subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Motor híbrido

Motor híbrido: descubra a sua forma de funcionamento!

Por Hyundai Portugal
Publicado em 13 Abril 2022  •  3 Minutos
Motor híbrido

O conceito de um carro eletrificado é conhecido dos condutores em geral. Trata-se de um veículo que recorre a um motor elétrico, de forma a reduzir as suas emissões. Poderá ser um veículo 100% elétrico, híbrido ou a hidrogénio.

No caso do carro elétrico e a hidrogénio é fácil de compreender: o motor é 100% elétrico, não utiliza combustível, tendo de ser carregado de forma externa para dar energia ao veículo. No entanto, no caso do motor híbrido, o funcionamento tem outras nuances que deverão ser entendidas.

 

Neste artigo, iremos explorar o que é um carro híbrido, como funciona o seu motor, e ainda a diferença entre os diferentes tipos de híbridos. Continue a ler e mantenha-se informado sobre o mundo da ecomobilidade com a Blue Academy!

 

Hyundai tucson azul parado na estrada

 

Como funciona um motor híbrido?

 

Tal como o próprio nome indica, um motor híbrido utiliza duas fontes distintas de energia. São elas o motor a combustão e o motor elétrico. Dependendo do híbrido em questão, estas fontes poderão ter uma preponderância maior ou menos na geração de energia para o veículo.

 

Existem três tipos de híbridos distintos: mild-hybrid, híbrido convencional e híbrido plug-in. Iremos agora analisar como funciona o motor de cada um destes veículos.

 

Mild-hybrid

 

A tecnologia mild-hybrid combina um motor a combustão, normalmente a diesel, com um motor elétrico de baixa voltagem. Neste caso, o motor elétrico funciona como um auxiliar do motor a combustão. Fornece alguma energia durante determinadas etapas da condução, como por exemplo no arranque, permitindo que este seja mais rápido.

 

Híbrido convencional

 

No caso dos híbridos convencionais, estes veículos alternam entre o motor a gasolina e o motor elétrico, dependendo do momento de condução. O sistema de travagem regenerativa recarrega a bateria usando o motor elétrico para abrandar o carro. Depois, a energia armazenada na bateria alimenta o motor elétrico para ajudar nas acelerações e nas subidas. Assim, no caso destes veículos, não existe a necessidade de um carregamento externo, pois a bateria é carregada durante a condução.

 

A Hyundai tem uma gama de híbridos convencionais que poderá explorar. Descubra o Hyundai KAUAI HEV, IONIQ HEV, TUCSON HEV e SANTA FE HEV.

 

Frente Tucson Híbrido estacionado na rua

 

Híbrido Plug-In

 

Os veículos híbridos plug-in são os únicos que conseguem recorrer a uma condução 100% elétrica de forma voluntária. No caso destes veículos, a bateria elétrica tem maiores dimensões e pode ser carregada de forma externa. Quando tem a bateria carregada, o híbrido plug-in funciona como um carro elétrico, permitindo conduzir em modo 100% elétrico. Quando a bateria atinge o limite mínimo, o motor de combustão começa a funcionar, permitindo-lhe continuar a sua viagem sem a ansiedade de encontrar imediatamente um ponto de carregamento.

 

Na Hyundai, encontra 3 modelos que recorrem à tecnologia híbrida plug-in: o IONIQ PHEV, o Hyundai TUCSON PHEV e o Hyundai SANTA FE PHEV.

 

Tecnologia híbrida na redução de emissões poluentes

 

Os veículos híbridos são perfeitos para quem procura fazer a transição para uma condução mais sustentável, mas ainda não se sente confortável em adquirir um veículo 100% elétrico. Conheça a gama completa de híbridos Hyundai e integre o mundo da ecomobilidade.

 

Tecnologia associada

Carros Híbridos Os motores elétrico e de combustão trabalham em conjunto para maior performance.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
kauai hybrid, Hyundai Blue Academy

Posso poupar combustível com um híbrido?

Por Hyundai Portugal
carregamento Hyundai IONIQ Plug IN

Híbrido plug-in: como funciona?

Por Hyundai Portugal
IONIQ 5

Como escolher a melhor Wallbox?

Por Hyundai Portugal
Hyundai tucson

Híbrido a diesel: saiba por que razão existem poucos

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson PHEV

Qual o melhor híbrido do mercado?

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ

Este modelo Hyundai está no Top 10 melhores carros para comprar

Por Hyundai Portugal
como carregar carros híbridos

Sabe como carregar carros híbridos plug-in?

Por Hyundai Portugal
Mild Hybrid como funciona

Mild Hybrid: como funciona esta tecnologia?

Por Hyundai Portugal
Tucson Híbrido

Os melhores carros híbridos Hyundai e o que os distingue

Por Hyundai Portugal
híbrido vs híbrido plug in

Híbrido vs Híbrido Plug-In: conheça as diferenças

Por Hyundai Portugal
melhor híbrido do mercado

5 motivos que tornam o Hyundai TUCSON o melhor híbrido do mercado

Por Hyundai Portugal
Híbridos Hyundai Hyundai TUCSON

Conheça a gama de Híbridos Hyundai: performance e sustentabilidade

Por Hyundai Portugal
Top