanhar a Blue Academy na jornada da ecomobilidade e junte-se a nós por um futuro mais verde, na mobilidade e no mundo!

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
manutenção carros elétricos

Manutenção de carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ 5 - tipos de carros eletricos

Tipos de carros elétricos: da cidade à montanha

Por Hyundai Portugal

Hyundai IONIQ 5 conquista o prémio Best Design nos TopGear Electric Awards

Por Hyundai Portugal
Símbolo IONIQ no London Eye, em Londres

Novos carros elétricos: Conheça a IONIQ

Por Hyundai Portugal
baterias carros elétricos

Baterias de Carros Elétricos: o que precisa de saber

Por Ekonomista
Hyundai Kauai Elétrico

Descubra as soluções EDP para carregar o seu carro em casa

Por EDP
Hyundai Motor estabelece parceria com a Uber para acelerar a transição para veículos elétricos na Europa

Hyundai e Uber estabelecem parceria para acelerar transição para veículos elétricos na Europa

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai elétrico na estrada

Qual é a durabilidade dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Veículo elétrico a carregar em posto de carregamento

Veículo Elétrico ou de Combustão Interna: o que polui mais?

Por UVE
potencia para carregar carros eletricos - hyundai kauai ev

Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Pessoa a carregar Hyundai KAUAI

Incentivos Carros Elétricos 2021: saiba o que está em vigor

Por UVE
preço carro elétrico - Hyundai Kauai carro elétrico na estrada

É possível poupar, tendo em conta o preço do carro elétrico?

Por Ekonomista
Top