subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
ioniq-5-robotaxi

Motional e Hyundai Motor Group revelam o IONIQ 5 Robotaxi

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 7 Setembro 2021  •  4 Minutos
ioniq-5-robotaxi

Hoje, a Motional, líder global em tecnologia de condução autónoma, e o Hyundai Motor Group revelam o robotaxi com base no Hyundai IONIQ 5, o robotaxi de nova geração da Motional.

 

Baseado no 100% elétrico Hyundai IONIQ 5, lançado mundialmente em inícios deste ano, o IONIQ 5 Robotaxi é um veículo autónomo de nível 4, operado em segurança sem condutor. É um robotaxi livre de emissões e representa a junção de duas tecnologias, das mais transformadoras na mobilidade – eletrificação e autonomia. A combinação destas tecnologias torna o transporte mais seguro, inteligente e sustentável.

 

O IONIQ 5 Robotaxi é o primeiro veículo comercial da Motional e assinala um marco fundamental na estratégia da empresa. A Motional irá iniciar o transporte público de passageiros no IONIQ 5 Robotaxi em 2023, através de uma parceria histórica com a Lyft. Saiba tudo sobre este fenómeno na Blue Academy.

 

 

IONIQ 5 Robotaxi

 

O IONIQ 5 Robotaxi integra um design orientado para a tecnologia, que celebra a inovação por detrás da operação autónoma. O conjunto de sensores do veículo encontram-se maioritariamente no exterior, distinguindo o robotaxi de um veículo convencional. O robotaxi tem mais de 30 sensores: uma combinação de câmaras, radares e lidar. Proporciona uma perceção de 360º, imagens de alta-resolução e deteção de objetos de longo alcance para uma operação autónoma e segura em situações de condução diversas. O robotaxi irá estar equipado com tecnologia comprovada de condução autónoma da Motional. Inclui sistemas de machine learning avançados – formados sobre décadas de dados reais – que permite o veículo operar em segurança em situações de condução desafiantes e complexas.

 

Com base na Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), a plataforma dedicada exclusivamente a veículos elétricos do Hyundai Motor Group, o interior do IONIQ 5 Robotaxi proporciona aos passageiros um habitáculo espaçoso e confortável para trabalhar, relaxar ou socializar durante a sua condução autónoma. O interior irá integrar, também, um conjunto de funcionalidades centradas no passageiro, que permite que os mesmos interajam intuitivamente com o veículo durante a sua viagem, como, por exemplo, redirecionar o robotaxi a realizar uma paragem adicional. O resultado desta experiência de passageiro irá definir novos padrões para uma condução autónoma para transporte e mercadorias.

O desenvolvimento do veículo

 

Concebido desde o início para ser operado totalmente em condução autónoma, o IONIQ 5 Robotaxi foi criado através da parceria entre a Motional e o Hyundai Motor Group. As duas empresas trabalharam em conjunto ao longo de todo o desenvolvimento, com cada parte a fornecer conhecimento crítico: a Motional em tecnologia de condução autónoma e a Hyundai nas capacidades de pesquisa e desenvolvimento e produção global de veículos.

 

O resultado final é uma integração perfeita entre a configuração e carroçaria do veículo, com o hardware e a autonomia a trabalhar em sintonia para uma operação de condução autónoma altamente avançada, segura e capaz. O IONIQ 5 Robotaxi é desenvolvido sobre a E-GMP do Hyundai Motor Group, para um carregamento ultra-rápido e uma autonomia longa, permitindo uma máxima utilização da frota de robotaxis da Motional. O IONIQ 5 Robotaxi integra a segurança e fiabilidade avançadas do Grupo, posicionando-o de forma única para um preço eficaz de comercialização.

 

O futuro da condução autónoma

 

“Este robotaxi representa a visão da Motional de tornar realidade um futuro a condução autónoma,” afirmou o Presidente e CEO Karl Iagnemma. “Através da nossa parceria estratégica com o Hyundai Motor Group e Aptiv, temos conhecimento automóvel e software inigualável ao longo de todo o nosso processo de desenvolvimento do veículo. Esta colaboração permitiu que produzíssemos um robotaxi altamente seguro e fiável, com preço otimizado para produção global. Estamos focados na comercialização em massa e o IONIQ 5 Robotaxi foi construído com esse propósito.”.

 

A atenção na segurança e conforto de passageiros da Motional e do Hyundai Motor Group é evidente ao longo do veículo. Existem redundâncias de segurança em todos os equipamentos, como a navegação, direção, travagem e potência, para uma condução segura e tranquila. A Motional disponibiliza, também, Assistência ao Veículo à distância (RVA) caso o IONIQ 5 Robotaxi se depare com um cenário invulgar, como estradas em construção ou alagadas. Caso aconteça, um operador remoto Motional poderá conectar-se de imediato ao veículo e redirecioná-lo para um novo caminho.

 

“A Hyundai Motor evoluiu o seu Hyundai IONIQ 5, um veículo elétrico construído sobre uma plataforma dedicada a EV’s, numa nova plataforma para veículos totalmente autónomos,” afirmou Woongjun Jang, Diretor do Centro de condução Autónoma no Hyundai Motor Group. “Para o robotaxi com base no IONIQ 5 aplicamos várias redundâncias de sistemas, para além de um conjunto de tecnologias essenciais para garantir segurança e conforto para os passageiros. Ao integrar com sucesso o IONIQ 5 Robotaxi do Grupo com a tecnologia de condução autónoma da Motional, estamos orgulhosos em anunciar que alcançamos um marco importante no caminho para comercializar o nosso robotaxi.”.

 

 

Líder em robotaxis para serviços comerciais

 

A Motional foi formada em março de 2020 numa joint venture centrada na condução autónoma com o Hyundai Motor Group, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ofereceu soluções de mobilidade inteligente, e com a Aptiv, líder global na indústria tecnológica em segurança, eletrificação e conectividade avançadas. A Motional foi criada para avançar o desenvolvimento e comercialização dos veículos autónomos com melhor desempenho e segurança.

 

A equipa da Motional tem décadas de conhecimento em tecnologia de condução autónoma e uma experiência sem rivais em operar robotaxis para serviços comerciais. A empresa moveu centenas de milhares de consumidores através do seu serviço de autocondução na rede Lyft em Las Vegas, a frota de robotaxis mais estabelecida do mundo, e é a única na indústria a fazer parceria com duas grandes empresas de serviços de transporte e mercadorias: Lyft e Via. É com esta experiência incalculável que a Motional inicia a nova fase de comercialização, com o lançamento de um serviço de condução autónoma na rede Lyft a começar em 2023. Os IONIQ 5 Robotaxis irão ser disponibilizados a vários mercados nos Estados Unidos, marcando um ponto de viragem para a tecnologia de condução autónoma e estabelecendo as bases para tornar realidade os robotaxis.

 

A Motional e o Hyundai Motor Group irão revelar os IONIQ 5 Robotaxis pela primeira vez em público no IAA Mobility, em Munique, de 7 a 12 de setembro. O Grupo está entusiasmado em partilhar mais informação durante a sua exibição no evento.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
Hyundai Kauai elétrico na estrada

Mobilidade elétrica em Portugal continua a crescer

Por Hyundai Portugal
programa e-mobility

Hyundai Motor Group lança programa piloto E-Mobility em Singapura

Por Hyundai Portugal
carros-hyundai

Hyundai Motor revela compromisso em atingir a neutralidade carbónica no IAA Mobility 2021

Por Hyundai Portugal

Locais de carregamento de carros elétricos: sabe a diferença entre os PCR e os PCN?

Por Hyundai Portugal
KAUAI EV

KAUAI EV Distinguido como Melhor Carro Elétrico do seu Segmento

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson Híbrido

IUC: Híbridos e elétricos estão sujeitos a esta taxa?

Por Hyundai Portugal
incentivos fiscais carros elétricos 2021

Incentivos fiscais à compra de carros elétricos em 2021: o que é preciso saber

Por Hyundai Portugal
carros elétricos com maior autonomia 2021

Carros elétricos com maior autonomia em 2021: conheça o IONIQ 5

Por Hyundai Portugal
Ioniq 5 na estrada

Hyundai aprofunda a produção e características do Novo IONIQ 5

Por Hyundai Portugal
tributação autonóma viaturas elétricas

Tributação autónoma viaturas elétricas: como funciona?

Por Hyundai Portugal
Carregador de carro elétrico

Inspeção de carros elétricos: quais são as principais diferenças?

Por Hyundai Portugal
Hyundai kauai elétrico

Hyundai KAUAI Electric atinge os 790 quilómetros com uma única carga

Por Hyundai Portugal
Top