O que faz de um carro ser um dos melhores híbridos plug-in? Quais são as características a analisar? É isso que lhe vamos explicar neste artigo.
Os veículos híbridos são muitas vezes considerados como o melhor dos dois mundos. Porquê? Porque combinam a autonomia e praticabilidade de abastecimento dos veículos convencionais com os menores consumos e emissão de gases poluentes dos veículos elétricos.
Num mercado cada vez mais virado para a eletrificação automóvel, os veículos híbridos plug-in são perfeitos para a fase de transição.
Entre os melhores híbridos plug-in disponíveis no mercado destaca-se o Hyundai IONIQ plug-in, ou o IONIQ PHEV.
Este modelo é uma das três versões IONIQ comercializadas pela Hyundai, pois também existe o IONIQ híbrido convencional, ou HEV, e ainda o IONIQ 100% elétrico, ou EV.
Voltando ao início, o que faz de um carro um bom plug-in? Por que motivo é considerado o IONIQ plug-in como um dos melhores híbridos plug-in e uma ótima opção?
Encontre a resposta a estas perguntas de seguida.
IONIQ plug-in: 10 razões que o tornam um dos melhores híbridos plug-in do mercado
Os híbridos convencionais não permitem o carregamento de energia elétrica através da conexão à rede elétrica. Os 100% elétricos não permitem a utilização de combustível fóssil, tendo tempos de carregamento elevados e autonomias mais reduzidas.
Por outro lado, os híbridos plug-in permitem conjugar o melhor das duas tecnologias (eletricidade e combustão).
Tal como um veículo convencional, os híbridos plug-in podem ser abastecidos com combustível fóssil (diesel ou gasolina), e têm autonomias elevadas. é fácil e rápido abastecer este automóvel num dos postos de abastecimento disponíveis em todo o mundo.
Da mesma forma, podem ser carregados através da conexão à rede elétrica.
Este carregamento que, geralmente, permite armazenar energia suficiente para que sejam percorridos cerca de 50 km, permite reduzir os consumos e emissões de gases poluentes quando conciliadas ambas as fontes de energia.
Para além disso, estes automóveis podem circular em modo 100% elétrico durante alguns quilómetros, produzindo zero emissões durante esse período.
O IONIQ plug-in tem todas estas vantagens e ainda outras características que o tornam num dos melhores híbridos plug-in do mercado. Vamos apresentar as 10 que se destacam.
1. Design exterior sofisticado
Com um um design refinado, o IONIQ plug-in não passa despercebido.
A grelha do radiador funde-se na perfeição com os faróis integrais e com as luzes diurnas em LED, dando um aspeto elegante ao veículo.
O para-choques traseiro tem um aspeto bastante arrojado com frisos de cor antracite no painel central e no bordo inferior.
O IONIQ plug-in é um dos veículos mais aerodinâmicos do mercado, com um coeficiente de arrastamento de apenas 0,25. Isto permite, entre outras coisas, diminuir os consumos e a emissão de gases poluentes.
2. Interior sóbrio e confortável
O interior do IONIQ plug-in foi criado a pensar na sustentabilidade e funcionalidade.
No habitáculo foram utilizados plásticos ecológicos e materiais naturais, que incluem cana-de-açúcar orgânica e pedra vulcânica. Tecidos ou pele natural são as opções para os acabamentos.
Os bancos são elétricos, e existe ainda a possibilidade de acrescentar a opção aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros e traseiros.
O volante? Igualmente aquecido para garantir o melhor conforto possível ao condutor, principalmente nos dias mais frios.
3. O motor a gasolina e o motor elétrico
O IONIQ plug-in está equipado com um motor Kappa 1.6L GDI Atkinson a gasolina e um motor elétrico de 44,5 kW.
O motor 1.6 litros de injeção direta debita 105 cavalos, e é líder do segmento a nível de eficiência energética. Isto porque a injeção direta de gasolina faz com que seja aproveitada a energia máxima ao combustível utilizada.
O eficiente motor elétrico de 44,5 kW permite um arranque e acelerações poderosas, graças ao seu elevado binário.
4. Performance elevada
O motor a gasolina, em conjugação com o motor elétrico, dão ao IONIQ plug-in uma potência combinada de 141 cavalos e 265 Nm de binário.
A velocidade máxima atingida por este automóvel é de 178 km/h, sendo que consegue ir dos 0 aos 100 km/h em 10,6 segundos.
O consumo combinado é o mais espetacular neste carro: apenas 1,1 litros.
5. Bateria de iões de lítio
A bateria elétrica do IONIQ plug-in é, na realidade, composta por um conjunto de baterias de iões de lítio polimerizados com 8,9 Kwh de capacidade.
Esta bateria de elevada qualidade é mais resistente aos constantes ciclos de carga e descarga de energia elétrico, potenciando a sua durabilidade.
A localização da bateria por baixo dos assentos dá ao IONIQ plug-in um centro de gravidade mais baixo. Isto torna o veículo mais seguro, ágil, e divertido de conduzir.
6. Carregamento plug-in
O carregamento do IONIQ plug-in pode ser realizado através da conexão do veículo a uma tomada da rede elétrica.
Este carregamento permite uma autonomia em modo elétrico de 52 km em modo de condução combinada e 66 km em modo de condução urbana.
O carregamento de totalidade da bateria elétrica demora cerca de 2h15, em postos de carregamento normais.
7. Sistema de travagem regenerativo
O Hyundai IONIQ plug-in está equipado com um sistema de travagem regenerativo ajustável em quatro níveis.
Este sistema permite ao condutor utilizar as patilhas presentes atrás do volante para regular a intensidade da travagem do automóvel nos momentos de desaceleração.
Quanto mais elevado o nível selecionado, maior será a intensidade de desaceleração e maior será a energia recolhida das rodas do veículo.
Esta energia permite poupar a energia da bateria, e, até, carregá-la, prolongando, ou aumentando, a autonomia da mesma.
8. Experiência de condução
O Hyundai IONIQ plug-in pode ser conduzido em modo dois modos:
- 100% elétrico: ao pressionar o botão “modo EV” e até ser necessário o motor tradicional;
- modo híbrido, alternando a utilização entre o motor a gasolina e o motor elétrico, conforme a necessidade do momento de condução.
A circulação em modo híbrido é extremamente benéfica pois permite a redução de consumos e de gases poluentes.
Este modelo oferece ainda dois modos de condução: o ECO e o Sport.
No modo Sport, a caixa de mudanças de dupla embraiagem torna-se mais dinâmica e com acelerações mais poderosas. No modo ECO é potenciada a eficiência de consumos.
9. Tecnologia
Na consola central, o IONIQ plug-in tem um elegante ecrã tátil de 10,25 polegadas no qual está disponível o sistema de navegação do automóvel.
Este ecrã pode ser personalizado e através deste é possível aceder a informações em tempo real, como, por exemplo, localização de postos de combustível e respetivos preços, informações de trânsito, localização de radares, previsão do tempo, pontos de interesse e localização de lugares de estacionamento interior e exterior.
O painel de instrumentos dual mode é composto por um ecrã de 7 polegadas que muda de cor consoante o modo de condução escolhido e mostra várias informações, tais como: velocidade, consumos e estado de carga das baterias.
O ar condicionado é automático e o seu controlo tátil e é ainda possível realizar o carregamento sem fios do smartphone.
10. Sistemas de segurança
A segurança é fundamental e, por conseguinte, não foi esquecida no IONIQ plug-in.
Este automóvel está equipado com o Hyundai SmartSense, um sistema de segurança para todos os passageiros do automóvel composto por diferentes auxiliares à condução, nomeadamente:
- Sistema de Travagem Autónoma de Emergência com função de deteção de Peões e Ciclistas;
- Sistema de Assistência à Faixa de Rodagem que mantém o automóvel sempre dentro da sua faixa de rodagem;
- Cruise Control Inteligente com Stop & Go que mantém a distância dos veículos circundantes e trava o veículo se necessário;
- Sistema de Controlo Automático dos Máximos;
- Sistema de Alerta de Fadiga do Condutor que emite um aviso sonoro caso detete inatividade por parte do condutor.
Conclusão
Para quem pretende um automóvel com menores consumos de combustível e mais amigo do ambiente, os híbridos plug-in são uma opção viável.
Ao longo do artigo foram apresentados 10 atributos que fazem do Hyundai IONIQ PHEV um dos melhores híbridos plug-in que pode encontrar no mercado. Todos os aspetos contam, desde a autonomia ao design e passando pela garantia da marca.