Ecomobilidade Hyundai: o futuro da mobilidade urbana

Mobilidade urbana do futuro é aérea

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 15 Outubro 2020  •  3 Minutos
Ecomobilidade Hyundai: o futuro da mobilidade urbana

Com uma visão futurista das cidades ficarem cada vez mais próximas, com menos trânsito e cada vez mais dependentes de uma mobilidade urbana livre de emissões poluentes, a Hyundai aposta na aceleração do projeto para a ecomobilidade aérea do mundo: o “Urban Air Mobility”.

 

Descubra em que consiste esta plataforma e todas as vantagens que trará para uma mobilidade urbana cada vez mais ecológica.

 

Uma mobilidade urbana em direção ao céu

 

Imagine um verdadeiro aeroporto, em pleno coração da cidade, com espaços verdes e comerciais, sem esquecer as ligações muito semelhantes a uma plataforma ferroviária, onde sai do metro, do autocarro ou do seu automóvel para entrar num… táxi aéreo.

 

Esta foi a proposta apresentada pela Hyundai no evento CES 2020, onde revelou a sua visão inovadora para a mobilidade urbana, juntamente com a UBER, e o seu primeiro concept para o Urban Air Mobility. Mas porquê uma solução aérea para uma conceituada fabricante de automóveis?

 

Uma mobilidade urbana aérea pode contribuir, positivamente, para um sistema de mobilidade multimodal. Além disso, à medida que os transportes urbanos se dirigem para o céu, o desenvolvimento sustentável da cidade torna-se possível, sem esquecer que as famílias passam a estar mais próximas.

 

Em 2030, 60% da população mundial será urbana. Espera-se que este crescimento populacional significativo crie uma necessidade real de opções de mobilidade inovadoras, à medida que as infraestruturas terrestres se tornam cada vez mais congestionadas.

 

Mobilidade urbana aérea da Hyundai

 

Urban Air Mobility: o futuro da ecomobilidade?

 

Com base em três soluções de mobilidade interligadas, a Hyundai pretende libertar as cidades, e as pessoas do futuro, das restrições de tempo e distância e permitir-lhes mais opções de mobilidade urbana para o seu dia-a-dia.

 

  1. Urban Air Mobility (UAM): em colaboração com a UBER, esta solução de mobilidade urbana utiliza Veículos Aéreos Pessoais (PAVs) para abrir o espaço aéreo para o transporte na cidade, reduzindo o tempo no trânsito.
  2. Hub: um novo ponto de ligação de mobilidade, que interliga veículos aéreos e terrestres e os seus passageiros.
  3. Purpose Built Vehicles (PBVs): capazes de viajar em pelotões, estes veículos ecológicos ligam os passageiros ao Hub, através de uma estação de acoplagem no piso térreo, e utilizam dados em tempo real para traçar rotas das viagem ideais.

 

Trabalhando em estreita colaboração, UAM, PBV e Hub desempenham papéis-chave na vitalização de futuras cidades, centradas no ser humano e no enriquecimento da vida das pessoas.

 

Com esta visão de mobilidade urbana inteligente, a Hyundai delineou o seu compromisso de proporcionar aos clientes uma mobilidade sem descontinuidades e uma experiência de mobilidade diferenciada.

 

Através do Urban Air Mobility, a Hyundai pretende conseguir a “democratização do voo”, permitindo uma mobilidade urbana aérea sem necessidade de pistas, recorrendo a Veículos Aéreos Pessoais capazes de descolagem e aterragem vertical e utilizando energia elétrica (eVTOL).

 

Os quatro pilares do Urban Air Mobility são: seguro, silencioso, acessível e centrado no passageiro.

 

Os UAM serão tornados acessíveis e de baixo custo através da utilização do conhecimento de fabrico da Hyundai em automóveis, conceção aerodinâmica, utilização de materiais compostos de carbono de peso reduzido, tecnologia de conceção produtiva e custos operacionais reduzidos.

 

Por último, o UAM da Hyundai será centrado nos passageiros através da conceção do interior com características da “Internet das Coisas” (IoT – Internet of Things), garantindo ao mesmo tempo o conforto e a segurança dos passageiros.

 

 

Ecomobilidade Hyundai: o futuro da mobilidade urbana

 

O Urban Air Mobility já arrancou

 

A Hyundai começou a colaborar com o Incheon Internacional Airport Corp. (IIAC) e com a KT Corp., de forma a acelerar o desenvolvimento do Urban Air Mobility e início da realização dos voos de teste. A intenção é a comercialização da UAM até 2028.

 

Em junho de 2020, o Governo Coreano anunciou o “Korean UAM Roadmap“, delineando os passos necessários para a comercialização do Urban Air Mobility. Pretende-se ainda que através deste projeto se possa iniciar já a construção de “vertiports” (aeroportos verticais), assim como as outras plataformas de mobilidade urbana para se interligarem.

 

Esta parceria é necessária para se construir infraestruturas robustas e modelos de negócio que permitam o desenvolvimento de veículos UAM inovadores.

 

A própria aceleração do início da concretização do Urban Air Mobility demonstra que a Hyundai está cada vez mais comprometida com a sua missão enquanto líder de ecomobilidade, e na visão ‘Progress for Humanity’, ao introduzir uma nova era de mobilidade urbana aérea que irá revolucionar os transportes.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
carro híbrido parado a mostrar que a mobilidade elétrica se adequa a estilo de vida

A mobilidade elétrica adequa-se ao seu estilo de vida?

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
IONIQ é a nova marca da Hyundai para veículos elétricos

IONIQ: a marca para novos carros elétricos

Por Hyundai Portugal
Cartaz Blue Conference Hyundai

Blue Conference: Portugal está pronto para um futuro mais elétrico?

Por Hyundai Portugal
Hyundai KAUAI na estrada

ECO Mobilidade: Uma evolução em prol do Ambiente

Por Hyundai Portugal

A Mobilidade Elétrica e o pós-Covid: Terra 2.0

Por UVE

Reclothing Bank transforma tecidos de automóveis em roupa

Por Hyundai Portugal
Menina deitada na relva a segurar um símbolo ecológico

Transição para veículos elétricos: uma realidade para todos

Por notasemdia.pt

Fiscalidade Verde: os benefícios para carros elétricos ou híbridos

Por Ekonomista
Exterior do 45, o Novo Concept Elétrico da Hyundai

Novo EV Concept 45: a sofisticação de um carro elétrico

Por Hyundai Portugal
Mulher em trotinete junto a Hyundai Kauai Electric

O futuro através de diferentes soluções de mobilidade inteligente

Por Hyundai Portugal

Carros ecológicos: os benefícios de uma realidade incontornável

Por Ekonomista
Top