Os carros a hidrogénio são uma tecnologia que faz parte da evolução do setor automóvel nas próximas décadas. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o funcionamento do motor a hidrogénio.
Perceba como funciona esta tecnologia e como pode ser uma alternativa aos combustíveis fósseis, juntamento com os carros elétricos.
Motor a hidrogénio: é o futuro?
Os carros a hidrogénio, também conhecidos como carros fuel cell, são veículos elétricos que utilizam o hidrogénio como fonte de energia. A principal diferença entre um carro a hidrogénio e os restantes veículos elétricos é que os carros a hidrogénio produzem a eletricidade no próprio veículo, não sendo necessária uma ligação à rede elétrica.
A tecnologia do motor a hidrogénio consiste em juntar o hidrogénio presente no tanque de abastecimento, com o oxigénio do ambiente exterior. Esta união gera uma reação que produz energia elétrica.
É esta energia, gerada através da reação, que alimenta o motor elétrico e que carrega a bateria do automóvel. As baterias dos carros a hidrogénio são mais pequenas do que as que estão presentes nos veículos elétricos, sendo apenas de cerca de 1,6 kWh. São apenas utilizadas na fase de arranque do veículo e nos momentos em que se atingem picos de potência.
De onde surge o hidrogénio?
Os carros fuel cell têm de ser abastecidos com hidrogénio. Um abastecimento de 6 kg de hidrogénio pode demorar apenas cerca de cinco minutos, e é o suficiente para atingir a autonomia total de grande parte destes veículos.
Podemos considerar esta como uma grande vantagem face aos veículos elétricos. As principais vantagens dos automóveis a hidrogénio tornam esta tecnologia na favorita a desenvolver-se durante os próximos anos.
Estes veículos são de abastecimento rápido e oferecem uma autonomia elevada, ao mesmo tempo que não emitem gases poluentes e purificam o ar ao libertarem vapor de água.
O hidrogénio, ao contrário dos combustíveis fósseis, é um elemento seguro, caso se liberte para a atmosfera.
Os postos de abastecimento de hidrogénio podem ser acrescentados aos postos de abastecimento existentes na atualidade, podendo o hidrogénio ser armazenado até na superfície.
A grande dificuldade que ainda impede a tecnologia fuel cell de estar mais disseminada, é o facto de as matérias primas utilizadas para produzir as baterias destes veículos serem caras, fazendo com que os próprios veículos sejam também mais caros.
Conheça o Hyundai NEXO, o carro com motor a hidrogénio
Com um exterior apelativo, claramente aerodinâmico, e com um interior espaçoso onde foram utilizados materiais ecológicos, o que distingue o Hyundai NEXO dos restantes veículos da Hyundai é, efetivamente, a tecnologia fuel cell.
Este SUV não tem emissões poluentes e ainda ajuda a purificar o ar quando se encontra em movimento, através da emissão de vapor de água.
O vapor de água produzido por este automóvel é tão puro que pode ainda ser utilizado para vários fins, nomeadamente, para regar o jardim.
Continue a acompanhar a Blue Academy, para ficar a par de todas as novidades relativamente à evolução da tecnologia fuel cell.