Se são mais simples tecnicamente, porque é que os carros elétricos são caros? Porque é que há uma diferença de preço tão acentuada entre automóveis a combustão e carros elétricos? A resposta está em parte na utilização de baterias na produção, mas não só.
No final do ano passado, a consultora norte-americana Oliver Wyman levou a cabo um estudo onde investigou, em detalhe, os custos de fabrico de um carro elétrico, em comparação com o investimento exigido pela produção de um veículo convencional com motor a combustão.
Quais foram as conclusões?
Perceber porque é que os carros elétricos são caros
A consultora Oliver Wyman utilizou como exemplo a produção de um veículo compacto do segmento C, com motor a combustão. O custo estimado de produção deverá estar nos 13.900€, incluindo mão de obra utilizada na montagem, chassis, arquiteturas elétrica e eletrónica, carroçaria, interior, cadeia cinemática, transmissão, motor e respetivos componentes acessórios.
No que diz respeito ao fabrico de um carro elétrico do mesmo segmento, o valor apurado pela consultora chegou aos 20.200€, considerando um valor mais baixo na montagem, e outras fases, mas mais altos relativamente ao chassis, carroçaria e arquiteturas elétrica e eletrónica.
O boost final para este preço está no motor elétrico e nas baterias, que podem chegar aos 2.000€ e 8.000€, respetivamente. A consultora concluiu que fabricar um carro elétrico é 45% mais caro do que fabricar um a combustão.
São várias as construtoras que tentam contornar a questão, esforçando-se na tentativa de encontrar novas formas de fabricar veículos elétricos, seja diminuindo custos com montagem ou investindo no fabrico próprio das estruturas elétrica e eletrónica.
A culpa é só das baterias?
O porquê de os carros elétricos serem caros é sobretudo justificado pelo preço das baterias. Contudo, a Oliver Wyman estima que até 2030, o custo do kWh das baterias já deverá ter descido cerca de 15% face ao valor atual.
A consultora estima que os elétricos deverão ter, em 2030, um custo de produção por carro de 16.000 euros.
A conclusão é que o custo de produção, nos veículos elétricos, advém, principalmente, do conjunto cadeia cinemática, com motor elétrico mais o pack de baterias. Ou seja, a responsabilidade não está somente nas baterias, mas também nos componentes mais tradicionais e nas exigências do próprio mercado da ecomobilidade.