subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Hyundai Nexo

Hyundai NEXO bate recorde mundial de distância percorrida com apenas um depósito

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 1 Junho 2021  •  3 Minutos
Hyundai Nexo

Uma equipa australiana, que viajou ao volante de um Hyundai NEXO, bateu o recorde mundial da maior distância percorrida por um carro a hidrogénio com apenas um único depósito.

 

O piloto de rally australiano da Hyundai, Brendan Reeves, conduziu um NEXO personalizado com o objetivo de tentar quebrar o recorde mundial, tendo como ponto de partida Essendon Fields em Melbourne.

 

Depois de percorrer 807 quilómetros focado na eficiência do veículo, Reeves chegou a Broken Hill ainda com o computador de bordo do automóvel a mostrar uma elevada margem de autonomia. A viagem prosseguiu em direção a Silverton, uma cidade do interior nos arredores de Broken Hill, mais conhecida por ter sido o cenário do filme de ação pós-apocalíptico dos anos 80, Mad Max 2 (também conhecido como “O Guerreiro da Estrada”). O veículo ainda conseguiu percorrer mais de cerca de 60 quilómetros antes do tanque de hidrogénio do Hyundai NEXO se esgotar, na estrada Wilangee, depois da estação Eldee.

 

Hyundai Nexo na estrada

 

A distância total percorrida foi de 887,5 quilómetros, de acordo com o computador de bordo do próprio Hyundai NEXO, batendo o recorde mundial anterior de 778 quilómetros estabelecido pelo francês Bertrand Piccard, também ao volante de um Hyundai NEXO, numa viagem por França, de Sarreguemines a Le Bourget. Um representante da RACV esteve presente no início da viagem para selar o tanque do NEXO e um representante da NRMA confirmou essa mesma vedação no final.

 

A distância medida por uma unidade de GPS isolada a bordo do Hyundai NEXO registou 903,4  quilómetros, enquanto a distância do Google Maps indicava 905 quilómetros percorridos. No entanto, para efeitos de teste, o registo oficial da distância é o do próprio computador de bordo do NEXO.

 

“Como piloto de rally, sempre quis bater um recorde mundial, mas nunca poderia imaginar que acontecesse desta forma”, afirmou o piloto do Hyundai NEXO, Brendan Reeves.

 

“Quando saímos de Essendon Fields no início da manhã, achei o NEXO imediatamente fácil de conduzir – os controlos são intuitivos e fáceis de utilizar, a posição de condução excelente e os bancos muito confortáveis. O Hyundai NEXO está no seu meio quando falamos de estrada aberta, com a sua elevada autonomia, um habitáculo tranquilo e refinado e, ainda, uma silenciosa e suave motorização elétrica fuel cell.”, salientou o piloto.

 

Hyundai Nexo

 

“Estava constantemente a verificar a leitura da eficiência do Hyundai NEXO para maximizar a distância que estava a obter por quilograma de hidrogénio. Descobri que ao recorrer a técnicas de condução de rally, como olhar o mais longe possível na estrada, bem como dicas que aprendi com o meu pai para conduzir um camião de forma eficiente em longas distâncias, é realmente possível ir muito além da autonomia oficial do NEXO.”

 

A viagem teve uma duração de 13 horas e seis minutos, a uma velocidade média de 66,9 quilómetros por hora. O alerta de baixo nível de combustível do Hyundai NEXO acendeu primeiro aos 686 quilómetros, com mais de 200 quilómetros de alcance a partir daquele ponto. A luz de combustível começou a piscar após 796 quilómetros, com 90 quilómetros de autonomia restante.

 

Durante a viagem, o Hyundai NEXO consumiu um total de 6,27 quilogramas de hidrogénio, a uma taxa de 0,706 quilogramas por cada 100 quilómetros. O veículo purificou 449.100 litros de ar durante a viagem – o suficiente para 33 adultos respirarem por dia – e o seu tubo de escape de plástico emitiu apenas água em forma de vapor e gotículas durante a viagem. O Hyundai NEXO não emitiu CO2 ao longo de todo o percurso, enquanto um veículo com motor de combustão interna standard teria emitido cerca de 126 quilogramas de CO2 na mesma distância.

 

Assista à viagem do Hyundai NEXO, que bateu o recorde mundial de maior distância percorrida por um veículo movido a hidrogénio com apenas um depósito.

 

Tecnologia associada

Carros a Hidrogénio Com a mais avançada tecnologia elétrica que purifica o ar poderá ir mais longe com zero emissões.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
motor a hidrogenio

Como funciona o motor a hidrogénio?

Por Hyundai Portugal
hyundai nexo - carros a hidrogénio em portugal

O futuro dos carros a hidrogénio em Portugal

Por Hyundai Portugal
Hyundai Nexo - Carro a Hidrogénio

Carros a Hidrogénio: Vantagens e Desvantagens destes veículos

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
Hydrogen wave

Hyundai Motor Group revela a sua visão futura de uma sociedade a hidrogénio

Por Hyundai Portugal
Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Por Hyundai Portugal
XCIENT Fuel Cell

XCIENT Fuel Cell: Hyundai reforça design e performance do camião

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO

Hidrogénio: Combustível do Futuro?  

Por Hyundai Portugal
Equipa Forze Hydrogen Racing

Hyundai Motor estabelece parceria com a Forze Hydrogen Racing

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO na estrada

Mobilidade a hidrogénio: verde e sustentável

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO carro a hidrogénio

Hyundai NEXO conquista prémio “Alternative Car of the Year”

Por Hyundai Portugal
Acordo para fábria de Fuel cell pela Hyundai Motor Group

Hyundai promove estratégia de hidrogénio com nova fábrica fuel cell

Por Hyundai Portugal
Top