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Kauai azul a carregar - carros elétricos novos

Manutenção de carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Hyundai Portugal
Publicado em 27 Dezembro 2021  •  4 Minutos
Kauai azul a carregar - carros elétricos novos

Os veículos elétricos têm sido a grande aposta dos fabricantes automóveis, mas há questões que ainda se levantam sobre esta tecnologia. Uma das dúvidas mais frequentes é como funciona a manutenção de carros elétricos.

 

A resposta é simples, tal como a própria manutenção de carros elétricos. Tendo em conta que o motor elétrico possui um número menor de componentes de substituição programada é, por este motivo, tendencialmente mais económica que a manutenção de um veículo a combustão.

 

 

Vamos desconstruir este puzzle e perceber como funciona a manutenção dos carros elétricos e alguns cuidados que deve ter.

 

Manutenção de carros elétricos: guia completo

 

Para compreender mais facilmente como é que esta manutenção se torna mais simples e económica, é necessário compreender o mecanismo do carro elétrico e comparação com o do carro de motor a combustão.

 

Conceito de um motor elétrico vs combustão

 

O motor elétrico, ao contrário do motor a combustão, é mais simples na sua conceção. Entenda-se por mais simples, um motor constituído por menos componentes móveis . Um motor a combustão tem centenas de componentes móveis em contacto uns com os outros com necessidade de lubrificação eficaz entre si, o que acarreta uma substituição periódica desse lubrificante o qual faz aumentar o custo da manutenção. Além disso, o motor de combustão interna requer, também para funcionamento, o uso de um combustível que por norma, devido aos sensíveis sistemas de injeção atuais, tem de ser devidamente filtrado justificando assim a utilização de mais um componente que é o filtro de combustível. O mesmo acontece com a admissão de ar para o processo de combustão, tendo de obrigatoriamente ser filtrado antes de entrar no motor, o que requer também uma substituição periódica deste componente (filtro de ar).

 

Motor elétrico Hyundai Ioniq Eletric - manutenção carros elétricos

 

O seguinte quadro permite comparar e identificar alguns dos componentes que existem num motor elétrico e num motor a combustão. Estes são alguns dos componentes mais comuns e de conhecimento geral.

 

Numa lista de sete componentes, apenas dois estão presentes no mecanismo de um motor elétrico, o que é revelador da maior simplicidade da construção deste tipo de motores face aos de combustão interna.

 

Componentes num motor elétrico vs combustão

 

 

            Componente           Motor Elétrico           Motor a Combustão
          Filtro do ar                       ☓                             ✓
          Filtro de combustível                       ☓                             ✓
          Velas                       ☓                             ✓
          Filtro do óleo                       ☓                             ✓
          Correias de distribuição                       ☓                             ✓
          Filtro de ar do habitáculo                       ✓                             ✓
          Óleo do motor                       ☓                             ✓

 

Quando é que é preciso realizar a revisão?

 

Ainda que a sua manutenção seja mais simples e económica, o carro elétrico deve fazer a mesma conforme indicação do manual do fabricante.

 

Para funcionarem corretamente, os motores de combustão precisam de um filtro de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo de motor, e outros componentes que um elétrico não precisa.

 

Uma grande vantagem dos veículos elétricos é que utilizam um sistema de travagem regenerativo. Nas travagens mais suaves, as pastilhas e os discos de travagem são poupados e o sistema aproveita a energia elétrica gerada na travagem para carregar a bateria de alta tensão do veículos. Desta forma, as pastilhas e os discos terão tendencialmente uma longevidade superior aos veículos equipados com motor de combustão interna.

 

Interior de um veículo elétrico - manutenção carros elétricos

 

Como foi referido, os custos da revisão e manutenção dependem de vários fatores, como por exemplo:

 

  • Marca e modelo;
  • Tipo de motorização (gasolina, diesel, elétrico, híbrido);
  • Componentes e respetivo desgaste;
  • Tipo de condução;
  • Estradas onde circulam.

 

Manutenção carros elétricos: cuidados a ter

 

Como é uma tecnologia inovadora e recente, o diagnóstico e reparação do automóvel devem ser realizados por profissionais certificados e com equipamentos especializados.

 

Aquele que será, certamente, o maior custo num carro elétrico é a substituição da bateria. Apesar da substituição da bateria ser um acontecimento raro, há três boas práticas que para aumentar a vida útil da bateria de um carro elétrico:

 

  1. Caso o veículo não seja utilizado durante um longo período de tempo, a bateria de alta tensão deverá ser carregada a cada três meses, de forma a impedir que descarregue na totalidade;
  2. Evitar o descarregamento total da bateria. Isto faz com que a bateria se degrade e perca a sua capacidade;
  3. Evitar usar demasiadas vezes os superchargers (postos de carregamento rápidos). Sempre que possível, privilegie a carga lenta.

 

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Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
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