NEXO: 6 curiosidades sobre o carro a hidrogénio

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 19 Maio 2020  •  3 Minutos

Equipado com uma tecnologia fuel cell revolucionária, assim como com sistemas inteligentes de apoio à condução, o carro a hidrogénio da Hyundai, o Hyundai NEXO, é o exemplo mais real de como será o futuro da mobilidade a zero emissões.

 

O Hyundai NEXO é um dos melhores aliados para comprovar que uma motorização a hidrogénio, para além de ser mais amiga do ambiente, pode corresponder às necessidades da condução diária.

 

 

Descubra 6 curiosidades sobre este carro movido a hidrogénio

 

Curioso sobre o hidrogénio e todas as vantagens desta tecnologia? Na Blue Academy encontra todas as respostas sobre tecnologia de carros a hidrogénio. Enquanto isso, explicamos algumas curiosidades sobre este tipo de motorização presentes no novo Hyundai NEXO.

Estacionamento automático inovador

 

O assistente inteligente de parqueamento permite estacionar de forma automática ou sair de um lugar de estacionamento, com ou sem o condutor no interior do carro. O condutor, com o simples premir de um botão, pode estacionar o Hyundai NEXO em marcha atrás num lugar de estacionamento.

 

Caso as condições de estacionamento não sejam as mais simples, não terá que se preocupar. Este carro movido a hidrogénio conseguirá estacionar na perfeição.

 

Condução Autónoma

 

Para além de estacionar sozinho, este carro a hidrogénio oferece ainda a possibilidade de condução autónoma. O Hyundai NEXO já demonstrou as suas proezas de condução autónoma, atravessando a Coreia do Sul numa viagem em modo totalmente autónomo, de Seul a Pyeongchang.

 

Após uma viagem de 305 quilómetros, este carro movido a hidrogénio foi o primeiro automóvel de nível 4 a conseguir fazer uma viagem desta dimensão em condução autónoma.

 

Boa autonomia para um carro a hidrogénio

 

Com um depósito de combustível maior do que o do seu antecessor – o Hyundai ix35 Fuel Cell – demorará apenas 5 minutos a atestar este carro a hidrogénio, o que é significativamente mais rápido do que carregar um carro elétrico.

 

O motor deste carro movido a hidrogénio é mais ecológico e eficiente, oferecendo uma autonomia de 666 km. Com esta autonomia, permite uma maior confiança por parte de todos os condutores para percorrerem distâncias maiores.

 

Abastecer e hidratar uma casa

 

O carro a hidrogénio da Hyundai, para além de oferecer uma mobilidade limpa, permite aliviar a tensão da sua rede energética. O Hyundai NEXO permite, através do seu motor fuel cell, conectar-se com a rede doméstica e, desta forma, dispensar parte da sua energia a vários eletrodomésticos da casa.

 

Outra curiosidade sobre este automóvel a hidrogénio é que, pelo facto apenas emitir vapor de água, também poderá utilizar o Hyundai NEXO para… regar o jardim. Enquanto os carros convencionais de combustão interna apenas minimizam as emissões, este carro movido a hidrogénio pode produzir água para as mais variadas utilizações.

 

 

Resiliência a temperaturas abaixo de zero

 

Para comprovar que um carro a hidrogénio tem a mesma resistência de outros tipos de automóveis, o Hyundai NEXO foi testado em condições extremas, com temperaturas abaixo de zero. De modo a resistir a tais condições, os engenheiros da Hyundai conceberam um compartimento novo para aquecer a pilha de combustível do Hyundai NEXO.

 

Os testes foram realizados no Centro de Testes Hyundai Mobis, na Suécia, apenas a uma hora de distância do Círculo Polar Ártico. Graças à sua estratégia inteligente de gestão térmica, este carro movido a hidrogénio pode ser ligado a -30º C, tal como qualquer outro automóvel com motor de combustão interna. É composto ainda por um sistema de ventilação, que impede a água de congelar.

 

Purificar o ar enquanto conduz

 

O carro a hidrogénio da Hyundai, para além de ser um automóvel de zero emissões, também filtra e purifica o ar, em movimento. Enquanto se conduz, o Hyundai NEXO limpa do ar a mesma quantidade de poluição que é produzida por dois veículos diesel, que percorram a mesma distância.

 

Para comprovar a qualidade do ar emitido pelo NEXO, a Hyundai convidou a atleta olímpica Mireia Belmonte a treinar dentro de uma bolha, diretamente ligada ao tubo de escape deste automóvel.

Tecnologia associada

Carros a Hidrogénio Com a mais avançada tecnologia elétrica que purifica o ar poderá ir mais longe com zero emissões.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Hyundai Exporta Tecnologia Fuel Cell para Toda a Europa

Tecnologia Fuel Cell chega à Europa

Por Hyundai Portugal
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
carro a hidrogénio a andar na estrada

Carros a hidrogénio: o que são, como funcionam e quais as vantagens

Por Ekonomista
XCENT: o primeiro camião movido a hidrogénio

Veículos a Hidrogénio: por um futuro sem emissões

Por Hyundai Portugal
Kauai Electric e IONIQ em parceria com o Museu Van Gogh

A arte de mãos dadas com a mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal
Frotas Policiais Europeias passam a integrar carros elétricos da Hyundai

Carros Ecológicos em Frotas Policiais europeias

Por Hyundai Portugal
Mireia Belmonte respira emissões do Hyundai NEXO

É possível respirar pelo tubo de escape de um carro a hidrogénio

Por Hyundai Portugal
Top