subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
Publicado em 9 Setembro 2021  •  7 Minutos
carros-hyundai

A Hyundai Motor Company anunciou no IAA Mobility 2021, o seu compromisso em garantir neutralidade carbónica.

 

A estratégia integrada da Hyundai para atingir a neutralidade carbónica é baseada em três pilares: mobilidade ecológica, plataformas de nova geração e energia verde. A Hyundai está a partilhar no IAA Mobility 2021, de 6 a 12 de setembro em Munique, Alemanha, toda a gama de veículos eletrificados e as mais recentes soluções para o progresso com energia positiva.

 

“Sob a visão da marca, Progress for Humanity, a Hyundai Motor está determinada em fazer o melhor para o mundo,” afirmou Jaehoon (Jay) Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “As alterações climáticas são um desafio indiscutível que necessita a atenção de todos. A Hyundai Motor compromete-se em tornar-se neutra em carbono em todos os seus produtos e operações até 2045, e irá fazer investimentos em soluções de transportes mais ecológicos e energia verde para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos.”.

 

 

IAA-Mobility-evento

 

Os visitantes do IAA podem encontrar o stand da Hyundai Motor – onde a marca está a exibir os concepts BEV, o 100% elétrico robotaxi e estruturas artísticas dedicadas ao hidrogénio no Hall A1, Messe Munich. Podem, também, chegar aos variados locais do evento através do serviço Blue Lane da Hyundai, que oferece a oportunidade de experienciar os mais recentes veículos de mobilidade ecológica da marca, incluindo o Hyundai IONIQ 5, o Hyundai NEXO, o KAUAI EV e o autocarro Elec City Fuel Cell.

 

A exibição da Hyundai no IAA está também disponível em formato digital . O vídeo da conferência de imprensa está disponível no canal de YouTube da Hyundai Motor.

 

“Com uma nova localização e num formato híbrido, a edição deste ano do IAA é muito diferente dos eventos anteriores e estamos muito contentes em participar mais uma vez,” afirma Michael Cole, Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe. “Estamos entusiasmados em partilhar a nossa visão futura da marca, que vai além da indústria automóvel. Além disto, estamos a assinalar o nosso caminho para permitir uma sociedade neutra em carbono, o que é imperativo visto que o futuro do planeta está em risco.”.

 

O caminho para a neutralidade carbónica

 

No IAA Mobility 2021 a Hyundai Motor compromete-se em reduzir as suas emissões carbónicas em 75% abaixo que o nível de 2019, até 2040.  A Hyundai irá atingir a neutralidade carbónica nos seus produtos e operações globais globais até 2045.

 

A estratégia integrada e multidimensional da Hyundai para a neutralidade carbónica consiste em três pilares: expandir a sua gama de mobilidade ecológica, desenvolver plataformas de nova geração e investir em pilares: expandir a sua gama de mobilidade ecológica, desenvolver plataformas de nova geração e investir em soluções e tecnologias de energia verde.

 

 

Pilar 1: Mobilidade Ecológica

 

Desde a primeira revelação do concept EV em 1991, a Hyundai Motor já fez progressos em direção à redução carbónica através da sua liderança na ECO Mobilidade.

 

A Hyundai Motor compromete-se em aumentar gradualmente as vendas de veículos livres de emissões (ZEV’s) nos próximos anos. Até 2030 a Hyundai tem como objetivo garantir que 30% das suas vendas globais são ZEV’s e até 2040 a marca espera que os veículos elétricos (BEV’s) e veículos Fuel Cell (FCEV’s) irão representar 80% da sua frota total de vendas.

A partir de 2035 a Hyundai planeia comercializar apenas ZEV’s na Europa. Até 2040, a Hyundai irá descontinuar de forma gradual todos os seus veículos a combustão nos mercados principais, apoiando a sua transição para uma mobilidade sustentável.

 

Veículos Elétricos (BEV)

 

Em agosto de 2020, a Hyundai Motor lançou a submarca IONIQ, dedicada exclusivamente a BEV’s, assinalando o seu compromisso para a mobilidade eletrificada. Mais tarde no mesmo ano, o Hyundai Motor Group, revelou a sua Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) dedicada aos BEV’s.

 

O Hyundai IONIQ 5, lançado este ano, é o primeiro BEV da submarca a ser construído sobre a plataforma E-GMP. O Hyundai IONIQ 5 estabeleceu novos padrões, redefinindo a mobilidade elétrica com funcionalidades sustentáveis e inovadoras, tal como o carregamento de 400 V e 800 V e a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L).

 

O próximo BEV da Hyundai será o Hyundai IONIQ 6, inspirado no concept EV Prophecy, em exibição no IAA 2021. O Hyundai IONIQ 6 irá proporcionar às experiências BEV um foco em soluções personalizadas e ecológicas que se adequam a qualquer estilo de vida.

 

 

carros-hyundai

 

 

Veículos Fuel Cell (FCEV)

 

A Hyundai Motor investe na tecnologia fuel cell há mais de 20 anos. A Hyundai lançou o Hyundai ix35 em 2013, o primeiro FCEV de produção em massa do mundo, seguindo-se em 2018 o Hyundai NEXO o primeiro SUV movido a hidrogénio. No ano passado, a marca enviou aos clientes na Suíça o camião XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio a ser produzido em massa. Recentemente a Hyundai apresentou o autocarro Elec City Fuel Cell em Munique, estando agora o veículo em fases de teste na Europa.

No IAA 2021, a Hyundai revela o seu plano para os veículos FCEV para os próximos anos. Em 2023 a Hyundai irá apresentar a nova geração do Hyundai NEXO e um modelo de serviços múltiplos (MVP) movido a hidrogénio. A Hyundai planeia lançar um SUV fuel cell de grandes dimensões após 2025.

 

A Hyundai Motor irá, também, proporcionar a sua tecnologia fuel cell a todos os tipos de mobilidade e áreas.

 

Pilar 2: Plataformas de nova geração

 

A Hyundai Motor foi líder em investimentos no campo de plataformas de transporte de nova geração. Isto inclui novas opções de mobilidade para chegar do local A ao B, como, por exemplo, a mobilidade aérea urbana (UAM) e veículos autónomos, oferecendo uma maior liberdade de deslocação sem pegada carbónica. Estas plataformas também estão em linha com a visão da marca Progress for Humanity e reforça o compromisso da Hyundai em melhorar a vida urbana para as gerações futuras.

 

IONIQ 5 Robotaxi

 

A Hyundai revela, pela primeira vez, o seu pioneiro modelo robotaxi no IAA Mobility 2021. A Hyundai colaborou com a Motional, líder global em tecnologia de condução autónoma, para desenvolver o veículo autónomo de nível 4 com base no Hyundai IONIQ 5.

 

ioniq-5-robotaxi

 

Com um avançado conjunto de sensores aplicados ao mais recente modelo BEV da Hyundai, o robotaxi integra um design orientado para tecnologia, que celebra a inovação por detrás da operação autónoma. O veículo vai integrar funcionalidades focadas no condutor para permitir que os passageiros interajam intuitivamente com o veículo durante a sua viagem. A Motional inicia em 2023 o transporte público de passageiros no IONIQ 5 Robotaxi, aquando do lançamento do seu serviço de condução autónoma.

 

Mobilidade Aérea Urbana (UAM)

 

No CES 2020, a Hyundai introduziu o modelo concept UAM, o S-A1, desenvolvido com base em quatro princípios: segurança, tranquilidade, acessível e soluções centradas nos passageiros. A Hyundai Motor pretende lançar um modelo UAM 100% elétrico, otimizado para operações citadinas em 2028. Em 2030 a marca planeia o lançamento regional da mobilidade aérea que conecta cidade adjacentes.

 

Pilar 3: Energia Verde

 

A estratégia da neutralidade carbónica da Hyundai Motor vai para além da transição para os ZEV’s. Tem como objetivo proporcionar soluções ecológicas e de energia verde para todos. Isto inclui não só a utilização de energias renováveis nas instalações da marca, mas como, também, longos investimentos em tecnologias futuras como o hidrogénio verde baseado em energia renovável, Vehicle-to-grid (V2G) e o Second Life Battery Energy Storage System (SLBESS).

 

Hidrogénio Verde

 

Hidrogénio verde obtido através do eletrólise da água gerada por fontes de energia com baixo teor de carbono, é esperado que reduza significativamente as emissões carbónicas. A Hyundai Motor investiu em startups de todo o mundo, como a H2Pro, para cooperar no campo do hidrogénio verde. Ainda, a Hyundai planeia estabelecer infraestruturas de hidrogénios em países com forte apoio por parte do governo e energias renováveis em abundância.

 

Redução das emissões

 

A Hyundai Motor tem vindo a reduzir a quantidade de carbono e outros gases emitidos pelos seus processos de produção. As ações da marca incluem continuar com as suas atividades de redução de energia e construir fábricas ecológicas, ao convertê-las em energias renováveis como, por exemplo, energia fotovoltaica.

Em julho, a Hyundai Motor uniu-se a outros afiliados do Hyundai Motor Group para se juntar ao RE100, uma iniciativa global que tem como compromisso caminhar para energias 100% renováveis. Sob este compromisso a fábrica da Hyundai Motor na República Checa será a primeira fábrica da marca a converter completamente a sua utilização de energia para energias renováveis em 2022. A marca pretende alcançar 90% das suas operações globais com energia renovável até 2040. Até 2045 a Hyundai compromete-se a funcionar 100% a energias renováveis.

 

Vehicle-to-grid (V2G)

 

V2G é a mais recente tecnologia que permite que a energia seja diferida para a rede elétrica da bateria de um EV. Permite uma gestão eficiente da procura de energia, especialmente durante as horas de ponta, diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis.

 

A Hyundai está a executar atualmente vários programas piloto V2G com vários acionistas do mercado. A marca pretende implementar a tecnologia V2G nos próximos modelos BEV.

 

Second Life Battery Energy Storage System (SLBESS)

 

A Hyundai Motor está, também, a procurar como recuperar e transformar o fim de vida das baterias num novo negócio de sistema de armazenamento de energia. A Hyundai está atualmente a trabalhar com vários parceiros de energias locais para lançar projetos piloto que consistem em comercializar baterias EV reutilizadas. Ainda, a marca tem agendado um teste a uma pequena aplicação do SLBESS, na Alemanha durante o próximo ano.

 

“O IAA Mobility é a ocasião perfeita para revelar a nossa visão global para a neutralidade carbónica. O IAA é um marco da viagem sustentável que temos feito ao longo dos anos. A Hyundai Motor irá manter-se focada na procura pela neutralidade carbónica e irá liderar o caminho no desenvolvimento de soluções inovadoras,” afirma Thomas Schemera, Diretor de Marketing Global da Hyundai Motor Company.

 

“Sendo um fornecedor de soluções de mobilidade inteligente, a Hyundai planeia também fornecer energia a negócios à sociedade e geral. As alterações climáticas não serão resolvidas sem um grande esforço. Iremos esforçarmo-nos em fazer mais pelo meio ambiente através de vários projetos sustentáveis nos próximos meses, e convidamos todos a juntaram-se a nós em direção a um futuro mais limpo,” adicionou.

Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
hyundai na cidade

Está a pensar comprar carro elétrico? Alugue primeiro no Hyundai xtraFLEX.

Por Hyundai Portugal
painel de instrumentos Hyundai

Sabe quanto tempo dura uma bateria de um carro elétrico?

Por Hyundai Portugal
abastecimento carro a diesel

Vem aí o fim dos carros a diesel?

Por Hyundai Portugal
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
casal junto a carregador electrico

O carregador rápido para carros elétricos já é uma realidade.

Por Hyundai Portugal
homem a carregar ionic5

A rede de carregadores elétricos em Portugal já tem mais de 2700 postos

Por Hyundai Portugal
wallbox

Wallbox: como funciona a caixa “mágica” dos carros elétricos e híbridos plug-in

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5 planear viagem elétrico

Carros elétricos pagam parquímetro? Conheça todos os benefícios

Por Hyundai Portugal
Homem e mulher com kauai elétrico na rua

ISV: Carros elétricos e híbridos pagam esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI veículos 100% elétricos

Dístico para carros elétricos: o que é e para que serve

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Conhece os tipos de tomadas para carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Top