subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
carros elétricos são realmente ecológicos

Os carros elétricos são realmente ecológicos?

Por Hyundai Portugal
Publicado em 13 Dezembro 2021  •  2 Minutos
carros elétricos são realmente ecológicos

Hoje em dia, e sem a menor sombra de dúvida, os carros elétricos são considerados um elemento fundamental no futuro da mobilidade ecológica. No entanto, ainda surgem dúvidas em relação ao funcionamento destes veículos e se os carros elétricos são realmente ecológicos.

 

Estas dúvidas prendem-se sobretudo com o tempo de vida das baterias e com o fabrico dos automóveis. Vamos esclarecer algumas questões no sentido de perceber se o caráter ecológico destes automóveis está garantido.

 

Carros elétricos: são realmente ecológicos?

 

Esta é uma questão completamente legítima, já que durante o seu fabrico, os carros elétricos produzem, em média, o dobro das emissões CO2, quando comparados com carros a combustão, quer seja a gasolina ou a diesel.

No entanto, é importante considerar também a posterior utilização diária que o veículo elétrico vai ter. E é neste ponto que o caso muda de figura.

 

Hoje em dia, os carros elétricos estão no centro da estratégia dos construtores e fabricantes, por representarem o futuro do setor, ao utilizar tecnologias que permitem atingir as metas climáticas. As regras nacionais e comunitárias são cada vez mais rigorosas neste sentido.

 

 

Um estudo feito pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente, para carros vendidos durante o ano de 2020, um carro elétrico produz, em média, 90gCO2e/km durante toda a sua vida útil, enquanto que um carro a gasóleo ou gasolina irá produzir, em média, mais de 230gCO2e/km.

 

O que significa que, um carro elétrico, durante toda a sua vida útil vai produzir quase 3 vezes menos emissões que um carro a combustão. A desvantagem inicial do preço mais elevado dos veículos elétricos é rapidamente compensada.

 

O problema das baterias

 

Outro dos aspetos que levanta mais questões é o destino das baterias dos carros elétricos no final de vida. A reciclagem das baterias é um processo custoso e poluente.

 

Contudo, o que muitas pessoas desconhecem, é que as baterias que já não sejam eficientes num carro poderão ter, em média, mais 10 anos de vida após saírem do automóvel, como baterias estacionárias, contribuindo para uma gestão mais eficaz das redes elétricas.

 

Mesmo depois de ter tomado em consideração o fabrico das baterias, os carros elétricos permanecem uma solução mais ecológica, devido à redução de emissões criadas durante a vida do automóvel.

 

Podemos então afirmar que os carros elétricos são realmente ecológicos?

 

Mesmo tendo em conta a questão das baterias, os carros elétricos permitem reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de maneira significativa, em comparação com os veículos tradicionais.

 

Uma coisa é certa: estes veículos continuam a ser uma das melhores opções para quem procura uma opção de mobilidade mais ecológica, sem perder a inovação em tecnologias automóveis e a autonomia necessária a viagens mais longas.

 

Conheça a gama de carros elétricos da Hyundai e entre já no mundo da ecomobilidade!

 

Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Instalação de um posto de carregamento no condomínio: tudo o que deve saber

Por Hyundai Portugal
alugar carro elétrico - kauai azul

Alugar carro elétrico: dê uma oportunidade à ecomobilidade!

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Planear uma viagem num elétrico: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Top