subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
motor a hidrogenio

Como funciona o motor a hidrogénio?

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal
Publicado em 9 Novembro 2021  •  3 Minutos
motor a hidrogenio

Os carros a hidrogénio são uma tecnologia que faz parte da evolução do setor automóvel nas próximas décadas. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o funcionamento do motor a hidrogénio.

 

Perceba como funciona esta tecnologia e como pode ser uma alternativa aos combustíveis fósseis, juntamento com os carros elétricos.

 

Motor a hidrogénio: é o futuro?

 

Os carros a hidrogénio, também conhecidos como carros fuel cell, são veículos elétricos que utilizam o hidrogénio como fonte de energia. A principal diferença entre um carro a hidrogénio e os restantes veículos elétricos é que os carros a hidrogénio produzem a eletricidade no próprio veículo, não sendo necessária uma ligação à rede elétrica.

 

A tecnologia do motor a hidrogénio consiste em juntar o hidrogénio presente no tanque de abastecimento, com o oxigénio do ambiente exterior. Esta união gera uma reação que produz energia elétrica.

 

É esta energia, gerada através da reação, que alimenta o motor elétrico e que carrega a bateria do automóvel. As baterias dos carros a hidrogénio são mais pequenas do que as que estão presentes nos veículos elétricos, sendo apenas de cerca de 1,6 kWh. São apenas utilizadas na fase de arranque do veículo e nos momentos em que se atingem picos de potência.

 

Hidrogénio combustível

 

De onde surge o hidrogénio?

 

Os carros fuel cell têm de ser abastecidos com hidrogénio. Um abastecimento de 6 kg de hidrogénio pode demorar apenas cerca de cinco minutos, e é o suficiente para atingir a autonomia total de grande parte destes veículos.

Podemos considerar esta como uma grande vantagem face aos veículos elétricos. As principais vantagens dos automóveis a hidrogénio tornam esta tecnologia na favorita a desenvolver-se durante os próximos anos.

 

Estes veículos são de abastecimento rápido e oferecem uma autonomia elevada, ao mesmo tempo que não emitem gases poluentes e purificam o ar ao libertarem vapor de água.

 

O hidrogénio, ao contrário dos combustíveis fósseis, é um elemento seguro, caso se liberte para a atmosfera.

Os postos de abastecimento de hidrogénio podem ser acrescentados aos postos de abastecimento existentes na atualidade, podendo o hidrogénio ser armazenado até na superfície.

 

A grande dificuldade que ainda impede a tecnologia fuel cell de estar mais disseminada, é o facto de as matérias primas utilizadas para produzir as baterias destes veículos serem caras, fazendo com que os próprios veículos sejam também mais caros.

 

 

Conheça o Hyundai NEXO, o carro com motor a hidrogénio

 

Com um exterior apelativo, claramente aerodinâmico, e com um interior espaçoso onde foram utilizados materiais ecológicos, o que distingue o Hyundai NEXO dos restantes veículos da Hyundai é, efetivamente, a tecnologia fuel cell.

 

Este SUV não tem emissões poluentes e ainda ajuda a purificar o ar quando se encontra em movimento, através da emissão de vapor de água.

 

O vapor de água produzido por este automóvel é tão puro que pode ainda ser utilizado para vários fins, nomeadamente, para regar o jardim.

 

Continue a acompanhar a Blue Academy, para ficar a par de todas as novidades relativamente à evolução da tecnologia fuel cell.

Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Hyundai NEXO na estrada

Hidrogénio verde: o que é, vantagens e desvantagens deste combustível

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Carros a Hidrogénio vs Elétrico: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Entenda o elevado preço do hidrogénio combustível

Por Hyundai Portugal
hyundai nexo - carros a hidrogénio em portugal

O futuro dos carros a hidrogénio em Portugal

Por Hyundai Portugal
Hyundai Nexo - Carro a Hidrogénio

Carros a Hidrogénio: Vantagens e Desvantagens destes veículos

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal
Hydrogen wave

Hyundai Motor Group revela a sua visão futura de uma sociedade a hidrogénio

Por Hyundai Portugal
Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Hyundai torna-se acionista da H2 MOBILITY

Por Hyundai Portugal
XCIENT Fuel Cell

XCIENT Fuel Cell: Hyundai reforça design e performance do camião

Por Hyundai Portugal
Carros a Hidrogénio vs Elétrico

Hyundai NEXO bate recorde mundial de distância percorrida com apenas um depósito

Por Hyundai Portugal
Hyundai NEXO

Hidrogénio: Combustível do Futuro?  

Por Hyundai Portugal
Equipa Forze Hydrogen Racing

Hyundai Motor estabelece parceria com a Forze Hydrogen Racing

Por Hyundai Portugal
Top