Um relatório publicado pela T&E – Transport & Environment, mostra que Portugal ocupa a 4ª posição na venda de carros elétricos na Europa.
Ocupar uma posição tão alta no ranking de vendas de Veículos Elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – Híbridos Plug-In), é um forte sinal de que a Mobilidade Elétrica não é uma moda passageira, mas um meio para o objetivo urgente da descarbonização e proteção do meio ambiente.
O relatório, intitulado “Missão (quase) Cumprida”, indica também que as emissões por parte de novos carros adquiridos em 2020 diminuíram de imediato, já desde janeiro, quando o novo Regulamento Europeu de Emissões entrou em vigor.
Este regulamento impõe um limite de emissões nos novos veículos ligeiros matriculados, de 95 g/km de CO2. O incumprimento deste limite resulta em multas pesadas para os fabricantes automóveis.
Uma situação que pode pôr em causa a viabilidade da indústria automóvel, se a dependência de combustíveis fósseis continuar a ser consideravelmente alta.
O papel do Regulamento Europeu de Emissões na venda de carros elétricos
O limite imposto pelo Regulamento pressupõe algumas atenuantes. Por exemplo, por cada veículo matriculado com emissões abaixo dos 50 g/km CO2, conta como dois para a marca.
O que significa que este ano foi visível o esforço para eletrificar modelos à venda na Europa.
Esta situação ajuda a explicar o aumento das vendas de veículos elétricos, um pouco por todo o continente. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia Covid-19, a venda de carros elétricos nunca parou completamente.
Os consumidores mostram-se conscientes de que a mudança é necessária para a descarbonização da sociedade.
A situação em Portugal
Apesar de ocupar um lugar alto no ranking dos países que mais vende carros elétricos, Portugal ainda é um dos estados-membros da União Europeia com um valor baixo no Incentivo de Aquisição de Veículos de Baixas Emissões.
Uma questão que tornaria o consumidor português ainda mais favorável à progressiva descarbonização da sociedade automóvel.
Segundo a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), é essa mesmo a conclusão do relatório: Portugal, apesar de ter um dos incentivos de aquisição de veículos elétricos mais baixos da Europa, aparece num dos lugares cimeiros no ranking das vendas. O que evidencia a vontade crescente de transitar para uma mobilidade elétrica.
À frente de Portugal, estão apenas estão os Países Baixos (13%), a Finlândia (15%), a Suécia (26%) e a Noruega, em primeiro lugar, com 68%.