A necessidade de garantir a sustentabilidade do nosso planeta para as gerações vindouras leva-nos a procurar soluções que minimizem o impacto ambiental negativo que todos os dias causamos. A utilização de automóveis elétricos em detrimento dos veículos a combustão é uma das formas de reduzir a nossa pegada carbónica, contribuindo para atingir as metas da Comissão Europeia de baixar a emissão de gases de efeito estufa em 55% até 2030, em relação a 1990.
O lançamento de inúmeras opções de modelos de veículos elétricos tem contribuído para incentivar os utilizadores a fazerem esta transição e a experimentarem uma nova forma de condução mais silenciosa e dinâmica. Por outro lado, o crescimento da rede pública de carregamento (rede Mobi.E), a par com a facilidade de utilização, impulsionou também o crescimento desta nova geração de condutores.
A rede Mobi.E, que já cobre mais de 95% dos municípios portugueses, incluindo Açores e Madeira, está a crescer em número de tomadas e em potência. No final de setembro, existiam mais de 2.000 postos de carregamento, o que se traduz em mais de 4.200 tomadas. Destes, quase 25% são postos rápidos ou ultrarrápidos, que permitem carregar cerca de 100 quilómetros em 20 minutos ou menos.
O crescimento da rede tem sido acompanhado pelo aumento da procura e todos os meses tem batido recordes de utilização. No passado 5 de outubro, a rede Mobi.E ultrapassou a marca de um milhão de carregamentos efetuados em 2021, quando, no ano de 2020, o número total foi de cerca de 935 mil.
Rede Mobi.E: a sustentabilidade nunca foi tão fácil
Aceder à rede Mobi.E é muito simples: basta ter um cartão ou app de um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e carregar em qualquer posto, independentemente do Operador de Pontos de Carregamento (OPC).
Em setembro de 2021, mais de 23 mil pessoas utilizaram a rede Mobi.E, permitindo poupar cerca de 1.300 toneladas de CO2. Cerca de 20.800 árvores plantadas em ambiente urbano, durante dez anos, sequestram o mesmo CO2 que a rede Mobi.E evitou apenas durante um mês. Comparando com o mesmo mês de 2020, os valores quase duplicaram: em setembro de 2020, cerca de 12.500 pessoas utilizaram a rede Mobi.E, o que evitou a emissão de pouco mais de 700 toneladas de CO2.
São gestos simples como estes, que começam a fazer parte das rotinas de milhares de pessoas, que nos fazem crer que ainda vamos a tempo de evitar catástrofes maiores, no que ao clima diz respeito, e que a humanidade pode ter esperança num futuro mais sustentável e com alternativas mais amigas do ambiente.