A 5.ª edição do Mobility Innovators Forum (MIF), promovido pela Hyundai Motor Group, decorreu num formato 100% virtual focando-se sobretudo no futuro da mobilidade.
A edição de 2020 decorreu nos passados dias 29 e 30 de outubro, transmitida online a partir da Califórnia, nos EUA. O tema chave do MIF – “From Vision to Reality” – facilitou debates aprofundados entre especialistas de mobilidade e reconhecidos thought leaders.
MIF 2020: visão de mobilidade centrada no ser humano e no futuro da sociedade
A sessão de abertura ficou marcada pelas declarações de Bhavish Aggarwal, CEO da Ola, plataforma de mobilidade indiana. O responsável afirmou que a COVID-19 veio criar tanto desafios, como oportunidades, para os serviços de mobilidade.
Torna-se tarefa dos vários players do mercado, aproveitar a oportunidade para implementar melhorias na higiene e qualidade de serviços para os consumidores, assim como acelerar a digitalização e adoção da eletrificação.
Bhavish Aggarwal acrescentou que mesmo com desafios intensos a curto prazo, muitas empresas continuaram a ter uma atitude inovadora e a encontrar oportunidades a longo prazo, dentro da atual transformação.
Outros discursos e sessões de esclarecimento do MIF 2020 contaram com a participação de CEOs de startups de tecnologia de veículos autónomos, que partilharam as suas ideias sobre o potencial do impacto da pandemia no negócio.
O foco na temática de tornar a visão de mobilidade centrada no ser humano uma realidade, é uma consequência direta do que foi discutido na sessão do MIF 2019, onde foram discutidos os passos a dar neste sentido.
O contexto atípico deste ano levou a que os participantes refletissem acerca dos desafios que certamente ainda vão surgir, ao implementarem medidas que tornem os seus desejos e planos numa realidade.
A título de exemplo, foram abordadas soluções de mobilidade implementadas e/ou com implementação planeada nas cidades de Oakland e São Francisco.
A Hyundai Motor Group, anfitriã do evento, contou com a participação do Dr. Jaiwon Shin, diretor da Divisão de Urban Air Mobility. O discurso focou-se nos desafios no futuro da mobilidade aérea.
Henry Chung, diretor da Hyundai CRADLE em Sillicon Valley fez a declaração de abertura do MIF e Youngcho Chi, presidente e diretor de Inovação da Hyundai Motor Group, apresentou as conclusões finais deste fórum de mobilidade.
Pode visualizar todas as sessões através do site do MIF 2020.