hyundai kauai a carregar

Mild hybrid vs diesel: o que saber sobre estas tecnologias

Ekonomista
Por Ekonomista 18 Dezembro 2020  •  6 Minutos
hyundai kauai a carregar

Mild hybrid vs diesel: quer saber quais são as diferença? Será que estas tecnologias são comuns em alguns pontos? Descubra tudo neste artigo.

 

O mercado automóvel tem sofrido alterações significativas e impactantes a vários níveis, como por exemplo: tecnologia, ecologia, autonomia, entre outros.

 

Este desenvolvimento repentino, pelo menos aos olhos do consumidor, veio acompanhado de várias questões, onde se destacam as diferenças entre tecnologias.

 

Mild hybrid vs diesel: aprenda a distinguir

 

É sobre as diferenças entre tecnologias que o artigo se irá centrar, mais propriamente entre: mild hybrid vs diesel.

 

No entanto, antes de avançar para as diferentes tecnologias que equipam os automóveis é necessário compreender em que consiste cada uma delas.

 

Após esta explicação, será mais fácil encontrar e a compreender as diferenças que existem entre os mild hybrid e os diesel.

 

O que é um carro diesel?

 

Provavelmente já conhece e até sabe como funciona a tecnologia diesel. Esta não é uma tecnologia inovadora neste tipo de indústria. Apesar de ser um “velho conhecido”, nunca é demais relembrar o funcionamento básico do  sistema diesel.

 

Como o próprio nome indica, o combustível que alimenta este sistema é o diesel.  A tecnologia diesel, tal como o sistema a gasolina, funciona com recurso a um motor de combustão interna.

 

De forma resumida e simples, o combustível, neste caso diesel, entra no motor que, através de uma reação de combustão entre o oxigénio e o combustível, gera energia para fazer mover o carro.

 

híbrido hyundai santa fé a circular na estrada

Sistema mild-hybrid: o que é e como funciona

 

O que é um mild-hybrid?

 

O mild-hybrid, MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), é uma das mais recentes e inovadoras tecnologias elétricas disponíveis no mercado. 

 

Não, não é um sistema totalmente elétrico. Como o próprio nome indica, o mild-hybrid é um sistema híbrido.

 

Como funcionam os mild-hybrid?

 

Sendo um sistema híbrido, esta tecnologia, tal como os híbridos convencionais ou os plug-in, é constituída por dois motores: um a combustão e um elétrico.

 

Relativamente ao motor a combustão – principal – o mecanismo do sistema mild-hybrid pode ser desenvolvido com dois tipos de motor: gasolina ou diesel.

 

Na verdade não existe um motor elétrico, mas sim um sistema elétrico de 48V. Acaba por chamar-se motor elétrico por conveniência e força de hábito, tendo em conta as outras tecnologias híbridas.

 

O sistema elétrico assiste o motor de combustão interna em arranque e aceleração, disponibilizando até 12kW de potência adicional, o que permite reduzir o esforço despendido pelo motor de combustão.

 

O sistema elétrico não pode ser carregado externamente. Assim, a única forma disponível de carregar este “motor” é através o sistema de travagem regenerativa, ou seja, em momentos de desaceleração e travagem.

 

Provavelmente, nesta altura está a perguntar qual é a diferença entre um híbrido convencional e um mild-hybrid. Há essencialmente duas grandes diferenças que precisam de ser destacadas: funcionamento e construção.

 

Funcionamento

 

No que ao funcionamento diz respeito, este sistema aproxima-se do plug-in, porque em velocidades abaixo dos 17 km/h permite que o automóvel funcione apenas com o motor elétrico.

 

O facto do motor de combustão se desligar não compromete qualquer outra função do automóvel. Aliás, este acaba por tornar os momentos de arranque mais leves e suaves.

 

No fundo, pode-se comparar este funcionamento a um sistema avançado de start & stop.

 

interior de um hyundai kauai ev

 

Construção

 

Relativamente à construção, este sistema recorre a um mecanismo mais “simples e pequeno” do que um híbrido convencional e plug-in.

 

As características do sistema mild-hybrid fazem com que os fabricantes optem pelo uso deste sistema porque é uma solução mais económica e fácil de implementar, uma vez que não é preciso fazer alterações significativas à estrutura do carro.

 

Por esta razão, é que se encontram automóveis mild-hybrid a diesel ou gasolina. Como é uma modificação “simples” que o fabricante pode implementar e que apresenta melhorias significativas a nível económico e ambiental.

 

Apesar de ser um sistema “mais simples”, saiba que utilizando este mecanismo é possível obter uma redução a nível de consumos na ordem dos 10 a 15% que consequentemente irão conduzir a uma redução das emissões de gases poluentes.

 

Tendo em conta estas vantagens, a Hyundai decidiu implementar o mecanismo mild-hybrid num dos seus best-sellers, o Tucson

 

tucson híbrido a circular na estrada

 

O modelo da fabricante encontra-se disponível em duas versões com este sistema elétrico implementado, uma com 116 cv de potência e outra com 136 cv de potência.

 

Esta será a opção ideal para quem procura um veículo confortável, espaçoso e mais amigo  do ambiente.

 

Mild hybrid vs diesel: as 5 principais diferenças

 

Após terem sido exploradas e conhecidas cada uma das tecnologias, é agora mais simples e intuitivo identificar e compreender as diferenças entre as mesmas.

 

Tipo de tecnologia

 

Começando pela diferença mais facilmente identificável, o tipo de tecnologia.

 

Como observado, o diesel funciona com recurso a um motor de combustão interna. Já  os mild-hybrid funcionam através da combinação de um motor a combustão com um sistema elétrico.

 

 

Fonte de energia

 

A construção dos sistemas conduz a outra diferença facilmente observável: a fonte de energia, ou seja, o combustível.

 

A tecnologia diesel funciona apenas com o combustível diesel. Por sua vez, os mild-hybrid podem funcionam com diesel ou gasolina e ainda energia elétrica

 

Atenção: o tipo de combustível depende das especificações do motor, consulte as especificações do motor do seu automóvel.

 

 

Travagem regenerativa

 

Uma vez que os diesel não têm a capacidade de ser movidos através de energia elétrica como os mild-hybrid, aqui reside outra diferença: o sistema de travagem regenerativo. 

 

Caso não saiba, o sistema de travagem regenerativo aproveita a energia cinética gerada pelas travagens e momentos de desaceleração com o objetivo de produzir energia elétrica. 

 

Por sua vez, esta energia elétrica irá alimentar o motor de combustão interna, permitindo reduzir o seu esforço, e consequentemente os consumos e emissões de gases poluentes.

 

Interior do Hyundai Kauai Híbrido

 

Consumos de combustível

 

Este ponto está relacionado com os anteriormente descritos. De certa forma, é uma consequência da construção e funcionamento dos sistemas.

 

Como se observou ao longo da apresentação de cada uma das tecnologias, os mild-hybrid são desenhados e construídos para melhorar a performance dos veículos a vários níveis, nomeadamente: a nível dos consumos de combustível.

 

O sistema elétrico característico deste tipo de híbridos providencia um suporte ao motor de combustão interna. 

 

Como referido, este auxílio é suficiente para permitir reduzir os consumos de combustível entre 10 a 15%.

 

 

Emissões de gases poluentes

 

Tal como a redução do consumo de combustível, a emissão de gases poluentes também é uma consequência do funcionamento das diferentes tecnologias.

 

Os automóveis movidos a combustível diesel não possuem sistemas que lhes prestem suporte ao longo do seu funcionamento.

 

Por sua vez, os MHEV possuem um sistema elétrico que se caracteriza pelo seu papel ecológico no meio ambiente.

 

Como explicado, o sistema elétrico utiliza apenas energia cinética gerada pelas travagens ou momentos de desaceleração do automóvel para produzir energia elétrica. 

 

É através desta energia produzida que o sistema elétrico irá dar suporte ao motor de combustão interna, fazendo com que os consumos de combustível sejam inferiores, bem como as respectivas emissões de gases poluentes.

 

Assim, de forma simples e resumida, consegue-se perceber que os mild-hybrid são uma tecnológica amiga do ambiente, que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental.

 

Resumo das diferenças entre mild-hybrid vs diesel

 

Diesel Mild-Hybrid
Motor combustão interna – diesel combustão interna (diesel ou gasolina)
+
sistema elétrico de 48V
Fonte de energia diesel diesel ou gasolina 

+

energia elétrica

Travagem regenerativa não tem sim
Consumos combustível superiores inferiores
Emissão de gases superior inferior

Conclusão

 

A combustão é o sistema principal no que à mobilidade dos carros diz respeito. No entanto, com a necessidade de desenvolver novas tecnologias mais económicas e ecológicas vão surgindo novas alternativas, das quais a mild-hybrid.

 

Como se pode ver, relativamente às diferenças entre as tecnologias existem várias que podem ser assinaladas. No entanto, destacam-se 5 grandes diferenças relacionadas com a construção e funcionamento de cada tipo de tecnologia.

 

O funcionamento básico da tecnologia de combustão interna já é nosso conhecido. Relativamente aos mild-hybrid, facilmente, se compreende como é que o sistema elétrico obtém energia, através da travagem regenerativa, para providenciar suporte ao motor de combustão interna.

 

Com este suporte, é possível reduzir os consumos de combustível na ordem dos 10% a 15%. Com esta redução de consumo de combustível consegue-se ainda a emissão de gases poluentes.

 

Resumindo, a tecnologia diesel assenta no tradicional motor de combustão interno. Já os mild-hybrid recorrem a um motor de combustão auxiliado por um sistema elétrico para reduzir consumos de combustível, bem como o impacto ambiental.

Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
combustivel carros hibridos

Qual é o combustível dos carros híbridos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson

Quais são os custos da manutenção de um híbrido?

Por Hyundai Portugal
Carros ecológicos Hyundai

Full-hybrid vs mild-hybrid: descubra as diferenças entre estas tecnologias

Por Hyundai Portugal
Hyundai Kauai Elétrico

Carros elétricos: preço, modelos e tecnologias explicadas

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson HEV vence prémio carro do ano

Hyundai TUCSON HEV conquista prémio “SUV Compacto do Ano 2021”

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ plug-in - carros híbridos desastre ambiental

Carros Híbridos: desastre ambiental ou escolha sustentável?

Por Hyundai Portugal
TIGER da Hyundai no espaço

TIGER: Conheça o veículo da Hyundai que quer chegar ao espaço

Por Hyundai Portugal
suv híbrido hyunday tucson hev

SUV Híbrido: descubra os modelos que vão revolucionar o mercado

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson HEV

Carros híbridos 2021: conheça as novidades do ano

Por Hyundai Portugal
Carro Hyundai azul estacionado

Diferenças híbrido e plug-in: descubra quais são

Por Ekonomista
Motor de um carro híbrido

Manutenção de carros híbridos: 4 coisas que precisa de saber

Por Ekonomista
híbrido hyundai santa fé a circular na estrada

Comprar um carro híbrido usado: vantagens, fiabilidade e garantia

Por Ekonomista
Top