Com uma visão futurista das cidades ficarem cada vez mais próximas, com menos trânsito e cada vez mais dependentes de uma mobilidade urbana livre de emissões poluentes, a Hyundai aposta na aceleração do projeto para a ecomobilidade aérea do mundo: o “Urban Air Mobility”.
Descubra em que consiste esta plataforma e todas as vantagens que trará para uma mobilidade urbana cada vez mais ecológica.
Uma mobilidade urbana em direção ao céu
Imagine um verdadeiro aeroporto, em pleno coração da cidade, com espaços verdes e comerciais, sem esquecer as ligações muito semelhantes a uma plataforma ferroviária, onde sai do metro, do autocarro ou do seu automóvel para entrar num… táxi aéreo.
Esta foi a proposta apresentada pela Hyundai no evento CES 2020, onde revelou a sua visão inovadora para a mobilidade urbana, juntamente com a UBER, e o seu primeiro concept para o Urban Air Mobility. Mas porquê uma solução aérea para uma conceituada fabricante de automóveis?
Uma mobilidade urbana aérea pode contribuir, positivamente, para um sistema de mobilidade multimodal. Além disso, à medida que os transportes urbanos se dirigem para o céu, o desenvolvimento sustentável da cidade torna-se possível, sem esquecer que as famílias passam a estar mais próximas.
Em 2030, 60% da população mundial será urbana. Espera-se que este crescimento populacional significativo crie uma necessidade real de opções de mobilidade inovadoras, à medida que as infraestruturas terrestres se tornam cada vez mais congestionadas.
Urban Air Mobility: o futuro da ecomobilidade?
Com base em três soluções de mobilidade interligadas, a Hyundai pretende libertar as cidades, e as pessoas do futuro, das restrições de tempo e distância e permitir-lhes mais opções de mobilidade urbana para o seu dia-a-dia.
- Urban Air Mobility (UAM): em colaboração com a UBER, esta solução de mobilidade urbana utiliza Veículos Aéreos Pessoais (PAVs) para abrir o espaço aéreo para o transporte na cidade, reduzindo o tempo no trânsito.
- Hub: um novo ponto de ligação de mobilidade, que interliga veículos aéreos e terrestres e os seus passageiros.
- Purpose Built Vehicles (PBVs): capazes de viajar em pelotões, estes veículos ecológicos ligam os passageiros ao Hub, através de uma estação de acoplagem no piso térreo, e utilizam dados em tempo real para traçar rotas das viagem ideais.
Trabalhando em estreita colaboração, UAM, PBV e Hub desempenham papéis-chave na vitalização de futuras cidades, centradas no ser humano e no enriquecimento da vida das pessoas.
Com esta visão de mobilidade urbana inteligente, a Hyundai delineou o seu compromisso de proporcionar aos clientes uma mobilidade sem descontinuidades e uma experiência de mobilidade diferenciada.
Através do Urban Air Mobility, a Hyundai pretende conseguir a “democratização do voo”, permitindo uma mobilidade urbana aérea sem necessidade de pistas, recorrendo a Veículos Aéreos Pessoais capazes de descolagem e aterragem vertical e utilizando energia elétrica (eVTOL).
Os quatro pilares do Urban Air Mobility são: seguro, silencioso, acessível e centrado no passageiro.
Os UAM serão tornados acessíveis e de baixo custo através da utilização do conhecimento de fabrico da Hyundai em automóveis, conceção aerodinâmica, utilização de materiais compostos de carbono de peso reduzido, tecnologia de conceção produtiva e custos operacionais reduzidos.
Por último, o UAM da Hyundai será centrado nos passageiros através da conceção do interior com características da “Internet das Coisas” (IoT – Internet of Things), garantindo ao mesmo tempo o conforto e a segurança dos passageiros.
O Urban Air Mobility já arrancou
A Hyundai começou a colaborar com o Incheon Internacional Airport Corp. (IIAC) e com a KT Corp., de forma a acelerar o desenvolvimento do Urban Air Mobility e início da realização dos voos de teste. A intenção é a comercialização da UAM até 2028.
Em junho de 2020, o Governo Coreano anunciou o “Korean UAM Roadmap“, delineando os passos necessários para a comercialização do Urban Air Mobility. Pretende-se ainda que através deste projeto se possa iniciar já a construção de “vertiports” (aeroportos verticais), assim como as outras plataformas de mobilidade urbana para se interligarem.
Esta parceria é necessária para se construir infraestruturas robustas e modelos de negócio que permitam o desenvolvimento de veículos UAM inovadores.
A própria aceleração do início da concretização do Urban Air Mobility demonstra que a Hyundai está cada vez mais comprometida com a sua missão enquanto líder de ecomobilidade, e na visão ‘Progress for Humanity’, ao introduzir uma nova era de mobilidade urbana aérea que irá revolucionar os transportes.