Os carros elétricos são vistos como um elemento fundamental no futuro da mobilidade ecológica. Isto deve-se ao facto de, no seu funcionamento, os seus níveis de emissões de gases poluentes sejam nulos . No entanto, ainda existem algumas dúvidas no que toca à poluição dos carros elétricos, nomeadamente na questão do seu fabrico e do tempo de vida das suas baterias.
Analisamos estas questões para tentarmos perceber se, realmente, a poluição dos carros elétricos deverá ser um fator preocupante na ecomobilidade.
Poluição de Carros Elétricos: é verdade?
Os carros elétricos poluem mais… em parte. Passamos a explicar.
Durante o seu fabrico, os carros elétricos produzem, em média, o dobro das emissões CO2, quando comparados com carros a combustão, quer seja a gasolina ou a diesel. No entanto, dentro desta questão, devemos considerar também a posterior utilização diária que o veículo elétrico vai ter. E aqui, o caso muda de figura.
Um estudo feito pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente, para carros vendidos durante o ano de 2020, um carro elétrico produz, em média, 90gCO2e/KM durante toda a sua vida útil, enquanto que um carro a gasóleo ou gasolina irá produzir, em média, mais de 230gCO2e/km.
Isto significa que, um carro elétrico, durante toda a sua vida útil vai produzir quase 3 vezes menos emissões que um carro a combustão. Feitas as contas, calcula-se que os carros elétricos demorem apenas 2 anos a atingirem o mesmo número de emissões dos veículos a combustão, recuperando assim a sua desvantagem inicial.
E as baterias? São poluentes?
O destino das baterias no seu final de vida é um dos argumentos normalmente usados para provar a poluição dos carros elétricos. A reciclagem das baterias vai significar gastos e, assim, reduzir a diferença entre as emissões dos veículos elétricos e dos veículos a combustão. No entanto, há alternativas que permitem a redução destas emissões, dando uma nova vida às baterias.
As baterias que já não sejam eficientes num carro elétrico poderão vir a ter, em média, mais 10 anos de vida após saírem do automóvel, como baterias estacionárias, contribuindo para uma gestão mais eficaz das redes elétricas.
Poluição em carros elétricos: não se deixe enganar
Apesar de todas crenças que existem sobre os carros elétricos, uma coisa é certa: estes veículos continuam a ser uma das melhores opções para quem procura uma opção de mobilidade mais ecológica, sem perder a inovação em tecnologias automóveis e a autonomia necessária a viagens mais longas.
Conheça a gama de carros elétricos da Hyundai e comece já a planear um futuro mais verde na sua mobilidade!