Descubra mais sobre a rede nacional de pontos de carregamento rápidos e como a Galp tem impulsionado este desenvolvimento em Portugal.
Mobilidade sustentável em Portugal
A concessão dos 640 pontos de carregamento normal, operados, até 30 de junho, pela entidade gestora da mobilidade elétrica em Portugal (Mobi.e), assinala um marco importante na evolução do mercado da mobilidade elétrica.
Depois da adjudicação aos operadores de pontos de carregamento (OPC) dos lotes que integraram o concurso público internacional realizado durante o 1º semestre de 2020, o início da operação destes equipamentos de menor potência localizados na via pública foi feita no dia 1 de julho. Esta mudança terá um impacto seguramente positivo na experiência de utilização dos utilizadores de veículos elétricos (UVE).
Após o avultado investimento realizado pelos vários operadores, é imperativo garantir que os equipamentos estão permanentemente em perfeitas condições de utilização. Um rigoroso plano de manutenção aliado à modernização de vários pontos de carregamento suportarão uma rede de carregamento mais robusta, moderna e fiável.
Ora, se nos grandes centros urbanos esta é a nova realidade, aquela observada nas principais estradas do país não deverá ser diferente. Com o elevado crescimento dos carros elétricos, construtores a disponibilizar novos modelos e a autonomia cada vez maior destes veículos, a rodovia e as infraestruturas envolventes estarão cada vez mais preparadas para receber e acomodar este crescimento, assim como dar resposta à nova configuração do mercado automóvel.
Galp na vanguarda da mobilidade elétrica
A Galp tem sido referência na mobilidade elétrica desde o início. Em 2010, foi instalado o primeiro ponto de carregamento rápido (PCR) da Europa numa estação de serviço (Área de Serviço de Oeiras) que assegura a ligação entre Lisboa e Cascais e é um dos principais eixos de comunicação do país. Em 2016, depois da entrada em operação de outros PCR, a Galp assegurou também a presença destes pontos de carregamento na ligação Lisboa-Algarve (Alcácer e Aljustrel), especialmente importante para as deslocações que anualmente levam milhares de portugueses rumo a sul.
O desafio para responder ao aumento exponencial do mercado, que se reflete no peso das vendas de veículos elétricos no total das vendas de ligeiros em Portugal (ascendendo já a 10%), continua bem presente no desenvolvimento da rede GalpElectric.
Atualmente, a rede conta com 32 pontos de carregamento rápido (PCR), instalados em larga maioria nas áreas de serviço da empresa.
Os objetivos para 2020 são ainda mais ambiciosos e integram, não só os 183 pontos do concurso da Mobi.e como os 45 pontos de carregamentos normais existentes em diversos espaços como os centros comerciais da Sonae Sierra.
O aumento de pontos de carregamento em diversos locais, como centro comerciais, parques empresariais ou escritórios e parques de estacionamento público, é importante e estratégico para dar resposta às necessidades de crescimento dos lugares de estacionamento.
Como melhorar a rede de carregamento elétrico
Se as diversas entidades envolvidas na disponibilização de um novo ponto de carregamento garantissem uma maior agilidade e capacidade de resposta, o desenvolvimento da rede poderia estar a ser ainda mais rápido. Atualmente, para além de alguns processos bloqueados na fase de vistorias por parte das entidades competentes, existe ainda um número significativo de PCR que aguardam pelo necessário aumento de potência por parte do operador da rede.
Boa parte destes casos até são já do conhecimento do público, por já ser visível o ponto de carregamento no local, devidamente instalado, mas inoperacional por limitação da potência disponível. Naturalmente que este hiato de tempo compreendido entre a instalação do PC no local e a entrada em operação causa ansiedade e insatisfação junto dos clientes. No entanto, acaba por ser a forma de minimizar, na medida do possível, o tempo de implementação uma vez que, após o aumento de potência, é possível passar imediatamente para a fase de vistorias.
É crucial dar a conhecer esta realidade a todos os envolvidos no ecossistema da mobilidade, sejam eles utilizadores de veículos elétricos ou curiosos. Neste contexto ganha relevância o papel de algumas associações presentes no mercado.
Como exemplo disso temos a Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos, que através dos fóruns onde ativamente participa, bem como no seu site ou através do Encontro Nacional de Veículos Elétricos que anualmente promove, vai dando novidades do estado da rede e dá voz e força àqueles para quem o crescimento de uma rede de carregamento é cada vez mais urgente.
Por esse motivo, existem estreitos laços de colaboração entre esta associação independente e a Galp em prol de um mercado mais transparente e informado. A Galp continua a desenvolver o seu trabalho de forma acelerada para reforçar a rede de pontos de carregamento, contribuir ativamente para a informação de todos os interessados e, acima de tudo, servir os seus clientes da melhor forma possível.
A Galp assume-se como player de referência na mobilidade, por força da sua proposta de valor integrada, sendo capaz de satisfazer as necessidades dos UVE em qualquer momento de consumo: estrada, casa ou parques privados.
Para mais informações visite-nos em www.galpelectric.pt