dois carros híbridos estacionados

Hyundai IONIQ PHEV: um dos melhores híbridos plug-in

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Por Ekonomista 9 Outubro 2020  •  5 Minutos
dois carros híbridos estacionados
Sabe quais são as 10 razões que levam o Hyundai IONIQ PHEV a ser considerado um dos melhores híbridos plug-in? Conheça-as neste artigo e surpreenda-se.

 

O que faz de um carro um dos melhores híbridos plug-in? Quais são as características a analisar? É isso que lhe vamos explicar neste artigo.

 

Os veículos híbridos são muitas vezes considerados como o melhor dos dois mundos. 

 

Porquê? Porque combinam a autonomia e praticabilidade de abastecimento dos veículos convencionais com os menores consumos e emissão de gases poluentes dos veículos elétricos.

 

Num mercado cada vez mais virado para a eletrificação automóvel, os veículos híbridos plug-in são perfeitos para a fase de transição.

 

Entre os melhores híbridos plug-in disponíveis no mercado destaca-se o Hyundai IONIQ plug-in, ou o IONIQ PHEV.

 

Este modelo é uma das três versões IONIQ comercializadas pela Hyundai, pois também existe o IONIQ híbrido convencional, ou HEV, e ainda o IONIQ 100% elétrico, ou EV.

 

Voltando ao início, o que faz de um carro um bom plug-in? Por que motivo é considerado o IONIQ plug-in como um dos melhores híbridos plug-in e uma ótima opção?

 

Encontre a resposta a estas perguntas de seguida.

 

IONIQ plug-in: 10 razões que o tornam um dos melhores híbridos plug-in do mercado

 

Os híbridos convencionais não permitem o carregamento de energia elétrica através da conexão à rede elétrica. Os 100% elétricos não permitem a utilização de combustível fóssil, tendo tempos de carregamento elevados e autonomias mais reduzidas.

 

Por outro lado, os híbridos plug-in permitem conjugar o melhor das duas tecnologias (eletricidade e combustão).

 

Tal como um veículo convencional, os híbridos plug-in podem ser abastecidos com combustível fóssil (diesel ou gasolina), e têm autonomias elevadas. é fácil e rápido abastecer este automóvel num dos postos de abastecimento disponíveis em todo o mundo.

 

Da mesma forma, podem ser carregados através da conexão à rede elétrica.

 

Este carregamento que, geralmente, permite armazenar energia suficiente para que sejam percorridos cerca de 50 km, permite reduzir os consumos e emissões de gases poluentes quando conciliadas ambas as fontes de energia.

 

Para além disso, estes automóveis podem circular em modo 100% elétrico durante alguns quilómetros, produzindo zero emissões durante esse período.

 

O IONIQ plug-in tem todas estas vantagens e ainda outras características que o tornam num dos melhores híbridos plug-in do mercado. Vamos apresentar as 10 que se destacam.

 

close-up na indicação plug-in de um carro híbrido

 

1. Design exterior sofisticado

 

Com um um design refinado, o IONIQ plug-in não passa despercebido.

 

A grelha do radiador funde-se na perfeição com os faróis integrais e com as luzes diurnas em LED, dando um aspeto elegante ao veículo.

 

O para-choques traseiro tem um aspeto bastante arrojado com frisos de cor antracite no painel central e no bordo inferior.

 

O IONIQ plug-in é um dos veículos mais aerodinâmicos do mercado, com um coeficiente de arrastamento de apenas 0,25. Isto permite, entre outras coisas, diminuir os consumos e a emissão de gases poluentes.

 

2. Interior sóbrio e confortável

 

O interior do IONIQ plug-in foi criado a pensar na sustentabilidade e funcionalidade.

 

No habitáculo foram utilizados plásticos ecológicos e materiais naturais, que incluem cana-de-açúcar orgânica e pedra vulcânica. Tecidos ou pele natural são as opções para os acabamentos.

 

Os bancos são elétricos, e existe ainda a possibilidade de acrescentar a opção aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros e traseiros.

 

O volante? Igualmente aquecido para garantir o melhor conforto possível ao condutor, principalmente nos dias muito frios.

 

3. O motor a gasolina e o motor elétrico

 

O IONIQ plug-in está equipado com um motor Kappa 1.6L GDI Atkinson a gasolina e um motor elétrico de 44,5 kW.

 

O motor 1.6 litros de injeção direta debita 105 cavalos, e é líder do segmento a nível de eficiência energética. Isto porque a injeção direta de gasolina faz com que seja aproveitada a energia máxima ao combustível utilizada.

 

O eficiente motor elétrico de 44,5 kW permite um arranque e acelerações poderosas, graças ao seu elevado binário.

 

4. Performance elevada

 

O motor a gasolina, em conjugação com o motor elétrico, dão ao IONIQ plug-in uma potência combinada de 141 cavalos e 265 Nm de binário.

 

A velocidade máxima atingida por este automóvel é de 178 km/h, sendo que consegue ir dos 0 aos 100 km/h em 10,6 segundos.

 

O consumo combinado é o mais espetacular neste carro: apenas 1,1 litros.

 

5. Bateria de iões de lítio

 

A bateria elétrica do IONIQ plug-in é, na realidade, composta por um conjunto de baterias de iões de lítio polimerizados com 8,9 Kwh de capacidade.

 

Esta bateria de elevada qualidade é mais resistente aos constantes ciclos de carga e descarga de energia elétrico, potenciando a sua durabilidade.

 

A localização da bateria por baixo dos assentos dá ao IONIQ plug-in um centro de gravidade mais baixo. Isto torna o veículo mais seguro, ágil, e divertido de conduzir.

 

6. Carregamento plug-in

 

O carregamento do IONIQ plug-in pode ser realizado através da conexão do veículo a uma tomada da rede elétrica.

 

Este carregamento permite uma autonomia em modo elétrico de 52 km em modo de condução combinada e 66 km em modo de condução urbana.

 

O carregamento de totalidade da bateria elétrica demora cerca de 2h15, em postos de carregamento normais.

 

7. Sistema de travagem regenerativo

 

O Hyundai IONIQ plug-in está equipado com um sistema de travagem regenerativo ajustável em quatro níveis.

 

Este sistema permite ao condutor utilizar as patilhas presentes atrás do volante para regular a intensidade da travagem do automóvel nos momentos de desaceleração.

 

Quanto mais elevado o nível selecionado, maior será a intensidade de desaceleração e maior será a energia recolhida das rodas do veículo.

Esta energia permite poupar a energia da bateria, e, até, carregá-la, prolongando, ou aumentando, a autonomia da mesma.

 

8. Experiência de condução

 

O Hyundai IONIQ plug-in pode ser conduzido em modo dois modos: 

 

  • 100% elétrico: ao pressionar o botão “modo EV” e até ser necessário o motor tradicional;
  • modo híbrido, alternando a utilização entre o motor a gasolina e o motor elétrico, conforme a necessidade do momento de condução.

 

A circulação em modo híbrido é extremamente benéfica pois permite a redução de consumos e de gases poluentes.

 

Este modelo oferece ainda dois modos de condução: o ECO e o Sport. 

 

No modo Sport, a caixa de mudanças de dupla embraiagem torna-se mais dinâmica e com acelerações mais poderosas. No modo ECO é potenciada a eficiência de consumos.

 

9. Tecnologia

 

Na consola central, o IONIQ plug-in tem um elegante ecrã tátil de 10,25 polegadas no qual está disponível o sistema de navegação do automóvel.

 

Este ecrã pode ser personalizado e através deste é possível aceder a informações em tempo real, como, por exemplo, localização de postos de combustível e respetivos preços, informações de trânsito, localização de radares, previsão do tempo, pontos de interesse e localização de lugares de estacionamento interior e exterior.

 

O painel de instrumentos dual mode é composto por um ecrã de 7 polegadas que muda de cor consoante o modo de condução escolhido e mostra várias informações, tais como: velocidade, consumos e estado de carga das baterias.

 

O ar condicionado é automático e o seu controlo tátil e é ainda possível realizar o carregamento sem fios do smartphone.

 

10. Sistemas de segurança

 

A segurança é fundamental e, por conseguinte, não foi esquecida no IONIQ plug-in.

 

Este automóvel está equipado com o Hyundai SmartSense, um sistema de segurança para todos os passageiros do automóvel composto por diferentes auxiliares à condução, nomeadamente:

 

  • Sistema de Travagem Autónoma de Emergência com função de deteção de Peões e Ciclistas;
  • Sistema de Assistência à Faixa de Rodagem que mantém o automóvel sempre dentro da sua faixa de rodagem;
  • Cruise Control Inteligente com Stop & Go que mantém a distância dos veículos circundantes e trava o veículo se necessário;
  • Sistema de Controlo Automático dos Máximos;
  • Sistema de Alerta de Fadiga do Condutor que emite um aviso sonoro caso detete inatividade por parte do condutor.

 

Conclusão

 

Para quem pretende um automóvel com menores consumos de combustível e mais amigo do ambiente, os híbridos plug-in são uma opção viável.

 

Ao longo do artigo foram apresentados 10 atributos que fazem do Hyundai IONIQ PHEV um dos melhores híbridos plug-in que pode encontrar no mercado. Todos os aspetos contam, desde a autonomia ao design e passando pela garantia da marca.

 

 

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