subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Hyundai Kauai elétrico azul na estrada

Poluição dos carros elétricos: Mito ou Verdade?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 1 Março 2021  •  2 Minutos
Hyundai Kauai elétrico azul na estrada

Os carros elétricos são vistos como um elemento fundamental no futuro da mobilidade ecológica. Isto deve-se ao facto de, no seu funcionamento, os seus níveis de emissões de gases poluentes se encontrarem próximos de zero.

 

No entanto, ainda existem algumas dúvidas no que toca à poluição dos carros elétricos, nomeadamente na questão do seu fabrico e do tempo de vida das suas baterias. Por isso, no artigo de hoje, iremos analisar estas questões para tentarmos perceber se, realmente, a poluição dos carros elétricos deverá ser um fator preocupante na ecomobilidade.

 

Hyundai Kauai elétrico na estrada

 

Poluição de Carros Elétricos: é verdade?

 

Os carros elétricos poluem mais… em parte. Passamos a explicar.

 

Durante o seu fabrico, os carros elétricos produzem, em média, o dobro das emissões CO2, quando comparados com carros a combustão, quer seja a gasolina ou a diesel. No entanto, dentro desta questão, devemos considerar também a posterior utilização diária que o veículo elétrico vai ter. E aqui, o caso muda de figura.

 

Um estudo feito pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente, para carros vendidos durante o ano de 2020, um carro elétrico produz, em média, 90gCO2e/KM durante toda a sua vida útil, enquanto que um carro a gasóleo ou gasolina irá produzir, em média, mais de 230gCO2e/km. Isto significa que, um carro elétrico, durante toda a sua vida útil vai produzir quase 3 vezes menos emissões que um carro a combustão. Feitas as contas, calcula-se que os carros elétricos demorem apenas 2 anos a atingirem o mesmo número de emissões dos veículos a combustão, recuperando assim a sua desvantagem inicial.

 

Então… e as baterias? São poluentes?

Bateria de um carro elétrico

 

O destino das baterias no seu final de vida é um dos argumentos normalmente usados para provar a poluição dos carros elétricos. A reciclagem das baterias vai significar gastos e, assim, reduzir a diferença entre as emissões dos veículos elétricos e dos veículos a combustão. No entanto, há alternativas que permitem a redução destas emissões, dando uma nova vida às baterias.

 

As baterias que já não sejam eficientes num carro elétrico poderão vir a ter, em média, mais 10 anos de vida após saírem do automóvel, como baterias estacionárias, contribuindo para uma gestão mais eficaz das redes elétricas.

 

Poluição em carros elétricos: não se deixe enganar

 

Apesar de todas crenças que existem sobre os carros elétricos, uma coisa é certa: estes veículos continuam a ser uma das melhores opções para quem procura uma opção de mobilidade mais ecológica, sem perder a inovação em tecnologias automóveis e a autonomia necessária a viagens mais longas.

 

Conheça a gama de carros elétricos da Hyundai e comece já a planear um futuro mais verde na sua mobilidade!

 

 

 

 

 

 

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
KAUAI elétrico a carregar

Qual o papel dos CEME na mobilidade elétrica?

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Carros Elétricos vs Gasolina: 4 razões para optar pela ecomobilidade

Por Hyundai Portugal
Hyundai SEVEN

Hyundai revela concept SEVEN, o novo SUV da marca IONIQ

Por Hyundai Portugal

A Hyundai e os elétricos: uma relação que veio para ficar

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

As 5 Vantagens dos veículos 100% Elétricos

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Qual o consumo dos carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carros elétricos prós e contras

Carros Elétricos: Prós e Contras destes veículos

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 na estrada

Existe dedução do IVA em carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
porque sao os carros eletricos caros - ioniq 5

Porque é que os carros elétricos são caros?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Elétrico vs Diesel: qual é a melhor opção?

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Carros elétricos em Portugal são a opção mais barata e sustentável?

Por Hyundai Portugal
Top