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Motor de um carro híbrido

Manutenção de carros híbridos: 4 coisas que precisa de saber

Ekonomista
Por Ekonomista 9 Novembro 2020  •  4 Minutos
Motor de um carro híbrido
A manutenção nos carros híbridos suscita-lhe dúvidas e preocupações? Se sim, temos 4 notas que deve saber sobre esta manutenção para ficar mais tranquilo.

 

A manutenção dos carros híbridos não é muito diferente da manutenção dos veículos a combustão interna, exceto na componente elétrica.

 

Os carros híbridos conjugam um motor a combustão interna com um motor elétrico. Neste sentido, o que difere entre as duas tecnologias é, essencialmente, a manutenção realizada à componente elétrica.

 

Contudo, uma vez que a componente elétrica atua como auxiliar da vertente a combustão interna, esta última sofrerá um desgaste menor. E um desgaste menor significa necessidades de manutenção inferiores e menos frequentes.

 

Neste artigo são explicados os aspetos mais importantes na manutenção de carros híbridos, e como é possível preservar a componente elétrica dos carros híbridos, prolongando a sua vida útil.

 

Manutenção de carros híbridos: o que é importante saber

 

Se tem um carro híbrido, existem quatro aspetos referentes à manutenção deste tipo de veículos que deve conhecer.

 

Hyundai IONIQ híbrido Plug-in

 

1. Os custos de manutenção dos carros híbridos são semelhantes aos dos carros a combustão interna

 

Existe a ideia que os carros híbridos têm uma manutenção mais cara devido à sua componente elétrica (e toda a tecnologia inerente).

 

Contudo, o custo de manutenção dos dois tipos de veículos é bastante semelhante. O que difere é a manutenção da componente elétrica composta pelo motor e bateria elétricos, componente essa que os veículos convencionais não têm.

 

A vertente elétrica dos carros híbridos não requer grandes manutenções e os seus componentes possuem, até, uma vida útil bastante longa.

 

Na vertente a combustão, os cuidados devem ser os mesmos que para um veículo convencional.

 

Contudo, nos carros híbridos, pode existir um menor desgaste do motor a combustão e dos seus componentes auxiliares.

 

A mudança do óleo, por exemplo, não necessita ser tão frequente e o sistema de travagem regenerativa dos carros híbridos também permite preservar todo o sistema de travagem.

 

O desgaste menor deve-se ao facto de o motor a combustão do carro híbrido plug-in se desligar quando o veículo circula em modo exclusivamente elétrico.

 

No caso dos híbridos convencionais e micro-híbridos, o motor a combustão não se desliga pois estes veículos não circulam em modo 100% elétrico, mas é auxiliado pelo motor elétrico quando necessário, diminuindo o esforço realizado pelo motor.

 

2. O sistema de travagem regenerativa permite preservar os travões

 

O sistema de travagem regenerativa recupera a energia gerada pelo movimento do veículo nos momentos de travagem e desaceleração armazenando-a na bateria elétrica.

 

A travagem regenerativa permite aumentar a autonomia do automóvel mesmo em circulação, sendo desta forma um sistema auxiliar de extrema importância para os veículos com componente elétrica.

 

Este sistema permite ainda imobilizar o veículo sem que seja necessário utilizar o travão convencional. Assim sendo, ajuda a preservar o sistema de travagem do veículo.

 

Por este motivo, todos os componentes que compõem o sistema de travagem do veículo, nomeadamente, pastilhas e discos dos travões, experienciam um menor desgaste.

 

Um menor desgaste traduz-se em menores necessidades de manutenção deste sistema.

 

3. A bateria elétrica dos carros híbridos não é um problema

 

A componente da vertente elétrica que mais assusta os proprietários é a bateria elétrica.

 

Contudo, os componentes elétricos dos carros híbridos são projetados para não necessitarem de uma manutenção específica, e terem uma vida útil de cerca de 200.000 quilómetros, quando são corretamente preservados.

 

Para além disso, alguns fabricantes oferecem uma garantia de vários anos ou quilómetros exclusivamente para a bateria elétrica.

 

A Hyundai oferece uma garantia de 8 anos ou 200.000 quilómetros para a bateria de polímero de iões de lítio de alta voltagem que equipa os seus híbridos.

 

Durante este período de tempo, não necessita preocupar-se com a bateria do automóvel. Se tiver algum problema, basta contactar o concessionário da marca.

 

4. A manutenção dos carros híbridos deve ser realizada em oficinas especializadas

 

Os carros híbridos estão equipados com sistemas eletrónicos sofisticados que não se podem encontrar nos carros com motor a combustão.

 

Por este motivo, nem todos os mecânicos têm competências ou conhecimentos para realizar a manutenção a carros híbridos.

 

É extremamente importante que a manutenção dos carros híbridos sejam realizadas em oficinas especializadas por técnicos qualificados, ou corre o risco de que sejam provocados danos no sistema elétrico do veículo.

 

Como preservar a bateria elétrica dos carros híbridos

 

A vida útil da bateria depende da quantidade de ciclos de carregamento/descarregamento que realizar, e da forma como preserva a bateria.

 

A bateria elétrica, à semelhança de outras como, por exemplo, a do smartphone, tem um número pré definido de ciclos de carregamento/descarregamento possíveis.

 

Com o passar do tempo, a bateria vai perdendo a sua capacidade e isso influencia o seu desempenho e a autonomia do automóvel.

 

Assim, quantos mais quilómetros percorrer com o carro, quantos mais ciclos de carregamento/descarregamento realizar, mais depressa a bateria elétrica se vai desgastando.

 

É, assim, importante carregar a bateria corretamente. Em primeiro lugar, e apenas para os híbridos plug-in, deverá dar preferência aos postos de carregamento normais.

 

Em segundo lugar, deve manter a carga da bateria entre os 20% e os 80%, e não carregar a bateria aos poucos de cada vez.

 

O frio e o calor extremos afetam também de forma negativa a vida útil de da bateria elétrica. Sempre que possível, o veículo deve ser protegido das intempéries climatéricas (estacionar em locais onde o carro não fique diretamente exposto ao sol, chuva ou neve).

 

Garanta que a bateria elétrica se encontra limpa e sem qualquer resíduo a obstruir o sistema de ventilação da mesma, já que o calor extremo condiciona o seu funcionamento.

 

Verifique o estado da bateria com frequência e faça um diagnóstico preventivo da mesma a cada cinco anos.

 

Conclusão

 

Como pode ver, a manutenção dos carros híbridos não é um “bicho de sete cabeças”. Para além disso, esta manutenção não apresenta custos muito elevados, ao contrário do que muitos pensam.

 

Aliás, se fizer as manutenções em oficinas com técnicos especializados e cuidar bem do seu veículo, irá acabar por poupar em combustível e até em manutenções.

 

Ao ter cuidado com a preservação da bateria elétrica e realizar a manutenção necessária ao veículo (com a regularidade mais apropriada para o número de quilómetros que realiza e o seu tipo de condução), o seu carro híbrido terá uma vida útil mais longa.

 

Para além disso, ao preservar o veículo, estará a garantir manutenções menos regulares e, consequentemente, estará a poupar dinheiro.

Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
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