Carregamento de um veículo elétrico

Manutenção de um carro elétrico: tudo o que precisa de saber

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 22 Junho 2020  •  5 Minutos
Carregamento de um veículo elétrico

Os veículos elétricos têm sido a grande aposta dos fabricantes nos últimos tempos. Há questões que se levantam cada vez que se fala nesta tecnologia. Uma das questões mais frequentes é: “Como é a manutenção de um carro elétrico? Quanto custa?”

 

A resposta é simples: a manutenção de um automóvel elétrico é mais simples, menos frequente e mais económica.

 

A manutenção torna-se mais simples porque o sistema do motor elétrico tem menos componentes móveis. Esta simplicidade será o elemento central de todos os elementos ligados à manutenção de um carro elétrico.

 

Esta manutenção torna-se menos frequente porque não há tantos componentes com um desgaste regular, como por exemplo: o óleo do motor. E alguns dos componentes sofrem um desgaste inferior nos automóveis elétricos, como irá ser apresentado e explicado.

 

Como referido, o mecanismo elétrico tem menos componentes móveis. Para além de tornar a manutenção mais simples, também a torna mais económica porque há menos componentes a exigir “cuidados”, reparações ou substituições.

 

A diferença monetária não é facilmente quantificável porque depende de vários fatores, que também irão ser apresentados e analisados.

 

Vamos desconstruir este puzzle e perceber como funciona a manutenção de um carro elétrico e alguns cuidados que deve ter.

 

Manutenção de um carro elétrico: guia completo

 

Para compreender mais facilmente como é que esta manutenção se torna mais simples e económica, é necessário compreender o mecanismo do carro elétrico e do carro tradicional (combustão).

 

Design de um motor elétrico vs combustão

 

Motor elétrico Hyundai Ioniq Eletric

 

O motor elétrico, ao contrário do motor a combustão, é um motor mais simples. Entenda-se por simples, um motor com um menor número de peças móveis na sua constituição.

 

Aliás, um motor a combustão tem centenas de componentes móveis que exigem uma manutenção. Em contrapartida, um elétrico tem um número bastante inferior.

 

O seguinte quadro permite comparar e identificar alguns dos componentes que existem num motor elétrico e num motor a combustão. Estes são alguns dos componentes mais comuns e de conhecimento geral.

 

Numa lista de oito componentes, apenas dois estão presentes no mecanismo de um motor elétrico. Isto é revelador da simplicidade da construção do motor elétrico.

 

Componentes num motor elétrico vs combustão

 

            Componente           Motor Elétrico           Motor a Combustão
          Filtro do ar                       ☓                             ✓
          Filtro de combustível                       ☓                             ✓
          Velas                       ☓                             ✓
          Filtro do óleo                       ☓                             ✓
          Correias de distribuição                       ☓                             ✓
          Filtro de ar do habitáculo                       ✓                             ✓
          Óleo do motor                       ☓                             ✓
          Pastilhas dos travões                       ✓                             ✓

 

Quando é que é preciso realizar a revisão?

 

Ainda que a sua manutenção seja mais simples e económica, o carro elétrico deve fazer manutenção a cada 12 mese ou 15.000km.

 

Compreender a manutenção de um automóvel é simples porque há um elemento central comum: a simplicidade do motor.

 

Como referido inicialmente, este é o argumento mais forte e que mais facilmente explica as diferenças entre a manutenção associada a cada tipo de motor.

 

Para funcionarem corretamente, os motores de combustão precisam de um filtro de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo de motor, e outros componentes que um elétrico não precisa. Até a caixa de velocidades tem um funcionamento e componentes diferentes.

 

Alguns destes componentes exigem uma manutenção regular (óleo de motor, filtro de combustível, entre outros). Esta manutenção encontra-se diretamente relacionada com o número de quilómetros que percorre, logo quanto mais usa o carro, mais manutenção ele precisa.

 

Como a lista de elementos presentes no motor tradicional é maior do que no elétrico, a frequência com que visita a oficina também o vai ser. Além disso, alguns dos componentes comuns aos dois motores têm um desgaste inferior no motor elétrico, como é o exemplo das pastilhas dos travões.

 

Os veículos elétricos utilizam um sistema de travagem regenerativo que só recorre às pastilhas de travões em travagens bruscas e agressivas. Nas travagens mais suaves, as pastilhas são poupadas e o sistema aproveita a travagem para repor energia elétrica para a bateria do carro.

 

Interior de um veículo elétrico

 

As manutenções, também conhecidas como revisões dos carros, requerem a substituição de várias peças e produtos, tais como: filtros de ar, combustível e óleo, pastilhas de travões, óleo de motor, entre muitos outros.

 

Estas revisões dos componentes mais comuns atingem valores entre 200€ a 250€. Até há casos em que os valores são superiores aos referidos, mas tudo irá depender de alguns fatores (apresentados posteriormente).

 

E nos elétricos, qual é o custo? O custo é bastante inferior, uma vez que grande parte dos componentes não existem. Por exemplo, para o Kauai Electric 39 kWh o custo médio da revisão para os primeiros 5 anos é cerca 65€/ano.

 

Como foi referido, os custos da revisão e manutenção dependem de vários fatores, como por exemplo:

 

  • Marca e modelo;
  • Tipo de motor (gasolina, diesel, elétrico, híbrido);
  • Componentes e o seu desgaste;
  • Tipo de condução;
  • Estradas onde circulam.

 

Cuidados a ter

 

Como é uma tecnologia inovadora e recente, o diagnóstico e reparação do automóvel devem ser realizados por profissionais certificados e com equipamentos especializados.

 

Aquele que será, certamente, o maior custo num carro elétrico é a substituição da bateria. Num carro tradicional a substituição do motor também é uma operação bastante dispendiosa.

 

Apesar da substituição da bateria ser um acontecimento raro, há três boas práticas que para aumentar a vida útil da bateria de um carro elétrico:

 

1. Proteger o carro de temperaturas extremas visto que aumentam a deterioração das baterias;

2. Evitar o descarregamento total da bateria. Isto faz com que a bateria se degrade e perca a sua capacidade;

3. Evitar usar demasiadas vezes os superchargers (postos de carregamento rápidos). Sempre que possível, privilegie a carga lenta.

Tecnologia associada

Carros Elétricos Com uma bateria de grande capacidade terá toda a liberdade de que precisa.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
carro elétrico estacionado a carregar

Como carregar carros elétricos: guia completo com vídeo

Por Ekonomista
três carros hyundai estacionados

Investir em carros elétricos usados: sim ou não?

Por Ekonomista
bateria de um carro elétrico

O que precisa de saber sobre as baterias dos carros elétricos

Por Ekonomista
Carros 100% elétricos Hyundai

Principais diferenças entre um carro 100% elétrico e um a combustão

Por Ekonomista
Carro elétrico a carregar em posto de carregamento

Consumo de carros elétricos: os custos que deve ter em conta para planear uma viagem

Por Hyundai Portugal
Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

O que estamos a pagar quando utilizamos um posto de carregamento?

Por Galp
Veículo elétrico estacionado

Segurança dos carros elétricos: tudo o que precisa de saber

Por Ekonomista
Traseira do carro elétrico Hyundai KAUAI

Os carros elétricos poluem mais: mito ou verdade?

Por UVE
Hyundai faz parceria com o suiço Bertrand Piccard

Reforçada pesquisa de mobilidade ecológica

Por Hyundai Portugal

Como conduzir um carro elétrico: dicas para economizar a autonomia

Por Ekonomista
Wallbox Hyundai

Wallbox: o sistema de carregamento ideal para carros elétricos

Por Ekonomista
Aparelho wallbox a carregar um veículo elétrico

EDP ajuda empresas portuguesas a adaptarem-se à mobilidade elétrica

Por EDP
Top