subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Pneus para carros elétricos no IONIQ 5

Pneus para carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Atualizado em 17 Junho 2022
Publicado em 7 Dezembro 2020  •  5 Minutos
Pneus para carros elétricos no IONIQ 5

Numa geração cada vez mais preocupada com as alterações climáticas, as principais marcas foram, ao longo do tempo, criando novas soluções ecológicas e mais amigas do ambiente para combater problemas atuais como o aumento do efeito estufa. A entrada dos veículos elétricos, com baterias recarregáveis, no mercado, tem vindo a crescer a um ritmo exponencial nos últimos anos.  Juntamente com este crescimento surgem novas questões por parte dos seus utilizadores, umas das quais relacionadas com pneus para carros elétricos.

 

Apesar de não ser o tema central quando se fala em automóveis elétricos, há bastante informação sobre os pneus para carros elétricos que pode e deve ser esclarecida.

 

Como tal, neste artigo iremos explorar a parte específica dos pneus para carros elétricos e ver se há ou não diferença entre os pneus para os diferentes tipos de carro e verificar se há características específicas destes pneus.

 

Existem pneus específicos para carros elétricos?

 

Sim, existem pneus desenvolvidos para o uso em elétricos.

 

São várias as razões que fazem com que exista a necessidade de desenvolver e usar pneus para carros elétricos, onde se destacam a segurança, conforto, vida útil dos pneus, autonomia, entre outros.

 

De seguida, serão analisadas mais detalhadamente estas questões.

 

carros elétricos novos

Segurança e eficácia dos pneus para carros elétricos

 

Independentemente do tipo de automóvel, elétrico ou não, os pneus fazem parte das peças mais essenciais para a segurança e conforto de condução. 

 

Tendo  isto  em mente, é necessário garantir que os pneus comprados e utilizados são de qualidade.

 

Pneus especificamente desenhados para veículos elétricos não só irão permitir uma melhoria de performance, mas também irão ajudar a prevenir e evitar derrapagens e perdas do controlo do carro, ou seja, garantem uma maior segurança.

 

A resistência do pneu é um fator bastante importante, tendo em conta o poder de aceleração de um veículo elétrico quando em comparação com um a combustão.

 

Como tal, optar por pneus para carros elétricos, não só irá aumentar a segurança e performance, como também irá prevenir um desgaste rápido dos mesmos.

 

Há ainda uma outra questão relacionada com a escolha dos pneus para automóveis elétricos: o barulho. Como é sabido, um veículo elétrico é muito silencioso e consequentemente os pneus também o deverão ser

 

Os pneus sofrem um maior desgaste nos veículos elétricos?

 

Sim, sofrem. Como referido anteriormente, veículos elétricos contêm baterias recarregáveis que, apesar de o tornarem o veículo mais ecológico do que um carro a combustão, também o tornam 20% a 30% mais pesado quando comparado com um automóvel a combustão.

 

Este peso adicional acaba por aplicar uma maior pressão sobre os pneus. Por sua vez, esta pressão acaba por criar um maior desgaste.

 

Este desgaste dos pneus é observável quando o pneu demonstra falhas ou ranhuras visivelmente mais largas do que o normal. Isto revela envelhecimento dos pneus.

 

Sendo mais vulneráveis, devido a estarem sobre uma carga mais pesada, é normal que estes pneus não tenham tanta resistência a fragmentos de pedra ou algo que possa causar um furo.

 

Por esta razão, mas também pelas referidas anteriormente, é extremamente importante usar pneus desenvolvidos para carros elétricos. 

 

Consumo de energia dos pneus de um veículo comum vs um elétrico

 

Seja em veículos elétricos, seja em automóveis a combustão, os pneus são responsáveis por algum consumo de energia devido ao atrito criado com o piso.

 

IONIQ 5 na estrada

 

Por essa motivo, os pneus, sejam para os carros tradicionais e também elétricos, possuem classes de eficiência, que representam o consumo de energia, segurança e barulho.

 

O consumo de energia acaba por ser relevante nos automóveis elétricos, tendo em conta a natureza do seu funcionamento e autonomia

 

Assim, os pneus para carros elétricos estão preparados para serem mais eficientes do que os pneus tradicionais.

 

Como estes valores podem ter um impacto considerável na autonomia do automóvel, surgiu a necessidade de criar pneus específicos para carros elétricos, com o intuito de melhorar os níveis de consumo de energia e aumentar a eficiência do automóvel.

 

Estes pneus têm em consideração não só a diminuição destes valores, mas também a sua suavidade de condução, sendo que o suporte de peso é melhor conseguido do que num pneu tradicional.

 

Segundo a comissão europeia, os pneus representam cerca de 20 a 30% do consumo de combustível. Como tal, opte por escolher um modelo de pneus para carros elétricos eficiente, de preferência classe A.

 

Como preservar os pneus para os carros elétricos

 

Apesar da vulnerabilidade do pneu de um carro elétrico, é possível efetuar manutenções e adotar cuidados que podem aumentar a vida útil dos mesmos.

 

Uma das principais dicas apresentadas reside em evitar ou reduzir as acelerações abruptas neste tipo de carros. 

 

Como referido, este tipo de acelerações são mais desgastantes. Assim, recomendam-se acelerações suaves e progressivas, que ajudam a preservar os pneus durante mais tempo.

 

Uma outra das dicas acaba por ser comum aos carros a combustão: o alinhamento das rodas.

 

É mais usual que a borda interna de um pneu de um carro elétrico se desgaste mais facilmente. Para prevenir um desgaste incorreto e não uniforme, garanta que existe um alinhamento correto e eficaz das rodas.

 

Uma outra dica básica, essencial e também comum com os pneus para carros a combustão: verifique regularmente a pressão dos pneus para carros elétricos e garanta que esta se encontra nos valores recomendados.

 

Por fim, é extremamente importante definir a escolha do pneu tendo em conta as dimensões do veículo elétrico. Uma rotação ou pressão incorreta do pneu pode prejudicar severamente a condução e provocar sinistros.

 

Neste caso, e tendo em conta que provavelmente não é um especialista na matéria, siga as recomendações do fabricante do veículo. Esta será a melhor escolha a fazer, uma vez que os automóveis são testados exaustivamente.

 

Pneus para automóveis elétricos em desenvolvimento: o caso da Goodyear EfficientGrip performance

 

A marca Goodyear desenvolveu um protótipo para veículos elétricos que pretende introduzir melhorias significativas na performance do pneu em movimento.

 

Este pneu não só demonstra um desempenho melhorado em piso molhado, como também um novo desenho da banda de rolamento, que reduz o barulho do pneu tanto no interior como no exterior do veículo.

 

A forma da cavidade do pneu foi renovada de forma a suportar com maior eficiência o peso extra introduzido pelas baterias e ao mesmo tempo manter um bom contacto da banda de rolamento com o solo, por outras palavras, garantir uma boa aderência ao piso.

 

A autonomia do veículo acaba por ser também potenciada devido ao ajuste dos materiais do composto da banda de rolamento que proporciona uma resistência ao rolamento mais reduzida.

 

Por fim, o consumo de energia irá diminuir devido à produção de menos massa em rotação, sendo que a parede lateral foi desenhada de forma a reduzir a resistência aerodinâmica.

 

 

Conclusão

 

Os veículos elétricos fazem parte de um futuro mais ecológico e com perspetivas de aumentar a qualidade e prazer de condução dos seus utilizadores. Tendo em conta esta evolução, é necessário atentar aos complementos escolhidos.

 

Os pneus para carros elétricos devem ter em consideração esta nova era e especificidades. Vantagens ao nível de consumo de energia, segurança e conforto, só serão conseguidas através da escolha mais acertada.

 

É esperado que ao longo do tempo sejam desenvolvidos mais testes e, consequentemente, produzidos pneus ainda mais indicados para carros elétricos tendo em conta todos os fatores descritos ao longo do artigo.

 

Tendo em conta todas estas explicações, quando for comprar uns pneus para o seu carro elétrico, lembre-se de ter em consideração todas as especificações mencionadas.

Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
alugar carro elétrico - kauai azul

Alugar carro elétrico: dê uma oportunidade à ecomobilidade!

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Planear uma viagem num elétrico: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Top